Blog

Tijolos por metro quadrado: veja como calcular e evitar gastos desnecessários

24 DE OUTUBRO DE 2022
Compartilhar


 

Está reformando ou construindo? Então certamente você está à procura de informações sobre como tornar um espaço funcional, bonito e útil, seja para morar, trabalhar ou se divertir.

Mas as informações técnicas que envolvem uma construção também são fundamentais. Afinal, um dos grandes impasses de um projeto de reforma ou construção é o gasto com os materiais de construção utilizados na sua obra.

Por mais que você possa confiar em seu arquiteto ou no vendedor de materiais de construção, a melhor saída é você mesmo compreender o princípio dos cálculos que envolvem sua escolha, antes mesmo de iniciar um projeto. Muitas vezes o valor do material que você pretende usar em determinada área torna o projeto inviável. Pensando nisso, pegue o seu projeto de construção e reforma e fique atento às dicas a seguir.

 

 

Quantos tijolos por metro quadrado devo usar em uma obra?

Com certeza, essa é uma das primeiras dúvidas que surgem na hora de comprar os materiais e executar um projeto. Por mais que seja tarefa do engenheiro ou arquiteto saber orientar bem o seu cliente sobre a quantidade de material que vai ser consumida durante a reforma ou construção, essa não precisa ser uma informação exclusiva do profissional, certo?

Saber como realizar o cálculo de quantos tijolos por metro quadrado uma obra consome pode adiantar muito a decisão de que tipo de projeto você pretende começar. Afinal, nada atrasa mais uma obra do que um orçamento mal feito e precisar lidar com gastos desnecessários.

Quem precisa ou quer ter o controle total dos gastos em um projeto também pode e deve saber como calcular a quantidade certa de tijolos por metro quadrado para construir uma parede, um quarto inteiro ou uma casa inteira. Então, antes de iniciar os cálculos, vamos partir de alguns princípios básicos.

Primeiro, é essencial sabermos que todos os cálculos de tijolos por metro quadrado – ou outros materiais relacionados ao espaço da obra – começam pelos cantos e assentamentos em amarração, sempre checando o nível com um prumo para não deixar margem de erro.

O segundo é que, quanto menor é o tijolo, mais tijolos são necessários.

O terceiro é que, ainda que a intenção desse cálculo de tijolos por metro quadrado seja evitar desperdícios de materiais, é sempre importante comprar alguns a mais. Lembre-se de que tijolos se quebram, alguns podem ser danificados durante o processo e, futuramente, ajustes podem ser necessários. Isso vale para outros materiais de construção, como azulejos, ladrilhos etc.

Bom, agora que você já conhece os princípios básicos para iniciar os cálculos, hora de pegar papel e caneta para entendermos como funcionam na prática.

 

 

Como calcular tijolos por metro quadrado na prática

Antes, vamos ressaltar o conceito de tijolo: a peça nada mais é que um bloco maciço feito para construir paredes com o intuito separar cômodos dando privacidade aos ambientes.

Vamos colocar na ponta do lápis a quantidade de tijolos por metro quadrado que será gasta em uma área construída considerando o tamanho do tijolo?

Vamos considerar o material necessário para fazer uma parede de cinco metros quadrados. O cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado que uma área vai consumir deve considerar os seguintes números:

 

  • O tipo e tamanho de tijolo que você pretende usar;
  • Quantos furos o tijolo escolhido tem;
  • A quantidade de metros quadrados da área (que, nesse caso, sabemos que são 5m²);
  • A equação para se chegar ao resultado.

 

No Brasil, há diversos tipos de tijolos usados nos mais diversos tipos de construção, mas vamos considerar nessa conta os três tipos principais, isto é, mais comumente usados. Nossa conta será baseada nos tijolos de 6, 8 e 9 furos.

