Blog

Sala de jantar decorada: veja ideias incríveis

05 DE ABRIL DE 2023
Compartilhar


Mesa, cadeiras, buffet, luminárias…quando o assunto é sala de jantar decorada muitos elementos entram na lista.

 

Mas você sabe como escolher cada um deles?  A gente te conta a seguir. Vem ver.

 

 

Sala de jantar decorada x estilos de decoração

Existem diversas maneiras diferentes de decorar o mesmo espaço, a diferença está nos estilos adotados na decoração.

 

Uma sala de jantar moderna, por exemplo, traz mesas e cadeiras de linhas retas, cores neutras e poucos detalhes. Já uma sala de jantar clássica fica perfeita com materiais nobres, como madeira maciça ou mármore.

 

Por isso é sempre bom definir qual é o seu estilo preferido para só depois começar a planejar a decoração. Isso te poupa tempo e dinheiro em busca de coisas que não vão combinar entre si.

 

Na dúvida, busque referências de salas de jantar decorada, salve e compare as imagens entre si. Você vai notar semelhanças entre elas, seja na paleta de cores, seja no estilo dos móveis.

 

 

Sala de jantar decorada: o que não pode faltar

 

Mesa de jantar

A mesa de jantar é a protagonista do ambiente, a estrela principal. Por isso, é sempre legal começar a planejar a decoração a partir dela.

 

Para uma sala de jantar pequena, a dica é investir em mesas redondas de até quatro lugares que otimizam o espaço. Já uma sala retangular, pede por uma mesa no mesmo formato.

 

A mesa de jantar quadrada, no entanto, é indicada apenas para espaços amplos, uma vez que ela ocupa uma área maior.

 

Dê preferência para mesas fabricadas em materiais resistentes e duráveis, como madeira maciça, vidro temperado, mármore ou ferro.

 

Cadeiras

Esqueça aquela ideia de formar conjuntinho entre a mesa de jantar, as cadeiras e até o buffet.

 

Hoje em dia, o legal é misturar tudo e criar uma decoração original e de personalidade.

 

Invista em cadeiras de design, como as famosas cadeiras Eames ou Bertoia. Elas também não precisam ser da mesma cor da mesa, tampouco combinarem entre si.

 

Para criar uma decoração arrojada, vale a pena investir em cadeiras de design diferentes.

 

Buffet ou aparador

O buffet e o aparador não são móveis de primeira necessidade em uma sala de jantar, mas eles quebram um galho, principalmente se a mesa for pequena.

 

Isso porque esse tipo de móvel pode servir muito bem como uma estação de serviço, onde a refeição é servida.

 

Os buffets ainda têm uma vantagem maior já que podem ser usados para guardar diversos tipos de louça, além de itens que ajudam a compor a mesa posta, como pratos, sousplat e guardanapos.

 

Luminária

A iluminação da sala de jantar decorada é extremamente importante. Além de ser um item funcional, a iluminação ajuda a criar um clima aconchegante e convidativo no ambiente.

 

Instale spots direcionáveis no teto e uma luminária incrível sobre a mesa de jantar. Lembrando que a luminária deve ser posicionada a, no mínimo, 70 cm de altura do tampo da mesa, de modo que não atrapalhe ou ofusque a visão de quem está sentado.

 

Se a mesa for grande, o ideal é instalar mais de uma luminária para garantir que o móvel inteiro será iluminado.

 

O tamanho das luminárias também é importante. Elas precisam ser proporcionais ao tamanho da mesa. Em geral, o diâmetro da luminária deve ter 1/3 da mesa. Ou seja, uma mesa de 120 cm fica proporcional com uma luminária de 40 cm de diâmetro.

 

Para as luzes, escolhas as amarelas que são quentes e aconchegantes.

 

 

Elementos que valorizam a sala de jantar

 

Espelhos

Os espelhos são outro exemplo de item não obrigatório, mas fundamental. Eles ampliam a sensação de espaço, o que é muito interessante para uma sala de jantar pequena.

