Blog

Saiba como evitar desperdícios no canteiro de obras

05 DE OUTUBRO DE 2022
Compartilhar


São muitos os fatores que podem gerar desperdício na obra. Sem os devidos cuidados, sua construção ou reforma pode pesar em seu bolso além do necessário. E se você é um empreiteiro profissional, o problema pode não apenas prejudicar o resultado do seu trabalho, mas também corroer os seus ganhos.

 

Alguns cuidados podem ser adotados para prevenir estas perdas e evitar surpresas desagradáveis. Neste post separamos 5 dicas de boas práticas para se adotar no canteiro e evitar os desperdícios na obra.

 

 

1. Faça um planejamento detalhado

 

Não importa o tamanho da obra. Sempre é recomendável fazer um planejamento antes de se iniciar o trabalho. É uma forma de quantificar o que vai ser utilizado de materiais, a mão de obra que será preciso contratar e em quanto tempo será possível concluir a reforma ou construção.

 

Em uma obra sem planejamento muitos fatores podem levar ao desperdício, como problemas nas compras e erros nas contratações de profissionais.

 

 

2. Fracione a compra de materiais

 

Com o planejamento em mãos você vai saber exatamente a quantidade de material que precisará para concluir o trabalho. Mas não precisa comprar tudo de uma vez. Lembre-se que imprevistos podem modificar os rumos do trabalho e alterar a previsão inicial.

 

O ideal é ir adquirindo os insumos à medida que a obra avança. Assim você não compra nada em excesso e nem tem problemas com o armazenamento. Uma boa prática é adquirir os materiais a cada semana.

 

 

3. Tenha um local adequado para o armazenamento

 

Em uma obra, boa parte das perdas de materiais ocorre por problemas de armazenamento ou pelo transporte inadequado. Mal acondicionadas, as telhas se quebram e o cimento se danifica com a umidade. Estes são apenas alguns exemplos de perdas.

 

Antes de iniciar a obra prepare o local para guardar os materiais e evite trocá-los de lugar a toda hora. Isso é um prato cheio para o desperdício.

 

 

4. Conscientize sua equipe

 

O fator humano também pesa para o desperdício na obra. A maioria das vezes por simples desconhecimento por parte dos trabalhadores quanto às melhores práticas para evitá-lo. Explicar o que pode ser feito para evitar as perdas é outra medida indispensável.

 

Treinar os profissionais para que sejam mais responsáveis e conscientes ajuda a aproveitar melhor o material da obra.

 

 

5. Invista na reciclagem

 

Em uma obra, vários materiais excedentes, como plásticos, madeiras e até o cimento podem ser reaproveitados. Mas para isso é preciso montar uma estrutura básica para separá-los e armazená-los.

 

Caçambas exclusivas para separar este tipo de material ajuda a organizá-los. Assim, além de diminuir as perdas, sua obra fica ambientalmente mais sustentável.

 

Em uma reforma ou construção, são muitos os fatores que podem gerar perdas. Estas, por sua vez, trazem prejuízos e podem até comprometer o resultado final. Previna-se contra o desperdício na obra com planejamento adequado.

 

Fonte: Casashow