Blog

Vazamento de água: causas comuns e sinais para identificar

11 DE ABRIL DE 2023
Compartilhar


De acordo com a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), um pequeno furo na tubulação, algo em torno de 2 milímetros, já é mais do que suficiente para provocar um vazamento de água que beira espantosos 3,2 mil litros por dia.

 

O Instituto Trata Brasil também traz dados impressionantes sobre o desperdício de água proveniente de vazamentos. Estima-se que 38% de toda a água potável do país seja perdida em vazamentos, boa parte deles em vazamentos domésticos.

 

Infelizmente a maioria desses vazamentos de água não são detectados rapidamente, o que aumenta o desperdício. Por isso, é sempre importante ficar de olho na rede hidráulica da casa para não ser pego por um vazamento.

 

Continue acompanhando o post para ver todas as dicas que trouxemos sobre como detectar vazamento de água.

 

Causas mais comuns de vazamento de água

 

Infiltrações no telhado ou laje

Um dos tipos de vazamento de água mais comuns em residências é em telhados e lajes.

 

O que acontece é que com o passar do tempo, as telhas podem se soltar e o impermeabilizante utilizado acaba perdendo o poder de ação. Isso sem falar que calhas sujas e entupidas também podem provocar infiltração de água.

 

 

O ideal é realizar manutenções periódicas no telhado e na laje para que o imóvel não venha a sofrer com esse tipo de vazamento.

 

 

Conexões vazando

Conexões como luva, cotovelo e T, por exemplo, são usadas para que seja possível realizar curvas no encanamento.

 

No entanto, esse tipo de conexão acaba sofrendo com vazamentos, principalmente após um longo tempo de uso ou quando não são instaladas corretamente.

                                     

 

Tubulação antiga

Tubulações antigas são feitas com canos de ferro e cobre. O problema desses materiais é que com o passar do tempo eles enferrujam (no caso do ferro) e criam micro furos (no caso do cobre).

 

Em ambos os casos, os vazamentos e infiltrações acabam se tornando inevitáveis e a solução é a troca de toda a rede hidráulica.

 

 

Caixas acopladas

A principal causa de vazamento em banheiros é a caixa acoplada. Com o tempo de uso, pode acontecer das peças não comportarem mais o fluxo de água, como é o caso da boia e do obturador. O vazamento acaba sendo percebido dentro do vaso e também no piso.

 

 

Válvulas de descarga

A válvula de descarga é outro problema comum de vazamento em banheiros. Com o passar do tempo, a parte de borracha presente na válvula pode acabar endurecida, gerando o vazamento. A solução nesse caso consiste na troca da peça.

 

 

Boias de caixa de água

A boia da caixa de água também está na lista das causas mais comuns de vazamentos domésticos.

 

Essa peça simples controla e mantem o fluxo de água dentro da caixa, impedindo que ela transborde. Quando a boia apresenta defeitos, como má vedação, ela deixa de cumprir seu papel e o resultado são vazamentos na caixa de água.

 

 

Serviço mal executado

Infelizmente, os vazamentos de água também podem acontecer devido a um serviço mal executado.

 

Se o profissional não utiliza os canos adequados ao uso, a cola e a vedação correta, com o passar do tempo a rede começará a apresentar problemas de infiltração e vazamento.

 

Reformas

Uma reforma feita recentemente pode provocar danos a rede hidráulica. Até mesmo um simples furo na parede para pendurar um quadro pode ser o suficiente para perfurar um cano ou uma conexão, resultando em um vazamento que, em alguns casos, pode levar até meses para ser percebido.

 

 

Como detectar vazamento de água

Confira a seguir alguns procedimentos simples para descobrir como detectar vazamento de água nos principais pontos da rede:

 

Hidrômetro

Comece observando o hidrômetro da sua casa, ou se preferir, o relógio de água.

 

Para isso, deixe os registros de parede abertos, mas feche bem todas as torneiras e demais aparelhos que façam uso de água, como a máquina de lavar. Não utilize os sanitários.

 

Em seguida, marque o número que aparece no visor do hidrômetro ou a posição em que se encontra o ponteiro maior.

 

Uma ou duas horas depois, sem ter utilizado a água, verifique novamente o hidrômetro e observe se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Em caso positivo, é sinal de que existe vazamento de água.

 

 

Canos alimentados com água direta da rede

Para saber se o vazamento vem dos canos alimentados diretamente pela rede de água, ou seja, que não passa pela caixa de água, faça o seguinte: feche o registro na parede e abra uma das torneiras alimentadas pela rede, como a do tanque, por exemplo. Aguarde a água parar de sair.

