Blog

Jardinagem em casa: vantagens, dicas e plantas para escolher

04 DE NOVEMBRO DE 2022
Compartilhar


Pegando carona na moda da urban jungle, a jardinagem em casa tem conquistado cada dia mais adeptos.

Motivos para isso não faltam. A jardinagem em casa traz diversos benefícios para o lar e para os moradores.

Mas antes de colocar a mão na terra, vale muito a pena conferir as dicas e ideias que trouxemos a seguir sobre a jardinagem em casa. Dá só uma olhada:

 

 

Jardinagem em casa: vantagens e benefícios

 

Menos estresse

Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens da jardinagem em casa é a possibilidade de desestressar, fugir da rotina e aliviar a mente do turbilhão de pensamentos.

A jardinagem em casa exige atenção e foco pleno. Isso significa que enquanto você está ali revolvendo a terra, podando, regando e adubando as plantinhas é necessário estar totalmente presente, algo muito parecido com a meditação.

Nesse momento não cabem pensamentos futuros que possam gerar ansiedade, tampouco pensamentos do que ficou no passado, desencadeando a depressão.

Por isso, a jardinagem é muito recomendada como prática terapêutica. Inclusive, muita gente acabou descobrindo o prazer de mexer com plantas durante o período de isolamento social provocado pela pandemia.

A jardinagem em casa, nesse período, acabou se tornado um excelente recurso para aliviar a tensão e a ansiedade provocada pela crise de saúde.

 

 

Casa mais aconchegante e bonita

Não dá para negar também que ter plantas em casa é uma tremenda oportunidade de deixá-la mais bonita e aconchegante.

Até alguns anos atrás, não era costume cultivar plantas dentro de casa. As plantas ocupavam apenas as áreas externas, como jardins, quintais e varandas.

Contudo, hoje em dia, as casas e apartamentos reduziram significativamente de tamanho, deixando de ter áreas externas e limitando completamente o contato com a natureza.

Diante desse cenário da selva de pedra surgiu o conceito de urban jungle ou “floresta urbana”, que nada mais é do que ocupar os espaços internos com plantas, retomando o contato com a natureza.

Além de favorecer o bem-estar, as plantas dentro de casa acabaram se revelando também protagonistas de projetos de decoração, substituindo facilmente objetos e quinquilharias decorativas.

 

 

Mais saúde

Você sabia que ter plantas em casa também contribui para a melhora da saúde e qualidade de vida? Além dos benefícios psicológicos, a jardinagem em casa ainda traz benefícios para a saúde física.

Sim, já está cientificamente comprovado que as plantas purificam o ar, aumentam a umidade e regulam até mesmo o microclima dentro da residência.

Quer mais? Com a jardinagem em casa você ainda pode optar por plantar alimentos, mesmo que simples, como ervas, hortaliças e pequenas espécies frutíferas. Tudo orgânico e fresquinho.

 

 

Engajar as crianças

A jardinagem em casa também é uma ótima maneira de engajar as crianças em conceitos de sustentabilidade e meio ambiente.

Elas ainda aprendem muito sobre biologia, química e até mesmo relações humanas, desenvolvendo habilidades e aptidões fundamentais para a vida, como paciência, responsabilidade e disciplina.

Isso sem contar que as crianças acabam ganhando o gosto de consumir alimentos naturais, afinal, elas vão querer experimentar aquilo que plantaram.

 

 

Colabora com o meio ambiente

A jardinagem em casa ainda pode colaborar com o meio ambiente. Primeiro porque esse é um ótimo incentivo para você ter uma composteira e produzir seu próprio adubo orgânico para as plantinhas.

Você ainda contribui com o meio ambiente quando passa a produzir, mesmo que em pequenas quantidades, o seu próprio alimento.

Outra forma de beneficiar o meio ambiente é favorecer a proliferação de pequenos insetos muito importantes para a vida no planeta, como as abelhas e borboletas, por exemplo.

 

Dicas de jardinagem em casa

Primeiro de tudo: quanto tempo você tem disponível para cuidar das suas verdinhas? Seja sincero ao responder essa pergunta por que ela vai determinar as espécies mais indicadas para você.

Muita gente acaba desistindo da jardinagem em casa porque as plantas começam a secar, contrair pragas e morrer.

Mas muito disso poderia ser evitado com uma definição clara do tempo disponível para a jardinagem.

Para quem tem pouco tempo, por exemplo, é melhor apostar em plantas mais rústicas e resistentes, como cactos, suculentas, alecrim, dracenas e espadas de são Jorge.

Já quem tem mais tempo livre na agenda pode se aventurar no cultivo de plantas mais delicadas e exigentes, como samambaias, begônias e orquídeas, por exemplo.

 

 

Iluminação e ventilação

Nenhuma planta sobrevive sem luz, mesmo que ela seja super bem cuidada. Isso significa que você precisa ter um espaço com iluminação natural para fazer jardinagem em casa.

Existem três tipos de iluminação para plantas na jardinagem: sol pleno, meia sombra e sombra.

