Blog

Luz piscando: o que pode ser? Veja as causas e soluções

09 DE NOVEMBRO DE 2022
Compartilhar


Uma luz piscando não tem nada de sobrenatural. O defeito é puramente físico ou, melhor dizendo, elétrico.

 

O problema sempre vem de um erro ou defeito na fiação elétrica ou nos componentes que fazem a conexão entre lâmpada e rede.

 

Por sorte, resolver esse incômodo costuma ser algo simples e descomplicado. Acompanhe o post com a gente e descubra porque a luz fica piscando e como acabar com o problema.

 

Qual o problema de uma luz piscando, afinal?

Uma luz piscando pode ser muito mais incômoda do que parece, especialmente se ela pisca durante a noite, mesmo estando desligada.

 

A lâmpada piscando prejudica a qualidade do sono e pode te deixar a beira de um ataque de nervos. 

 

Mas não é esse o único problema. Uma luz piscando sempre indica defeitos na fiação elétrica, às vezes pequenos e fáceis de serem corrigidos, mas, em outros casos, podem indicar defeitos e falhas mais complexas com consequências graves, como no caso de um curto circuito, por exemplo.

 

Por isso, é sempre importante checar o que, de fato, está acontecendo e, assim, tomar as providências adequadas, como você verá a seguir.

 

Luz piscando: o que pode ser

Confira a seguir quais os principais motivos por trás de uma luz piscando:

 

Lâmpada mal encaixada

Antes de chamar o eletricista, experimente dar um aperto na lâmpada. Muitas vezes, a luz piscando pode ser apenas um problema de encaixe.

 

Rosqueie a lâmpada com cuidado junto ao soquete até sentir que ela está completamente presa.

 

Acenda e veja se o problema foi resolvido.

 

Defeito no interruptor

Outro problema comum nas luzes piscando é o interruptor. Se você já verificou o encaixe da lâmpada, então vale a pena observar o interruptor.

 

Teste o acendimento e verifique se o interruptor está parando na posição correta.

 

Um simples mau contato é o suficiente para as luzes piscarem.

 

Nesse caso, desmonte o interruptor e o recoloque no lugar fazendo os apertos necessários ou, se achar necessário, substitua a peça.

 

Luz piloto do interruptor

O seu interruptor é daqueles que brilha no escuro? Então, o problema da luz piscando pode estar vindo daí.

 

Esse tipo de interruptor, conhecido como interruptor com luz piloto, é ótimo para dar problema nas lâmpadas.

 

Isso porque esse brilho que faz com que você o enxergue durante a noite é o responsável por “roubar” uma parte da corrente elétrica que deveria estar indo para a lâmpada.

 

E o resultado disso você já sabe: a luz começa a piscar e, o pior, mesmo com a lâmpada desligada.

 

A solução, felizmente, também é bem simples. Basta trocar o interruptor com luz piloto por um modelo de interruptor tradicional, sem essa função que brilha no escuro.

 

Fio neutro e fase mal instalados

A instalação incorreta dos fios fase e neutro também podem provocar o problema das luzes piscando.

 

Isso acontece porque o fio fase é o responsável por levar a carga de corrente elétrica (seja ela 127V ou 220V) para os aparelhos e lâmpadas da casa, enquanto o fio neutro não possui tensão, ou seja, ele não distribui corrente.

 

Sendo assim, toda vez que você liga ou desliga um aparelho, a interrupção ou fornecimento da energia se dá pelo fio fase.

 

Contudo, se a instalação elétrica estiver errada e o fio neutro for o responsável por fazer o corte da corrente, poderão acontecer pequenas fugas de correntes que serão responsáveis pelo efeito das luzes piscando, inclusive, se elas estiverem desligadas.

 

A solução também é bem simples, mas é recomendado contar com a ajuda de um eletricista. O profissional deverá apenas inverter os fios no condutor e, assim, garantir que cada um deles execute suas funções adequadamente.

 

Problemas no soquete

Já parou para pensar que o problema da luz piscando também pode estar vindo do soquete de encaixe da lâmpada?

 

Por mais que você tenha encaixado a lâmpada corretamente, o soquete pode estar com algum defeito ou mau contato que acaba gerando esse inconveniente problema das luzes que piscam. Vale dar uma olhada nessa questão também.

 

Experimente trocar o soquete e, em seguida, acender a lâmpada. Se tudo funcionar corretamente, então basta fazer a substituição definitiva.

 

Queda de tensão

A queda de tensão é outro problema que pode fazer uma luz ficar piscando. No entanto, esse tipo de defeito na rede é mais complexo e pode causar consequências sérias, como curtos-circuitos.