Confira as dimensões dos tipos de tijolos em centímetros, de acordo com o padrão:

 

  • Tijolo residencial de 6 furos: 9 x 14 x 19
  • Tijolo predial de 8 furos: 9 x 19 x 19
  • Tijolo residencial e predial de 9 furos: 11,5 x 14 x 24

 

Quantos tijolos por metro quadrado usar? Vamos aprender agora como realizar este cálculo com base no número de furos do tijolo.

 

 

Tijolos por metro quadrado: cálculo com tijolo de 6 furos

Um tijolo de 6 furos tem por padrão a seguinte medida: 9 x 14 x 19 cm (medidas de espessura, altura e comprimento em centímetros). Logo, um tijolo de 6 furos mede = 14 x 19 x 9 cm.

Considerando que esse tijolo será usado em pé na obra, vamos ao cálculo dos lados 0,14 x 0,19 = 0,0252m². Ou seja, 1 tijolo tem 0,0252 m². Quantos tijolos cobrirão 1m²? Para chegar ao resultado, você deve fazer o seguinte cálculo final:

 

1m² ÷ 0,0252 = 39,68

 

Isto é, você precisará de aproximadamente 39 tijolos de 6 furos para cobrir uma área de 1m².

 

 

Tijolos por metro quadrado: cálculo com tijolos de 9 furos

Para calcular quantos tijolos de 9 furos por metro quadrado uma área consome, devemos partir do mesmo princípio visto anteriormente: quanto maior é o tijolo escolhido, menos unidades serão gastas na obra.

O tijolo de 9 furos segue o seguinte padrão de medida: 11,5 x 14 x 24 cm (espessura, altura e comprimento em centímetros). Esse é o padrão que vai nos orientar para sabermos quantos metros quadrados tem 1 unidade, e quantos tijolos serão precisos para cobrir uma área de 1 m².

O cálculo final é o mesmo feito para o tijolo de seis furos, mas considerando as medidas do tijolo de 9 furos:

 

0,14 x 0,24 = 0,0336 m²

1÷0,0336 = 29,76

 

O resultado que devemos considerar é 29,76 unidades de tijolos de 9 furos para cobrir 1m². Isto é, precisaremos comprar em torno de 30 unidades de tijolos por metro quadrado.

 

 

Tijolos por metro quadrado: cálculo com tijolo baiano de 8 furos

Você sabe o que é um tijolo baiano? Esse tipo de tijolo é mais frágil quando o comparamos com os outros modelos de seis ou nove furos. Embora este tipo não aguente cargas estruturais, ele pode ser aplicado exclusivamente para vedação em obras. Geralmente, ele acarreta mais gastos com material de reboco, o que é uma desvantagem.

O tijolo baiano é usado na etapa de nivelamento de paredes e, apesar do baixo rendimento devido ao alto índice de quebras durante a obra, ele tem como vantagem o seu desempenho térmico.

Como não há precisão quanto às dimensões do tijolo baiano, vamos usar de parâmetro para calcular o m² as medidas 9 x 19 x 19 cm (espessura, altura e comprimento em centímetros).

 

0,19 x 0,19 = 0,0361m²

 

1÷0,0361 = 27,70 unidades de tijolos de 8 furos cobrem 1m².

 

Arredondando o resultado, vamos considerar que precisamos comprar em torno de 28 unidades de tijolos por metro quadrado.

 

 

Tijolos por metro quadrado: cálculo considerando aberturas

Ao calcular o número de tijolos por metro quadrado, lembre-se de considerar também as aberturas da parede, como portas e janelas. Faça a conta baseando-se na altura x a largura da abertura. Depois, diminua o resultado pelo tamanho da área total das paredes a receber os tijolos.

 

Por exemplo: se houver 1,20 m² de aberturas em uma área total de parede de 4m², então, sua área a receber tijolos é de 2,80m².

 

 

Viu como é fácil calcular tijolos por metro quadrado?

Agora que você já sabe fazer o cálculo de tijolos por metro quadrado, comente a sua experiência com obras e reformas e suas dicas para planejar melhor seus gastos e otimizar o projeto.

 

Fonte: Decorfacil