Blog

Impermeabilizante para laje: quais tipos existem, onde e como aplicar

06 DE DEZEMBRO DE 2022
Compartilhar


Uma infiltração em casa pode ser um grande problema e acarretar grandes prejuízos, tanto para móveis quanto para a própria estrutura do local, causando o surgimento de rachaduras e a proliferação de bolor.

 

Portanto, é de extrema importância que se faça a aplicação de um impermeabilizante para laje, pois, ela garante que a umidade não afetará a casa negativamente com as infiltrações e a exposição por corrosão e armaduras. Isso também evita que ventos e outras intempéries danifiquem a vedação da laje.

 

Pensando nisso, separamos algumas informações e dicas sobre impermeabilizante para laje e as apresentaremos nesse artigo. Continue lendo!

 

 

Contrate alguém para aplicar o impermeabilizante para laje exposta

A coisa mais importante antes de adquirir um impermeabilizante para laje é a contratação de uma empresa especializada. Isso porque a realização desse processo precisa de pessoas que possuam experiência. Além disso, o serviço prestado terá mais garantia.

 

Não é por acaso que essa recomendação é feita, pois, um serviço de impermeabilização mal executado pode trazer sérias consequências para a sua casa. Portanto, se escolher uma empresa ou tomar a decisão de fazer o trabalho você mesmo, pesquise bastante sobre o assunto.

 

No entanto, se você estiver certo de que dará conta do recado, é preciso saber que, para realizar a aplicação do impermeabilizante para laje exposta líquida, é importante obter um rolo de pintura com extensor ou outro tipo de ferramenta. Esse instrumento secará em torno de duas horas após a terceira mão aplicada ao local.

 

 

Como é o processo de aplicação do impermeabilizante para laje?

O processo, se realizado por uma empresa, se inicia com a elaboração do projeto. Essa etapa é obrigatória antes da execução de qualquer serviço, segundo a NBR 9575.

 

Isso é feito a partir do planejamento de construção que você entregar ao prestador de serviço, assim ela vai saber qual é o melhor impermeabilizante para laje e outras regiões da casa. Dessa maneira, o produto aplicado será totalmente compatível com a superfície e não trará problemas.

 

Em seguida, dependendo do impermeabilizante para laje que será usada, a implementação da solução será feita. Comumente, a estratégia de aplicação é a mesma para todos os produtos: direta sobre a superfície. No entanto, isso fica a critério da empresa que está prestando o serviço e das especificações do material.

 

Geralmente, o impermeabilizante é aplicado em camadas sobre as superfícies sólidas e, para isso, são utilizados instrumentos, como rolo, citado anteriormente, pincéis ou, até mesmo, vassouras especiais. Quando uma camada estiver seca, outra será aplicada até que a vedação esteja completa.

 

Depois disso, o processo pode tomar dois caminhos diferentes: o quente ou o frio.

 

Quando se usa as mantas asfálticas impermeabilizantes, é comum que se siga o procedimento quente, pois, elas precisam de altas temperaturas para aderir às superfícies de maneira adequada. Isso pode tornar a instalação um pouco mais complexa e demorada.

 

Já quando se faz o uso de membranas de argamassas poliméricas ou as acrílicas, é comum seguir o procedimento de aplicação frio, pois, elas apresentam substâncias que aderentes naturalmente à temperatura ambiente.

 

 

Onde é feita a aplicação do impermeabilizante para laje?

A aplicação pode ser feita tanto no local quanto pré-fabricada. As mantas costumam ser pré-fabricadas em rolos com tamanho padrão e instaladas de acordo com as medidas, que o aplicador estabelece ao estudar o local.

 

Se a aplicação usar materiais de moldagem in loco, os processos explicados anteriormente serão executados.

 

Já quanto a estrutura de aplicação do impermeabilizante para laje, o processo pode ser feito diretamente sobre a laje, se ela estiver regularizada. Algumas pessoas preferem aplicar a proteção tanto na laje quanto no telhado, com a intenção de reforçar a impermeabilização. Essa ação, geralmente, é recomendada em locais em que o clima é hostil, com ventos e tempestades frequentes.

 

Além disso, é preciso prestar atenção às necessidades do próprio impermeabilizante, já que, por exemplo, a manta asfáltica não tem resistência aos raios ultravioletas, sendo assim, não consegue suportar a exposição constante ao sol. Nesses casos, é preciso aplicar argamassa para proteger a estrutura.

