Blog

Não sabe quais os tipos de apartamentos? Descubra suas diferenças!

22 DE JULHO DE 2022
Compartilhar


O mercado imobiliário é extremamente dinâmico e oferece muitos tipos de apartamentos, ideais para todos os gostos e bolsos. Sendo assim, saber quais modelos existem e as diferenças entre eles é imprescindível para escolher o modelo ideal.

 

Em outras palavras, cada tipo de apartamento tem particularidades específicas, que devem ser previamente avaliadas para identificar a melhor oportunidade. Seja para morar ou investir, entender a opção adequada para a sua situação é muito importante para fechar bons negócios.

 

Se você está planejando adquirir um imóvel e tem dúvidas sobre os principais modelos disponíveis no mercado, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja quais os principais tipos de apartamento e o que levar em consideração para fazer a escolha certa!

 

Por que é importante conhecer os tipos de apartamentos?

 

A compra de um imóvel é uma conquista relevante e proporciona benefícios importantes para elevar o patrimônio e a qualidade de vida. Trata-se de um fator considerado sonho para muitas pessoas, contribuindo para ter liberdade e independência. Em vista disso, estudar o mercado e conhecer as opções de apartamentos disponíveis é um ponto indispensável para direcionar as suas decisões.

 

Por ser um bem de valor expressivo, adquirir um modelo compatível com o seu gosto e orçamento é essencial. Nesse contexto, conhecer os tipos de apartamentos é importantíssimo para ter clareza sobre o tipo ideal para você, garantindo um investimento que vai contribuir para a sua satisfação, além de evitar frustrações, gastos desnecessários e diversos transtornos.

 

Quais os principais tipos de apartamentos encontrados?

 

O setor imobiliário é extremamente diversificado e oferece inúmeras opções de apartamentos. Sendo assim, é possível encontrar projetos que atendem a todas as prioridades, desde quem deseja a praticidade de um imóvel compacto, até quem precisa de um espaço maior. Nesse sentido, as características de um apartamento devem ser conhecidas e se encaixarem perfeitamente nos seus objetivos de vida.

 

Aspectos como o design, quantidade de cômodos e localização são imprescindíveis para ter um imóvel adequado à sua rotina. Veja a seguir, os tipos de apartamentos mais comuns, atualmente!

 

Studio

O studio é um tipo de apartamento moderno e que ganhou espaço nas grandes cidades nos últimos anos. Trata-se de um imóvel em que os cômodos não são divididos por paredes, criando um ambiente amplo e aconchegante, integrando todos os espaços.

 

Flat

Outro tipo de apartamento que ganhou espaço no mercado é o flat, que consiste em um modelo localizado em edifícios que oferecem serviços de hotelaria. É um modelo que pode ser utilizado por moradores fixos ou temporários. Geralmente, são encontrados em metrópoles e ideais para quem tem uma rotina corrida.

 

Loft

Os lofts são apartamentos muito semelhantes aos studios, ou seja, não há divisão de cômodos por paredes internas. A principal diferença entre esses tipos é o tamanho, os lofts são maiores do que o studio e têm o pé direito maior, podendo chegar a mais de três metros.

 

Cobertura

As coberturas são apartamentos localizados no último andar de um edifício, por isso, têm um espaço amplo e contam com a cobertura como área útil. Esses apartamentos são considerados de luxo e maiores do que os tradicionais. Geralmente, o espaço externo da cobertura é utilizado para lazer.

 

Apartamento padrão

Considerado o tipo de apartamento mais comum no mercado, os apartamentos padrões são aqueles com dois ou três quartos e cômodos bem definidos. É um modelo tradicional e muito procurado por quem deseja investir, morar com a família ou, até mesmo, sozinho.

 

Apartamento Garden

O apartamento Garden, ou Giardino é aquele que fica localizado no andar térreo de um edifício e, por isso, conta com espaços privativos. Nesses espaços, é possível ter um jardim, ofurôs, churrasqueira e outra finalidade de uso individual dos moradores.

 

Kitnet

A kitnet é um modelo de apartamento que ficou famoso entre pessoas que moram sozinhas e precisam de um espaço compacto, sem abrir mão do conforto. Normalmente, são imóveis que contam com um quarto conjugado com sala e cozinha, além de um pequeno banheiro.

 

Duplex e triplex

Para quem deseja ter um imóvel amplo, moderno e luxuoso, o modelo duplex é uma boa alternativa. São apartamentos semelhantes ao do tipo padrão, porém, com um andar a mais, cômodos maiores e com acabamento fino, por isso, são opções mais caras.

 

Já os triplex são ainda maiores e mais luxuosos e contam com três andares em um único apartamento. Em muitos projetos, o último andar do triplex é dedicado ao lazer, com churrasqueira, sacada grande e outras opções. Dessa forma, exige um investimento mais elevado.

 

O que levar em consideração para escolher um apartamento?

A decisão por um tipo de apartamento é um processo criterioso e que deve ser conduzido com muito cuidado e planejamento. Para evitar transtornos, você precisa avaliar diferentes aspectos para definir um modelo que seja ideal para uso próprio ou familiar. Nesse contexto, as suas necessidades, preferências e planos são requisitos básicos para tomar a melhor decisão.

 

Afinal, um apartamento é um bem de longo prazo, independentemente se deseja comprar o apartamento para morar ou investir. De forma objetiva, é importante considerar os seguintes fatores para escolher o tipo de apartamento:

 

• Planejamento financeiro;

• Se vai morar a sós ou com a família;

• Se será um investimento ou para morar;

• Avaliação de mercado.

 

O Portal Imóveis Riomafra é a melhor alternativa para ter acesso a diversos tipos de apartamentos, de forma segura e centralizada. São inúmeras oportunidades em imobiliárias confiáveis.

 

Tudo para facilitar o acesso ao seu futuro apartamento, em diversos tipos, preços e condições para otimizar as suas decisões. Como você pode notar neste artigo, existem diversos tipos de apartamentos disponíveis no mercado imobiliário, e saber o que procura é essencial. Portanto, considere o seu estilo, prioridades e objetivos para encontrar a melhor alternativa e ter o imóvel dos seus sonhos.

 

Gostou do post? Agora que você já sabe quais os principais tipos de apartamentos encontrados no mercado, siga-nos nas redes sociais Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

 

Fonte: Moving