Blog

Plantas tóxicas para animais. Saiba quais evitar!

09 DE FEVEREIRO DE 2023
Compartilhar


Um jardim bem cuidado é o sonho de muita gente. Porém, colocar em prática esse projeto requer alguns cuidados extras quando se tem bichos de estimação dentro de casa.

 

Dentre as escolhas para compor a decoração de um ambiente, algumas das escolhas de folhagens podem ser plantas tóxicas para animais!

 

Conversamos com o especialista e médico veterinário Heric Barros, que retrata inúmeros casos na rotina da clínica onde as maiores queixas por parte de tutores é que os pets desenvolveram algum problema devido a ingestão de plantas, o que pode levar a casos de vômito agudo, e até mesmo a casos de intoxicação sistêmica grave.

 

 

Fora do alcance é seguro!

“A prevenção eficaz não se trata simplesmente da erradicação de plantas no uso decorativo domiciliar, e sim a conscientização do tutor de se informar sobre os tipos de plantas que possui” – afirma o veterinário.

 

Restringir o acesso de animais e crianças com prateleiras mais altas ou cercados dificultando o acesso há algumas plantas garante a beleza, e ao mesmo tempo torna o ambiente mais seguro.

Por isso a importância de se ter um profissional especializado ajudando a você na escolha das melhores plantas dentro da necessidade do local.

 

 

Plantas tóxicas para animais – veja quais evitar:


O que chama ainda atenção pra esse tema são as plantas tóxicas que muitos usam como ornamentais e desconhecem sua potencialidade tóxica, que podem acarretar em distúrbios de diversos sistemas, como por exemplo, os sistemas digestivo, urinário, nervoso e cardíaco. Variando de acordo com qual planta e quantidade foi ingerida.

                                                                             

Nossa dica é consultar com um Paisagista para te orientar com as plantas usadas no projeto.

 

A seguir, algumas das plantas para manter longe do alcance:

 

  • Comigo-ninguém-pode;
  • Azaleia;
  • Costela de Adão;
  • Copo de leite;
  • Espada de São Jorge;
  • Samambaia.

 

 

Um ambiente em harmonia!

Por outro lado, algumas plantas podem ser divertidas de se ter em casa com pets! Plantas frutíferas e flores comestíveis podem garantir momentos divertidos na interação dos pequenos com o ambiente!

                                                                                 

Se você tem um gatinho, por exemplo, a erva do gato (Nepeta cataria), também conhecida como catnip ou erva gateira, é uma erva medicinal da família da Hortelã que os gatinhos adoram brincar!

 

Fonte: Floranativa.arq.br