 

Isso sem contar que os espelhos são peças super decorativas, disponíveis em diferentes opções de tamanhos, formatos e molduras.

 

Se quiser garantir um ar mais moderno para a sala de jantar, coloque o espelho apoiado no chão e apenas encostado na parede. Mas se a intenção é usar a peça de um jeito clássico, então instale-o sobre o buffet de frente à mesa de jantar.

 

Enfeite de mesa

Quando a mesa não está em uso, ela pode se tornar ainda mais decorativa. Para isso, escolha um enfeite que a valorize e que combine com o ambiente.

 

O tradicional vaso de flores ou folhagem é imbatível. Mas você pode ir além apostando em travessas e tigelas decorativas, por exemplo.

 

Outra opção, para os mais clássicos, é decorar a mesa de jantar com um candelabro.

 

Tapete

Os tapetes conferem mais conforto e aconchego para sala de jantar. Mas atenção ao modelo.

 

Prefira os de pelo curto que são mais fáceis de limpar. O tapete também precisa ser maior que a mesa, no mínimo, 60 centímetros. Dessa forma, você evita que alguém tropece no tapete ou que a cadeira se enrosque nele.

 

Cortina

Se a sua sala de jantar é abençoada pelo sol é muito importante providenciar uma cortina.

 

Assim, o ambiente não aquece demais e a luz não atrapalha a visão.

 

Papel de parede

O papel de parede é um grande diferencial na decoração da sala de jantar. Existem inúmeras opções que vão variar de acordo com o seu gosto e objetivo na decoração.

 

Para uma sala mais moderna, aposte em papéis de parede geométricos, tropicais ou com formas abstratas. Já uma sala clássica fica perfeita com papel de parede listrado ou xadrez.

 

Os que pretendem criar uma decoração rústica ou campestre podem apostar nos papéis de parede com estampas florais ou de natureza.

 

Outra opção, semelhante ao papel de parede, são os adesivos. No entanto, aqui é possível investir em modelos que, além de desenhos, ainda tragam frases, por exemplo.

 

Quadros

Os quadros são ótimos elementos decorativos para sala de jantar. Eles trazem a personalidade dos moradores, além de valorizar o estilo do ambiente.

 

Evite o excesso e priorize a proporção na escolha dos quadros. Se a parede é grande, distribua os quadros de modo regular e uniforme pelo espaço ou, então, opte por apenas um quadro de tamanho grande.

 

 

Sala de estar e jantar integradas: como decorar

Hoje em dia nada mais comum do que salas de estar e jantar integradas. Mas na hora de decorar sempre fica a dúvida se elas devem seguir o mesmo estilo ou não.

 

Os ambientes integrados não precisam ter a mesma cara. Você pode usar, por exemplo, uma paleta de cores na sala de estar e usar outra na sala de jantar. O mesmo vale para os móveis.

 

No entanto, é importante manter o equilíbrio entre as propostas, evitando os extremos, como, por exemplo, usar móveis de madeira maciça pesada na sala de jantar e móveis com detalhes em vidro na sala de estar.

 

Caso opte por uma paleta de cores diferentes, faça com que elas se harmonizem entre si, ou seja, se complementem. Nesse caso, é interessante que os móveis tenham o mesmo design.

 

As cores também ajudam a setorizar e demarcar cada espaço, por isso, não tenha receio de fazer essa distinção.

 

Algumas ideias incríveis de sala de jantar decorada:

 

1 – Sala de jantar moderna decorada.

O destaque aqui vai para o mix de materiais.

 

2 – Sala de jantar rústica decorada com tons terrosos

 

3 – Móveis coloridos e com design original para essa outra sala de jantar.

 

4 – Sala de jantar decorada em tons neutros ao estilo minimalista

 

5 – Sala de jantar de luxo decorada em tons glamorosos de preto e dourado

 

Fonte: Decorfacil