Blog

PIA VAZANDO: VEJA 6 DICAS PARA ELIMINAR ESTE PROBLEMA

20 DE OUTUBRO DE 2022
Compartilhar


Causa de grandes transtornos, quando há uma pia vazando na cozinha ou no banheiro, além do gasto financeiro envolvido, há o desperdício de água. Só para ter uma ideia, uma gota de água por segundo pode levar ao desperdício de cerca de 10 mil litros por ano.

 

A boa notícia é que consertar uma pia vazando é fácil e prático, já que pode ser feito por você mesmo. Porém, se o vazamento persistir ou for em maiores quantidades, muito provavelmente, você deverá consultar um profissional da sua confiança, como um encanador.

 

Ainda que seja chatinho ter pia vazando em casa e sem saber o real motivo, saiba mais como descobrir com esse guia simples que elaboramos. Nesse artigo, você saberá como identificar de onde vem esse vazamento, como consertá-lo e se haverá necessidade de chamar um encanador. Continue com a gente para saber mais!

 

Como eliminar o problema de pia vazando

 

A partir do momento em que você descobre que tem uma pia vazando na sua casa, é extremamente importante resolver essa questão rapidamente para que ela não cause danos e muito menos, prejuízo. A verdade é que um vazamento de água pode ocasionar um desperdício de água muito grande, além de outros aborrecimentos.

 

Em maior parte das situações que envolvam água e quebradeira, a primeira ideia que vem a nossa mente é chamar um encanador. Mas saiba que grande parte dos problemas com pia vazando você mesmo pode resolver.

 

Lista de possíveis razões para pia vazando

 

Antes de você começar tentar resolver o problema, saiba que existem inúmeros problemas relacionados à pia vazando. Os mais comuns para vazamento de pia são a má instalação e a má vedação. No entanto, existem diversas causas com veremos a seguir.

 

1. Torneira

O vazamento de torneira é um dos problemas hidráulicos mais comuns. Mas não fique arrancando os cabelos! Eles são extremamente fáceis de resolução e isso significa que você mesmo pode consertá-los. Para isso, você deverá:

 

  1. Primeiro, antes de qualquer coisa, feche o registro geral interrompendo assim, o fornecimento de água;
  2. Em seguida, retire o manípulo (é aquela peça que giramos) da torneira, soltando o pequeno parafuso que fica no alto ou atrás da peça;
  3. Assim que você soltar o parafuso, ele ficará visível depois de retirar a tampa;
  4. Usando uma ferramenta adequada, remova a porca da gaxeta e torça a haste na mesma direção de abrir a torneira;
  5. Após a etapa quatro, retire o parafuso que prende a vedação e, depois de examinar atentamente o parafuso e a haste, substitua o que estiver danificado;
  6. Agora você já pode trocar a vedação velha por uma nova e encaixar a arruela de vedação na haste. Aproveite e encaixe novamente tudo na torneira, girando a haste no sentido horário.
  7. Para finalizar, reinstale o manípulo e a tampa do parafuso;
  8. Para ter certeza de que o conserto da pia foi um sucesso, abra o registro geral e veja se ainda saí água.

 

 

2. Sifão

Antes de qualquer coisa, é importante compreender o que é o sifão. Ele é um cano usado em grande parte das pias, sendo em formato curvo e ficando abaixo das cubas. Em alguns casos, a instalação costuma ter problemas porque a vedação não é bem-feita. Para saber como solucionar esse problema, veja o passo a passo logo abaixo:

 

  1. Em primeiro lugar, feche o registro geral;
  2. Agora, cheque se os encaixes que têm no sifão na válvula da pia ou, ainda, no tubo de saída, estão rosqueados de maneira correta, já que se houver algum tipo de vazamento na peça, será a água passando entre os espaços das roscas;
  3. Caso esse seja o problema, você deverá remover o sifão;
  4. Em seguida, passe a fita Veda Rosca na peça com a rosca macho, cobrindo totalmente a superfície;
  5. Para finalizar, você precisará rosquear o sifão novamente, apertando-o ao máximo, mas com delicadeza;
  6. Atenção: caso haja uma rachadura pequena no sifão, a melhor opção será usar o adesivo de silicone. Porém, se esta for grande, o melhor é substituir o sifão.

 

 

3. Cuba com problemas

Por definição simples, a cuba é um tipo de uma caixa, pode onde a água que sai da torneira escorre. Ela também pode influenciar em caso de pia vazando. Mas como todos os problemas acima, você consegue facilmente resolver isso sozinho. Veja como abaixo:

 

  1. Antes de qualquer coisa, limpe bem a superfície que você mexerá;
  2. Em seguida, use o adesivo de silicone para unir e colar a cuba da pia no seu móvel;
  3. Para tornar esse procedimento mais fácil, opte pelo aplicador, colocando uniformemente o silicone por toda a superfície.

 

 

4. Massa do encanamento

A massa do encanamento que fica entre a bacia do filtro e a pia, também costuma apresentar problemas de vazamento. Caso haja algum vazamento debaixo da pia, pode ser que a massa esteja velha, embora em muitos casos ela não costuma quebrar. Para fazer esse reparo, você deverá:

 

  1. Vá a uma loja de materiais de construção e compre uma massa nova;
  2. Em seguida, você já pode colocar mãos na massa. Por isso, retire a porca que segura a bacia do filtro (essa fica embaixo da bacia da pia);
  3. Remova toda a massa desgastada que ainda restar entre a bacia do filtro e a pia;
  4. Logo depois, aplique uma fatia de massa nova em torno da abertura da base da pia, recolocando a porca na bacia do filtro e, assim, retirando todo excesso de massa que houver.
  5. Por fim, abra torneira e verifique se o vazamento continua.

 

5. Spray

Quando a água vaza, ela parece um spray? Provavelmente a causa tem a ver com a mangueira que contém água pressurizada. O fluxo é tão constante que causará uma molhadela pelo cômodo inteiro. O ideal é trocar essa mangueira por uma nova.

 

 

6. Vedação defeituosa ou junta de drenagem

Caso o problema de pia vazando não tenha relação com nenhum dos tópicos acima, o mais provável é que uma junta da drenagem ou uma vedação tenham sido corroídas ou estão soltas. Para você ter certeza, basta encher a pia com água antes de deixá-la escorrer. Depois, basta trocar essa peça para solucionar o problema.

 

Baseadas nas dicas informadas acima, você conseguiu resolver o problema de pia vazando?

 

Fonte: Decorfacil