Blog

Poda de plantas de jardim: aprenda a fazer corretamente

06 DE JULHO DE 2023
Compartilhar


Com a chegada das estações mais quentes do ano, as plantas têm o seu processo de crescimento acelerado devido às altas temperaturas e chuvas constantes. De início, pode dar até uma alegria no coração ao ver o jardim ou quintal de casa se desenvolvendo mais rápido após um período de inverno, em que muitas acabam morrendo devido ao clima frio. Entretanto, é preciso ficar de olho, pois, em pouco tempo o seu cantinho verde pode acabar se tornando um exemplar da mata atlântica. Então, tesoura às mãos e vamos aprender a como realizar uma boa poda!

 

Por que devemos podar as plantas?

À medida que nossas plantas crescem, passando pelo processo de floração e frutificação, é normal que elas fiquem um pouco enfraquecidas, se mostrando necessário a realização de podas para concentrar os seus nutrientes nos caules bases de desenvolvimento.

 

Também, a poda serve para conter o formato e tamanho que aquela vegetação irá ter, por isso é de suma importância que ela seja feita, principalmente se o local em que está alocada não contém muito espaço para o seu desenvolvimento.

 

E, por fim, o processo também serve como cuidado à saúde da planta, já que durante a poda recomenda-se o corte de folhas amareladas e galhos secos que não são mais saudáveis para o seu desenvolvimento, pelo contrário, só sugam seus nutrientes e atraem pragas.

 

Ferramentas de Poda

É muito comum quando falamos em poda imaginarmos as tradicionais tesouras de jardinagem. Realmente, por ser muito utilizada para aparar flores, arbustos e algumas plantas frutíferas, a ferramenta consagrou sua fama entre os companheiros de manutenção, já que são ótimas para cortar caules mais finos. Entretanto, quando se trata de ferramentas para corte, os serrotes, as motosserras e os aparadores de cerca-viva são também ótimas opções para se ter em casa, principalmente se você tiver árvores e uma quantidade significativa de arbustos. Não deixe de pesquisar sobre quais são os melhores que se adequam a sua realidade.

 

Tipos de podas

Apesar dos benefícios que o processo traz, é fundamental saber como fazer a poda em cada tipo de planta para que o efeito desejado não acabe sendo totalmente contrário, fazendo com que você a perca.

 

Poda em árvores

Ter árvores em casa nos dias atuais é uma ótima opção para se conectar com a natureza e refrescar o ambiente. Todavia, é necessário que essas vantagens não acabem se tornando um problemão por conta da falta de poda. Ninguém gosta de ficar com a cabeça quente porque a árvore cresceu demais.

 

Para efetuar a poda correta das árvores, primeiro corte os seus galhos mais baixos, deixando que a força da planta se concentre apenas nos centrais. Quando estes atingirem a altura desejada, efetue um corte para conter seu crescimento. Depois, basta apenas ir tirando os galhos mal posicionados que estão dificultando o desenvolvimento e alguns próximos a copa para melhorar a oxigenação da planta como um todo. Bem simples manter as árvores em boas condições, né?

 

Frutíferas e floríferas

Em nenhuma hipótese efetue a poda de plantas frutíferas durante de seu processo de floração. Essa ação pode prejudicar e muito o desenvolvimento das frutas e da árvore como um todo. Ainda, priorize o inverno para realizar a aparação dos galhos mais secos e finos, com pouca ou sem nenhuma folhagem. É o período que as plantas dessa espécie costumam ficar em um processo similar à da hibernação, sentindo menos os cortes realizados.

 

Sempre há algumas exceções à regra, como as bromélias e camélias que desabrocham na estação mais fria do ano. Na dúvida, observe a planta por alguns meses ou pesquise mais informação sobre a espécie. Há ainda algumas plantas, como a roseira, que quanto maior a poda no inverno, mais galhos com botões poderão brotar. Por isso, é sempre bom verificar caso a caso.

 

Tempo para os arbustos

Há quem se empolgue na tesoura quando o assunto é arbustos. Mas, apesar de ser uma planta mais resistente, é importante dar um bom intervalo entre suas podas para que ela consiga se recuperar. Pelo menos de 2 meses, conforme a especificidade da espécie.

 

Livre-se do Galho-ladrão

Se você percebeu que sua planta está com um galho muito grande enquanto os demais se desenvolvem lentamente, provavelmente trata-se de um galho-ladrão. Esse nome se dá devido ao fato desse galho estar sugando majoritariamente os nutrientes da planta para si, prejudicando seu desenvolvimento como um todo. Neste caso, corte-o sem dó para que a planta consiga voltar a fazer a distribuição correta.

 

Corte limpo e afiado

Independentemente do tipo de poda que se pretende realizar, é fundamental que os equipamentos estejam limpos e afiados. Isso evita que caules fiquem mastigados, galhos sejam rasgados e troncos fiquem cheios de fiapos. Nos 3 casos, a cicatrização da planta poderá ser extremamente prejudicada, podendo trazer patologias e causando até mesmo apodrecimento.

 

Curativo pós corte

Nem sempre será possível efetuar a poda na época correta. Às vezes algum acidente acontece, quebrando ou partindo algum galho, fazendo que a remoção do mesmo seja necessária para que não comprometa toda a planta. Nesse caso, após o corte, coloque um pouco de canela em pó ou extrato de própolis na região que ficou aberta na planta. Esses componentes servirão como uma espécie de curativo, prevenindo a planta de pragas e doenças, além de facilitar sua cicatrização.

 

Agora não tem mais desculpas para deixar as plantas tomarem conta de casa, né? Faça podas por ao menos 3 vezes ao ano, conforme cada espécie que forma a vegetação. Respeitando, é claro, seu período de floração e priorizando o inverno para aquelas que são mais incisivas.

 

Também, dê uma atenção maior a planta nos primeiros 5 dias após a poda, mantendo uma boa adubação e realizando uma irrigação mais constante. Seguindo essas dicas, o seu jardim ou quintal vai ser igual aqueles de novela. Um luxo!

 

Fonte: Tocaobra