 

De modo geral, quando uma quantidade muito grande de corrente é puxada ao acender a lâmpada ocorre uma queda de tensão e, com isso, o efeito da luz piscando.

 

Para avaliar corretamente o caso é importante contar com a ajuda de um eletricista profissional.

 

Flutuação de tensão

A flutuação de tensão é outro problema decorrente de instalações elétricas malfeitas.

 

Quando acontece a flutuação de tensão, as lâmpadas podem piscar e o corte de luz é provocado de modo abrupto, durando mais tempo do que nas situações anteriores.

 

É possível saber quando a rede está com flutuação de tensão ao observar que as luzes piscam e, em muitos casos, elas queimam numa frequência maior do que o normal e em um intervalo curto de tempo.

 

Outro sinal típico de flutuação de tensão é quando um aparelho de grande potência é ligado, como o chuveiro elétrico, e, imediatamente, as luzes ficam mais fracas ou começam a piscar.

 

Ao notar que a rede está com problemas de flutuação de tensão, chame um eletricista para realizar os reparos necessários o quanto antes.

 

Isso porque esse tipo de falha pode causar consequências graves, indo desde curto-circuito até mesmo incêndios.

 

Sobrecarga no circuito

A sobrecarga de circuito, como o próprio nome indica, acontece quando existe uma sobrecarga na rede, geralmente causada pelo grande número de aparelhos ligados simultaneamente.

 

Isso pode fazer com que as luzes pisquem, no entanto, vale mencionar que uma rede elétrica bem instalada não apresenta sobrecarga.

 

Apesar de ser um problema comum e recorrente, essa falha é resultado de uma instalação mal realizada e, por isso mesmo, capaz de sobrecarregar a rede.

 

Luz de LED piscando: causas e solução

As luzes de LED são a sensação do momento e não é pra menos, afinal, elas são muito mais econômicas e possuem uma longa vida útil.

 

Contudo, a luz de LED também pode apresentar defeitos e um deles é o efeito piscante.

 

Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de LED podem sofrer com outros tipos de situações capazes de provocar a luz piscando, como, por exemplo, o uso de um interruptor dimmer.

 

Esse tipo de interruptor não funciona muito bem com as lâmpadas de LED justamente por serem fabricados para atender lâmpadas que possuem uma tensão elétrica maior. A solução, nesse caso, como você já deve imaginar, é simples: basta substituir o interruptor dimmer por um modelo convencional.

 

Outro problema que costuma fazer com que a luz de LED fique piscando é a chamada indução eletromagnética. Isso acontece quando o fio da lâmpada passa pelo mesmo conduite de outros aparelhos, em especial aqueles que funcionam em modo standby.

 

Esse contato pode gerar um efeito de tensão fazendo com que a luz de LED comece a piscar, mesmo quando desligada.

 

Por fim, também vale considerar outra questão: a vida útil da lâmpada. Isso porque as lâmpadas de LED não queimam, como acontece nos outros modelos.

 

Esse tipo de lâmpada vai perdendo a sua capacidade luminosa conforme atinge o seu potencial de durabilidade.

 

Em geral, a vida de uma lâmpada de LED é de 25 mil horas. Quando ela atinge cerca de 70% desse tempo, a luz pode começar a perder o seu poder de luminosidade involuntariamente, causando a sensação de que a lâmpada está piscando, quando, na verdade, ela está apenas indicando que já está na hora de ser substituída.

 

Dicas para evitar a luz piscando

Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a evitar que o problema da luz piscando volte, além de te ajudar a prevenir outros danos na rede elétrica:

 

Tenha um eletricista de confiança

A rede elétrica de uma casa é coisa séria. Não confie esse trabalho a pessoas com pouco conhecimento, muito menos se aventure em realizar essa atividade por conta própria.

 

Lembre-se sempre daquela máxima que diz: “o barato pode sair caro”. Na tentativa de economizar com a contratação de um eletricista, você pode ter que bancar com custos ainda maiores no futuro, isso sem falar que toda sua família pode acabar ficando exposta a um risco desnecessário.

 

Utilize materiais de qualidade

Tão importante quanto um bom profissional, são os materiais utilizados na execução da rede elétrica.

 

Evite comprar materiais de procedência duvidosa e exija sempre nota fiscal dos produtos.

 

Faça reparos e manutenção de rotina

A rede elétrica precisa passar por manutenção periódica para averiguar se tudo está funcionando corretamente e para corrigir falhas que podem se transformar em problemas graves.

 

Por isso, programe-se para chamar um eletricista na sua casa regularmente.

 

Agora que você já viu todas as dicas e só ir lá e resolver esse problema chato e incômodo da luz piscando.

 

Fonte: Decorfacil