Blog

Tipos de tinta: conheça as diferenças e características

22 DE JUNHO DE 2023
Compartilhar


As tintas para parede são itens essenciais para toda reforma ou construção, garantindo um visual único e definindo a estética do ambiente. Mas, você sabia que, além de darem vida aos cômodos, elas também possuem outras características práticas?

 

Certos tipos de tinta adicionam camadas de proteção nas paredes, ajudando na preservação, protegendo contra infiltrações etc. Em essência, são tópicos mais importantes que as cores!

 

E, por terem muitas variações, às vezes é preciso uma ajudinha para entender mais sobre cada tipo. Para fazer a escolha certa quando for pintar uma parede ou superfície, preparamos um guia com os benefícios, características e aplicações de cada tipo. Veja a seguir!

 

Principais tipos de tinta

Além de variarem nas cores, as tintas para parede também têm diferentes características quanto a acabamento, impermeabilidade, durabilidade, entre outras.

Portanto, antes de iniciar sua pintura, é importante conhecer as especificidades de cada tipo, para poder escolher o que melhor se encaixa no seu projeto. Veja tudo a seguir:

 

1. Tinta látex ou PVA

A tinta látex ou PVA é, dentre os tipos de tinta, a mais utilizada na cobertura de paredes. Ela é à base d’água, possui acabamento fosco, secagem rápida e valor acessível.

 

Também é porosa e possui baixa impermeabilidade, sendo, portanto, mais indicada para áreas internas e pouco úmidas, como quartos e salas. No momento da aplicação, não apresenta grandes dificuldades e pode ser limpa facilmente em caso de respingos ou derramamentos.

 

A tinta látex também possui alto rendimento, podendo cobrir uma área de 200 m² a 350 m² por demão quando diluída em 50% de água. A dica é aplicar de 2 a 3 demãos para obter uma boa cobertura.

 

No dia a dia, a limpeza pode ser feita com um pano macio, água e sabão neutro. Buchas, esfregões e demais itens abrasivos não devem ser utilizados para evitar desgastes na pintura.

 

2. Tinta acrílica

A tinta acrílica vem logo em seguida no ranking de popularidade dos tipos de tinta para parede. Ela carrega algumas semelhanças com a tinta látex, como ser à base d’água. Entretanto, a acrílica é mais impermeável e resistente, graças a uma resina em sua composição.

 

A tinta acrílica é uma ótima escolha para pinturas em áreas externas, como fachadas e muros, e áreas molhadas, como banheiros. Além disso, ela é lavável, apresenta alta durabilidade, alta cobertura e secagem rápida, e pode ter acabamento fosco, acetinado ou em sem brilho.

 

3. Tinta esmalte

A tinta esmalte existe em diferentes versões, mas todas elas se destacam por serem duradouras e resistentes. São indicadas para superfícies metálicas e de madeira, como móveis, janelas e portões.

 

Temos, por exemplo, o esmalte sintético, que não é solúvel em água, possui alta cobertura e acabamento fosco ou brilhante. Apresenta um forte odor e exige uma aplicação cuidadosa, levando cerca de 10 horas ou mais para secar completamente.

 

Já o esmalte à base de água é uma opção mais descomplicada e ecológica, que seca mais rápido, é fácil de aplicar, lavável e versátil. Com o fundo correto, pode ser aplicada sobre superfícies plásticas e paredes.

 

4. Tinta superlavável

A tinta superlavável leva esse nome justamente por ser extremamente resistente à limpeza. É, portanto, o tipo de tinta mais indicado para áreas públicas ou com crianças, onde há uma grande movimentação de pessoas, como escolas, igrejas e hospitais.

 

Na prática, ela é uma tinta acrílica de alto desempenho, que funciona bem em áreas internas ou externas. Seca rápido, possui acabamento fosco e permite uma limpeza fácil de qualquer tipo de mancha. Incrível, não é?

 

5. Tinta antimofo

Paredes mofadas são um grande problema. Além da aparência estética ruim, elas também podem acarretar doenças alérgicas e respiratórias, como asma e sinusite. Por isso, o mofo precisa ser controlado e evitado. E é aí que entram as tintas antimofo.

 

O diferencial desse tipo de tinta é a presença de ativos fungicidas e bactericidas em sua composição. Assim, a tinta consegue cobrir, eliminar e prevenir a proliferação do mofo.

 

Esse investimento é interessante para áreas de difícil acesso, como tetos, paredes com pé-direito duplo e paredes internas. Superfícies expostas à umidade e áreas com pouca ventilação, e luminosidade, também podem ser cobertas com esse tipo de tinta.

 

6. Tinta inodora

Como o nome sugere, a tinta inodora não possui quase nenhum odor durante a aplicação. Em até 3 horas após a pintura, o ambiente está livre de qualquer cheiro de tinta.

 

Ela serve, principalmente, para pinturas residenciais de locais que tenham crianças, animais de estimação ou pessoas alérgicas. Em relação ao seu acabamento, normalmente, é possível encontrá-la nas versões fosca e acetinada.

 

7. Tinta epóxi

A tinta epóxi é geralmente à base de solvente, sendo extremamente resistente a químicos e à água. É indicada para pisos, metais e áreas de grande umidade, como cozinhas, banheiros, saunas e lavanderias.

 

É também a tinta comumente utilizada pela indústria para pintar azulejos e outros revestimentos. Justamente por ter uma composição específica, sua aplicação exige mão de obra especializada para garantir um bom acabamento. Então, busque um profissional que saiba fazer a melhor aplicação desse tipo de tinta!

 

Escolha o melhor tipo de tinta para seu projeto

Agora que você já sabe as características de cada tinta, está na hora de escolher o que melhor se adapta ao seu projeto dos sonhos!

 

Então, lembre-se de considerar o tipo de ambiente ou superfície que receberá a pintura, molhado, interno, externo, azulejos, pisos, e as características de cada tinta.

 

Áreas externas e úmidas pedem tintas resistentes à água e ao uso. Áreas internas e secas podem se dar bem com tintas mais leves. Tintas sintéticas são ideais para renovar móveis e elementos metálicos, e assim por diante.

 

Fonte: Tocaobra