 

Imediatamente coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se notar sucção da água do copo pela torneira, então esse é um sinal de que existe vazamento na tubulação que vem diretamente da rede externa.

 

 

Canos alimentados pela caixa d’água

Também é importante observar se existe vazamento de água pela rede hidráulica interna, ou seja, aquela que vem da caixa d’água.

 

Para descobrir isso, feche todas as torneiras e equipamentos que utilizam água. Nesse período não utilize os sanitários.

 

Feche bem a boia da caixa, impedindo que entre água. Faça uma marcação na própria caixa na altura do nível de água.

 

Após uma ou duas horas, verifique se o nível baixou. Em caso positivo, existe vazamento na rede interna.

 

 

Tubulação em paredes

Em outras ocasiões, o vazamento de água pode estar na tubulação interna das paredes.

 

Para descobrir se o vazamento é interno, a dica é dar batidinhas na parede, mas para isso você precisa saber por onde passa a tubulação.

 

Dê batidas em toda extensão da parede e busque por algum som diferente. O aparecimento de manchas, mofo e partes descoloridas também são indícios de vazamento na tubulação.

 

 

Torneiras

A torneira vazando é outro tipo de vazamento muito característico e fácil de ser percebido, já que a torneira continua vazando, mesmo quando fechada.

 

Uma torneira gotejando pode gastar por dia, em média, 46 litros de água.

 

Por sorte, esse também é um tipo de vazamento simples de consertar, exigindo, quase sempre, apenas a troca da borracha de vedação.

 

 

Vaso sanitário

Para descobrir se existe vazamento no vaso sanitário existe um truque bem simples.

 

Você vai precisar apenas de borra de café. Jogue a borra no fundo do vaso sanitário e observe.

 

Se não houver vazamento, ela continuará no fundo do vaso. Mas se houver vazamento, a borra flutuará na água.

 

 

Detector de vazamento de água

Outra opção, caso nenhuma das anteriores tenha funcionado, é contar com a ajuda de um detector de vazamento de água.

 

Esse pequeno aparelho, facilmente encontrado a venda pela internet, emite sinais sonoros amplificados que permitem pesquisar e localizar onde está o vazamento.

 

O detector de vazamento de água pode ser usado tanto para identificar vazamentos de solo, quanto de tubulações embutidas na parede.

 

 

Outros sinais para detectar vazamento de água

Você também pode se basear em outros sinais que a casa te dá para saber se existem ou não vazamentos, confira a seguir mais algumas dicas:

 

Paredes manchadas

Paredes com manchas de tinta descolorida são um sinal comum de vazamentos e infiltrações.

 

Repare o local em que se encontram as manchas, possivelmente elas estarão próximas de algum encanamento ou, ainda, perto do teto, evidenciando uma possível infiltração vinda do telhado.

 

 

Revestimento soltos

Pisos e azulejos que começam a soltar e a se desprender sozinhos também indicam vazamentos.

 

Esse tipo de sinal é bem comum em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, em especial nas regiões próximas a área do banho, torneiras e vaso sanitário.

 

 

Pintura descascando

Provavelmente você já deve ter visto uma parede com a pintura descascando.

 

Além de não ser nada agradável, a pintura descascando ainda indica que

 

alguma coisa está errada com a rede hidráulica da casa, evidenciando

 

infiltrações e vazamentos.

 

O mesmo acontece quando a parede apresenta bolhas e manchas estufadas.

 

Por isso, ao menor sinal de pintura descascando já observe a possibilidade de

 

vazamentos pela casa.

 

 

Manchas de bolor

As manchas de mofo e bolor também são bem desagradáveis e sempre

 

indicam o excesso de umidade, o que também significa vazamentos e

 

infiltrações.

 

Além de deixar a casa com uma aparência descuidada, as manchas de bolor ainda podem danificar os demais elementos estruturais da casa, como piso e forro, isso sem falar nos móveis.

 

Vale lembrar também que as manchas de bolor são muito prejudiciais à saúde, provocando problemas respiratórios e alérgicos aos moradores.

 

Com todas essas dicas, você já pode, por conta própria, descobrir vazamentos de água em casa.

 

Contudo, se tiver dificuldades é sempre interessante contar com a ajuda de profissionais especializados que podem te ajudar como detectar vazamento de água na rede e, assim, resolver o problema de uma vez por todas.

 

 

Fonte: Decorfacil