Blog

Pouco tempo? Veja plantas fáceis para você manter seu jardim bonito

12 DE JANEIRO DE 2023
Compartilhar


Muitas vezes uma rotina apertada acaba tomando grande parte do tempo que dedicaríamos para cuidar do jardim da nossa casa. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de plantas ideais para usar em ambientes externos, tanto pela resistência ao sol e calor, quanto pela facilidade em se desenvolver sem exigir tantos cuidados.

 

 

Suculentas

Vamos começar com essas espécies exóticas, originárias de regiões secas. Essas plantas acumulam água em raízes, caules e folhas. De visual simpático, são fáceis de cuidar, desde que recebam luz solar e não fiquem em ambientes úmidos.

 

Irmãs dos cactos, elas costumam ter espinhos ou uma espécie de penugem nas folhas, retendo o máximo de umidade possível.

 

Dicas de cultivo

Prepare o solo: Suculentas gostam de solos ricos em nutrientes e com pouca água. Misture três partes de areia para uma parte de terra vegetal e acrescente adubo orgânico. Forre os vasos com uma camada de 3 cm de pedriscos. Jamais deixe o prato encharcado. Os vasos não podem ser fundos, porque a suculenta tem raízes curtas.

 

Regue: Uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Jamais deixe água parada no vaso. Além da dengue, a umidade excessiva apodrece as raízes da planta.

 

Exponha à luz: A grande maioria das espécies de suculentas precisa de muito sol para sobreviver. Naturais de regiões secas – quase desérticas -, essas plantas morrem na sombra.

 

Se você mora em apartamento e gostou dessas plantinhas, aprenda a cultivá-las.

 

 

Para fazer mudas

 

  • Prepare vasinhos com a mistura de solo descrita nas dicas de cultivo
  • Retire uma única folha da planta original
  • Coloque essa folha no solo do vaso novo e afunde-a meio centímetro, com cuidado para não danificá-la
  • Regue com cuidado para não tirar a folha da terra
  • Em algumas semanas, aparecem brotos na folha
  • Em 1 mês, a muda está pronta para ser transplantada

 

 

Cuidados especiais com diferentes tipos de plantas

Sabemos que, como seres vivos, as plantas necessitam de cuidados para crescerem, florescerem e frutificarem. Assim, além de ter um solo fértil, necessitam de um mínimo de ventilação, luminosidade, rega, adubação, poda e controle de pragas.

 

 

Lado de fora

Para o lado de fora da casa, o ideal são palmeiras de jardim, que podem crescer vigorosamente; o dendê, que tem folhas bonitas e dão um ar muito sofisticado a qualquer ambiente externo; e também o jerivá, que é um tipo de planta parecida com palmeiras. Essas plantas têm maior porte, e ficam bem em jardins e pátios.

 

Algumas outras plantas são ideais para enfeitar a entrada, o quintal, a sacada ou jardim.

 

 

Gerânio pendente

Boa para varandas e sacadas bem pequenas, essa planta também se adapta a outros ambientes externos. Ela adora muito o sol.

 

 

Alamanda

Fica linda em locais com muito sol. O cuidado principal é não deixá-la na sombra, pois os temidos pulgões irão atacá-la.

 

 

Mini-ixora

Uma planta que se adapta fácil em regiões costeiras. Por isso, ela precisa de muito vento para se manter e de pouca umidade.

 

 

Vale a pena anotar

 

Quem trabalha fora

Plantas como espada-de-são-jorge, flor-de-coral, babosa, pata-de-elefante, grama-amendoim e bromélias exigem menor manutenção e são ideais para quem não para muito tempo em casa.

 

Quem tem crianças

Cuidado com as plantas tóxicas, como a comigo-ninguém-pode, alamanda amarela, manacá-de-cheiro, batata-do-inferno e outras.

 

Quem tem animais

Para quem tem animais de estimação em casa, o mesmo cuidado deve ser tomado em relação às plantas tóxicas. Além disso, dê preferência aos arbustos com tronco, arvoretas, árvores e palmeiras.

 

Quem viaja muito

A dica para quem viaja muito é investir nas suculentas, como roda-do-deserto, rosinha-de-sol, rosa-de-pedra e kalanchoes em geral.

 

Fonte: Floranativa.arq.br