Blog

Rachaduras na parede: como avaliar o risco, consertar e evitar novas

22 DE AGOSTO DE 2022
Compartilhar


Apesar de serem um verdadeiro pesadelo quando se agravam, rachaduras na parede podem acontecer em qualquer edifício, e seus fatores são diversos. Para evitar que o pior aconteça, é recomendado que se tome medidas preventivas o quanto antes.

 

Perda estética do imóvel, infiltrações na parede e até mesmo danos estruturais que podem elevar os custos da obra em um nível quase impagável. Todos esses problemas podem ser causados, mas apenas o primeiro a curto prazo, reforçando a prevenção.

 

Sendo assim, no artigo de hoje, você irá aprender a diferenciar rachaduras, fissuras e trincas, além de entender como as evitar e consertar.

 

Quando se preocupar com rachaduras na parede?

Existe uma grande diferença entre rachaduras na parede superficiais e estruturais, sendo que apenas o segundo caso é realmente preocupante. Obviamente a aparência é desagradável e não há problema algum caso seja de seu desejo cobri-la.

 

Contudo, é importante lembrar que problemas superficiais podem se expandir para algo maior, sendo necessária a checagem. Vale ressaltar que, caso seu problema tenha a nomenclatura de rachadura, a probabilidade de danos estruturais é alta.

Antes de se desesperar ou chamar por ajuda, você pode se atentar a alguns sinais que indicam problemas com necessidade de reparo imediato. Esse é o caso das rachaduras em direção diagonal na parede.

 

Rachadura diagonal na parede

Rachaduras na posição diagonal com um nível de profundidade acima de 3mm mostram que há problemas estruturais na construção, que provavelmente irá ceder. Os motivos podem variar, ocorrendo por problemas nas lajes, fundação ou suporte da casa.

 

Ainda existe uma última possibilidade, que é o excesso de peso colocado sobre alguma parte da estrutura ou ela como um todo. Isso costuma ocorrer quando obras para realização de mais um andar ou da instalação de uma nova caixa d’água são feitas.

 

Essa situação não tem possibilidade de ser superficial, portanto, a Defesa Civil ou um engenheiro deve vistoriar sua casa. Antes disso, saia dela e não retorne até o diagnóstico ser feito, já que não se sabe o nível de profundidade dos danos causados.

 

Quais as diferenças entre rachadura, fissura e trinca?

Fissuras, trincas e rachaduras na parede funcionam como estágios de um problema, onde cada tamanho e profundidade do buraco representa um nome. A começar pelas fissuras, que são apenas superficiais e longas, causando danos somente no acabamento.

 

A partir do momento em que nada é feito, são desenvolvidas trincas, que podem possuir de 1 até 3 mm de profundidade. Além disso, são mais visíveis que as fissuras e devem ser analisadas mais rapidamente, pois problemas estruturais são possíveis.

Para concluir, temos o estágio final do problema, que são as rachaduras na parede, ou melhor, grandes buracos com espessura maior que 3 mm. Caso nada seja feito, atitudes extremas como a demolição da construção podem ocorrer.

 

O que pode causar rachaduras na parede?

Como dito anteriormente, as causas para esse problema variam muito, sendo geralmente relacionadas a problemas no período da construção da casa. Também podem ocorrer devido a obras posteriores que violam ou sobrecarregam a mesma.

 

Porém, como fissuras e trincas podem vir a se tornar rachaduras, também é importante saber o que vem a causar esses empecilhos menores. Coisas simples, como recalque de fundação, uso de diferentes materiais e exposição a temperaturas extremas são causas.

Sabemos que certos fatores não podem ser evitados, como a alta circulação de veículos pesados em algumas regiões, mas é sempre bom tomar precauções. Apenas se certificar de não violar a estrutura da casa já é um bom começo.

 

Como consertar rachaduras, fissuras e trincas na parede?

Em nenhum caso pessoas sem experiência devem realizar tentativas de conserto em rachaduras na parede, para não causarem danos maiores. Considerando isso, o primeiro passo é chamar um profissional que irá diagnosticar o tipo de buraco e sua solução.

 

Na maioria dos casos mais superficiais, é recomendada a aplicação de algum material flexível na abertura, ou até mesmo somente a pintura. Já para situações graves, reforços na estrutura do imóvel costumam ser feitos para evitar desabamentos.

Observar o momento em que a rachadura surgiu e seu crescimento auxiliam na formação de um diagnóstico mais veloz.

 

Como evitar rachaduras na parede?

Algumas pequenas fissuras são naturais e não evoluem, dispensando cuidados especiais, porém, há diversos meios de se precaver sem problemas reais. Quando o imóvel ainda está sendo construído, utilizar materiais de qualidade é essencial para a obra.

 

Molhar bastante a superfície onde um cimento bem misturado será aplicado também é válido para manter a qualidade da casa. Para lugares já construídos, realizar a limpeza das paredes em dias quentes pode evitar fissuras, já que permite a circulação de ar.

Pode não ser tão explícito, mas diversas vezes as rachaduras começam a partir do ambiente interno, exigindo um cuidado tão grande quanto a parte externa.

 

Conclusão

Problemas de aberturas na parede são comuns, ocorrendo devido a diversos fatores e representando diferentes níveis de prejuízo. Quando o buraco é grande, profundo e em posição diagonal, a chance de ser uma rachadura é muito grande.

 

Caso o buraco seja mais raso e estreito, trata-se de uma fissura, que é apenas um buraco superficial. Se o problema for o meio termo entre os dois conceitos apresentados, estamos falando de uma trinca, problema que pode ou não ser apenas superficial.

 

As causas variam desde coisas incontroláveis, como a exposição a grandes temperaturas, até fatores como sobrepeso devido a irregularidades. Para consertar isso, recomenda-se que a visita de um profissional seja feita, pois só ele pode dizer a solução.

Para evitá-lo é mais fácil ainda, devendo apenas seguir os protocolos de construção e limpeza do local, usando sempre produtos de qualidade.

 

Agora que você sabe identificar e se prevenir de rachaduras na parede, confira nossa matéria sobre 14 dicas para economizar com a construção de casa! 

 

Fonte: LocadoraEquiloc