 

 

Quais são os tipos de impermeabilizante para laje?

Ao comprar impermeabilizante para laje, você irá notar que existem algumas variações. No entanto, não é preciso se preocupar, além da descrição do produto na embalagem ser bem informativo, vamos explicar mais sobre alguns deles a seguir.

 

Membrana acrílica

Esse impermeabilizante para laje é fabricado a partir da emulsificação de vários polímeros termoplásticos. Dessa maneira, ele ganha um alto poder adesivo, flexibilidade e resistência mecânica. Sua aplicação deve ser feita com várias demãos a frio.

 

Contudo, sua utilização não é recomendada para lajes nas quais é possível acumular lâminas d’água, já que pode haver a interação entre a água e a membrana acrílica.

 

Esse tipo de material impermeabilizante para laje surge através da mistura de polímeros acrílicos com cimento. Ele tem uma resistência elevada à exposição ao sol e deve ser aplicado a frio.

 

Manta asfáltica

O último tipo de impermeabilizante para laje utiliza o asfalto como base e, de acordo com os rótulos, costuma incluir outros materiais como polietileno e fibra de vidro. Ele é flexível, mas tem uma resistência baixa, tanto mecânica quanto para os raios ultravioletas. Assim, ele pode sofrer com a degradação.

 

A instalação desse impermeabilizante, geralmente, é feita a calor, pois, isso garante sua adesão completa.

 

Um fato curioso: antigamente essa era a aplicação mais popular entre os impermeabilizantes, mas acabou perdendo seu local para os tipos aplicados a frio

 

 

 

Quais são os tipos de impermeabilizante de laje?

Há, também, diferentes formas de aplicar um impermeabilizante para laje. Veja abaixo alguns deles:

 

  1. Rígida: é feita com aditivos, sobre argamassa tradicional de construção civil, como a de gesso ou cimento.
  2. Flexível: geralmente, é aplicada sobre as superfícies das lajes. Os materiais utilizados apresentam elasticidade e se adaptam à dilatação da estrutura, ocasionada pela variação térmica.
  3. Semi-flexível: com uma maior flexibilidade, em relação à rígida, não deve ser utilizada em superfícies sujeitas à dilatação.

 

 

Como aplicar impermeabilizante para laje exposta líquida

Agora que você já está bem informado sobre o impermeabilizante para laje, deve ficar ciente de que a aplicação dele é muito simples. Contudo, ela requer que algumas precauções sejam tomadas, visando garantir a segurança dos funcionários da empresa contratada, ou a sua, caso tenha optado por realizar o serviço.

 

Observe se os prestadores de serviço estão devidamente equipados com os EPI (Equipamentos de Proteção Individual), sendo eles óculos de segurança, botas, luvas de borracha, capacete e mascara protetiva. São eles que irão evitar vários acidentes na obra.

 

Além desse fator, também é importante que a laje exposta passe por uma limpeza prévia, que pode ser feita com vassoura ou aspirador. Dessa forma, é mais garantido que a película do impermeabilizante não tenha imperfeições ao ser instalada.

 

A seguir, para aqueles que aplicarão o impermeabilizante para laje por conta própria, explicaremos o passo a passo do processo.

 

 

Veja o passo a passo da aplicação:

 

  1. Antes de tudo, após fazer a limpeza, você deve observar se a laje apresenta buracos, trincas ou outros problemas. Se a sua resposta for positiva, faça as correções previamente à aplicação do produto.
  2. Então, aplique a primeira mão do impermeabilizante para laje
  3. Em seguida, passe uma vassoura de pelo e deixe o produto secar.
  4. Repita o procedimento mais duas vezes. Se possível, faça as aplicações das demãos de maneira cruzada com intervalos de seis horas.
  5. Por fim, para ter certeza de que a impermeabilização ficou perfeita, realize um teste: vede os ralos e encha o ambiente de água. Dessa maneira, é possível observar se existe alguma infiltração.

 

 

Gostou desse artigo?

Quando a laje não possui impermeabilizante, é comum que apareçam trincas e rachaduras em sua superfície, o que reduz sua durabilidade e causa infiltrações.

 

Portanto, aplicar um impermeabilizante para laje é imprescindível. Isso vai te tranquilizar e muito, especialmente se sua moradia ficar em um local atingido por chuvas com frequência.

 

Fonte: Decorfacil