Blog

Saiba como lavar o tecido do sofá da sua casa em 7 passos

16 DE NOVEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

Ter um sofá aconchegante e confortável para relaxar é tudo de bom! Mas quando esse móvel começa a pedir uma boa limpeza surge o dilema — como lavar o tecido do sofá? Afinal, cada tipo de revestimento requer um cuidado especial.

Quer saber como lavar o tecido do sofá da sua casa e mantê-lo sempre vistoso e convidativo? Então, não perca os 7 passos para a higienização de tecidos dos estofados que separamos para você!

1. Limpeza das almofadas

Se o assento for constituído de almofadas soltas, a limpeza fica mais fácil. Isso porque elas podem ser lavadas em separado e transportadas para um local mais propício à secagem. Deve-se ter cuidado com a exposição direta à luz do sol, pois ela pode desbotar o tecido.

2. Higienização semanal

Todos os tipos de sofás devem passar por uma limpeza semanal. Para esse trabalho é indicado o uso do aspirador para retirar o pó e as partículas de sujeira.
Esse cuidado é necessário para evitar o acúmulo de poeira e de pelos de animais ou a decomposição de elementos orgânicos, como restos de comida, que podem causar e agravar doenças

3. Limpeza mais profunda

Mesmo com os cuidados básicos semanais, as poltronas precisam de uma boa limpeza, que deve ser feita, no máximo, a cada semestre.
Os sofás revestidos com tecidos são confortáveis e bonitos, mas requerem mais cuidado para a limpeza. É importante saber qual é o tipo de lavagem indicado para cada tecido. Dessa forma, o revestimento se manterá conservado e vistoso por mais tempo.

5. Análise da classificação do tecido

Os estofados vêm com uma etiqueta indicando a melhor maneira de se fazer a limpeza. Confira essa classificação:

  • letra O — indica que pode ser lavado com água;
  • letra W — deve ser higienizado usando pano úmido e produtos específicos;
  • letra P — recomenda-se a lavagem a seco;
  • letra F — mostra que é imprescindível a contratação de profissionais para a lavagem.

6. Escolha do tipo de lavagem

Após a verificação do tipo de limpeza indicado para o sofá é hora de executar essa tarefa. Conheça melhor cada tipo de lavagem.

Lavagem úmida

Esse tipo de lavagem pode ser feito em sofás revestidos com tecidos, como algodão, linho e veludo.
Existem no mercado produtos específicos, que diluídos em água servem para a limpeza.
Basta umedecer um pano ou uma esponja macia no líquido e passar no sofá. Se a mobília estiver muito suja ou com manchas, o processo deve ser repetido até a remoção completa da sujeira. Depois disso, passe um pano seco e deixe secar.

Lavagem a seco

Esse serviço é oferecido por algumas empresas e, caso você queira, pode fazer a limpeza em casa, usando bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Para isso, salpique o produto sobre o estofado e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Depois, passe o aspirador.
Já a lavagem a seco em tecidos como microfibra e poliéster, pode ser feita com álcool. Primeiro, pulverize o álcool por uma pequena área, pois esse produto evapora rapidamente. Depois, esfregue com uma escova macia. Repita a operação por todo o estofado.

Lavagem com água

Esse tipo de limpeza é um pouco mais trabalhosa, pois a água deve ser completamente aspirada para não danificar o estofado.
Para essa lavagem serão necessários os seguintes materiais: aproximadamente 5 litros de água, escova macia, máquina aspiradora de líquido, pulverizador e produto próprio para limpeza de sofá. Acompanhe os passos para esse trabalho:

  • aspire todo o pó do estofado;
  • dilua o produto de limpeza na água e coloque uma parte da mistura no pulverizador;
  • pulverize todo o sofá;
  • utilize a escova para esfregar manualmente todo o sofá com o restante da mistura de limpeza;
  • aspire toda a água — essa etapa é muito importante, pois o móvel só poderá ser usado quando estiver completamente seco;
  • repita a operação até a água sair limpa.

Esse processo é bem eficiente e caso escolha essa opção, estude a possibilidade de contratação de uma empresa para executar o trabalho.

7. Retirada das manchas mais difíceis

É comum a queda de produtos que causam manchas no tecido do estofado. Algumas delas resistem a algumas lavagens convencionais. Então, é preciso recorrer a outros meios para a retirada delas. Confira algumas dessas manchas e aprenda como removê-las!

Mancha de gordura

Aplique uma espuma feita com detergente neutro, deixe agir um pouco e seque com papel absorvente.

Mancha de vinho ou café

Use papel absorvente para remover ao máximo o líquido. Depois, umedeça o local com água mineral gasosa e seque com papel toalha. Se quiser, pode usar gelo no lugar da água.

Mancha de maquiagem

Retire o máximo possível da maquiagem, raspando suavemente a mancha com uma espátula. Logo depois, passe bicarbonato no local e deixe por cerca de 20 minutos. Então, utilize o aspirador para remover o resíduo. Viu como é importante saber como lavar o tecido do sofá? Uma boa solução para essa demanda é a contratação de prestadores de serviço qualificados e eficientes.

Assim, você terá mais tempo para aproveitar o aconchego desse móvel, na companhia de sua família e de seus amigos e contar com toda a segurança do serviço de qualidade, além da higienização de ácaros, fungos e bactérias.

 

Fonte: Porto Seguro