O cultivo de plantas de sol pleno exige luz solar direta batendo nas folhas e flores. Geralmente essas espécies se adaptam melhor em áreas externas e sofrem se forem colocadas dentro de casa. É o caso de espécies frutíferas, ervas, hortaliças e plantas com flores.

Já o cultivo de plantas de meia sombra significa que as espécies precisam receber tanto luz solar direta, quanto sombra.

Essas plantas geralmente apreciam a luz solar amena do início da manhã e durante a tarde gostam de ficar protegidas do sol quente. São exemplos de plantas de meia sombra a pata de elefante, maranta, fícus lirata e pleomele.

Por fim, estão as plantas de sombra. Mas é preciso prestar atenção aqui. Planta de sombra não é sinônimo de planta que gosta de escuro.

Plantas de sombra são aquelas que apreciam a luz filtrada, sem a radiação solar batendo diretamente sobre elas.

As plantas tropicais, por exemplo, amam sombra, como é o caso de samambaias, bromélias, jiboias e costelas de adão.

 

 

Espaço

Antes de começar a planejar a jardinagem em casa também é importante observar o espaço que você tem disponível.

Se você tem área externa, dá para pensar em um canteiro, mesmo que elevado, ou um jardim.

Para quem tem apenas uma varanda ou sacada é possível pensar em um jardim vertical.

Dentro de casa, por outro lado, você pode planejar um jardim de vasos ou jardim de inverno.

 

 

Adubação e cuidados com o solo

Cada espécie de planta exige um cuidado especifico com solo e adubação. As espécies mais rústicas, como os cactos, por exemplo, vivem muito bem em solos pobres e sem adubo.

Já espécies com flores, como petúnias, precisam de uma boa dose de adubo para florirem e se desenvolverem.

Por isso é muito importante que você conheça as necessidades de cada espécie e trate-as de modo personalizado, uma vez que o adubo que funciona para uma planta pode ser desastroso para outra.

Outro cuidado fundamental no preparo do solo é a drenagem. O excesso de água pode apodrecer a raiz das plantas, mesmo aquelas que apreciam solos úmidos.

Para não ter erro, sempre faça uma camada no fundo do vaso usando pedra, argila expandida ou carvão vegetal. Por cima cubra com um pedaço de manta bidim ou tecido TNT e somente depois disso coloque a terra.

 

 

Escolha os vasos certos

Vasos não são todos iguais, mas aqui não nos referimos apenas a questão estética, mas, sobretudo, ao tipo de material.

Isso porque dependendo do material as plantas vão exigir cuidados diferentes. Como assim? Os vasos de barro, por exemplo, são super porosos e, por isso, acabam competindo por água junto da planta.

Essa característica do vaso faz com que você tenha que regar as plantas com maior frequência. O mesmo não acontece com vasos de vidro e plástico.

A escolha dos vasos também é determinante dependendo do local onde você deseja colocá-los.

Os vasos mais pesados, como os de cerâmica e cimento, devem ser usados no piso ou sobre prateleiras e suportes muito bem fixados, capazes de aguentar o peso do material.

Já para prateleiras ou para uso sobre móveis, o ideal é optar por vasos de plástico ou de fibra que são mais leves.

 

 

Kit jardinagem em casa

Muita gente acha que precisa de um kit de jardinagem em casa para começar a cuidar de plantas.

Mas a verdade é que não precisa de muitas coisas, inclusive, dá até para improvisar vários itens.

O que você precisa ter em mente é onde suas plantas estão. Vasos pequenos vão exigir ferramentas pequenas, enquanto espaços maiores, como canteiros, precisam de ferramentas maiores.

Para começar, a dica é investir em apenas alguns itens do kit de jardinagem em casa, como esses que citamos a seguir, considerando o uso em vasos e jardineiras de pequeno porte:

  • Pá;
  • Espátula;
  • Tesoura de poda;
  • Rastelinho;
  • Borrifador;
  • Regador;

 

Também é legal ter pequenas varetinhas de madeira ou bambu que ajudem a conduzir o crescimento de alguns tipos de plantas.

Providencie ainda pratinhos para o fundo dos vasos, assim o excesso de água não danifica a superfície dos móveis.

 

 

Plantas para jardinagem em casa

Plantas de sol pleno para jardinagem em casa

  • Cactos;
  • Alguns tipos de suculentas;
  • Rosas;
  • Clúsia;
  • Estrelícia;
  • Rosa do deserto;
  • Ervas em geral (alecrim, lavanda, manjericão, orégano, tomilho, etc);
  • Hortaliças em geral;
  • Espada de São Jorge;

 

Plantas de meia sombra para jardinagem em casa

  • Pacová;
  • Lírio da Paz;
  • Pata de Elefante;
  • Begônia;
  • Maranta;
  • Pleomele;
  • Petúnias;
  • Flor de maio;

 

Plantas de sombra para jardinagem em casa

  • Jiboia;
  • Costela de adão;
  • Dracenas;
  • Antúrio;
  • Zamioculca;
  • Samambaia;
  • Orquídeas;
  • Bromélias;

Agora é só escolher as suas espécies preferidas e pôr a mão na terra.

 

Fonte: Decorfacil