Blog

Ferramentas para se ter em casa: confira 10 itens que não podem faltar

07 DE NOVEMBRO DE 2022
Compartilhar


Seja para colocar um quadro na parede, arrumar o encanamento ou montar um móvel, o kit básico de ferramentas é tudo o que você precisa para realizar essas atividades domésticas que, uma hora ou outra, sempre aparecem.

 

Com as ferramentas certas você poupa tempo e dinheiro, uma vez que facilita o trabalho, além de realizar os reparos e montagens que precisa sem a necessidade de recorrer a mão de obra terceirizada.

 

Outra vantagem do kit básico de ferramentas é que, de modo geral, ele é barato. Os itens mais caros, como você verá a seguir, são apenas a furadeira e a parafusadeira.

 

Bora lá então conferir o check list do kit básico de ferramentas?  Vem ver:

 

Kit básico de ferramentas: 10 itens que não podem faltar na sua casa

 

Caixa

A caixa não é uma ferramenta, mas ela é fundamental para manter tudo em ordem e a fácil acesso. Por isso, antes de mais nada providencie uma para você.

 

Essa caixa pode ter o tamanho que for mais adequado para organizar suas ferramentas, mas lembre-se que o interessante é que ela possa ser facilmente transportada, então não exagere nas dimensões.

 

Também é importante que a caixa possua tampa para ajudar na organização. No caso de um kit vendido pronto, a caixa acompanha os itens.

 

Martelo

Poucas ferramentas são tão uteis e indispensáveis quanto um martelo. Ele é um grande aliado para diversas atividades e não apenas para pregar madeira.

O martelo mais popular é o martelo de unha. Esse modelo possui duas pontas, de um lado ele traz uma cabeça chata que serve para bater no prego e do outro um formato de garra que auxilia na remoção de pregos antigos fixados na parede ou na madeira.

 

Chaves

Outra ferramenta de necessidade básica para ter em casa é um conjunto de chaves. Elas servem tanto para apertar, quanto desapertar parafusos de uma infinidade de objetos e de projetos de marcenaria.

 

As de fenda são as mais populares e indispensáveis. Esse modelo de chave possui a ponta achatada e estreita projetada para atender parafusos de fendas simples.

 

Além delas, existe ainda a chave Phillips. O grande diferencial desse modelo é a ponta com fenda cruzada que se encaixa perfeitamente em parafusos utilizados em eletroeletrônicos em geral.


Outros tipos de chaves importantes para colocar no kit básico de ferramentas é a chave de boca, a chave de grifo e a chave inglesa.

 

Alicate

Não subestime a capacidade de um alicate. Esse item simples pode ser mais fundamental na sua caixa de ferramentas do que você pode imaginar.

 

Com ele é possível cortar e descascar fios elétricos e de antena, cortar arames, apertar parafusos, entre outras inúmeras funções. Veja também as principais ferramentas de eletricistas.

Existem diversos tipos de alicate no mercado, mas para um kit básico de ferramentas a dica é optar pelo alicate universal que, como o próprio nome sugere, realiza diversas tarefas essenciais.

 

Trena e nível

A trena e o nível também são indispensáveis em qualquer kit básico de ferramentas. Com a trena você faz medições para diversos projetos DIY, além de medir com precisão a altura que um quadro deve ficar na parede ou a posição correta da TV.

Já o nível é fundamental para instalação de armários e prateleiras, por exemplo. Com a ajuda dessa ferramenta, você consegue determinar se as peças estão retas e alinhadas.

 

Estilete

O corte de um estilete é muito mais preciso e eficaz do que o de uma faca. A ferramenta te auxilia a realizar inúmeras tarefas, desde o corte de um fio até uma marcação na madeira. Por isso, não faça improvisos e coloque na sua lista um estilete de boa qualidade.

 

Fita isolante e veda rosca

A fita isolante e a fita veda rosca são complementos importantes no kit básico de ferramentas e podem te salvar em uma emergência.

A fita isolante é indicada para reparos elétricos, uma vez que ela ajuda a eliminar riscos de curto-circuito e choques. Já a fita veda rosca é importante para vedar encanamentos e tubulações, evitando novos vazamentos, além de manter uma melhor aderência entre a rosca e o encanamento.

 

Pregos e parafusos

Toda boa caixa de ferramentas também precisa contar com pregos e parafusos de tamanhos e formatos variados.

 

Você vai usar mais do que imagina esse tipo de ferragem, indo desde a montagem de pequenas mobílias até a fixação de um vaso de planta na parede.

 

Opte por adquirir pregos com e sem cabeça de espessuras e tamanhos diferentes, o mesmo vale para os parafusos que, nesse caso, devem vir acompanhados também de buchas para o caso de precisar usá-los na parede.

 

 

Furadeira e parafusadeira

Imagina só não precisar mais contratar alguém apenas para fixar uma prateleira ou para realizar apertos em móveis? Para isso, basta contar com dois itens fundamentais na caixa de ferramentas: a furadeira e a parafusadeira.

 

Apesar de serem os itens mais caros do kit básico de ferramentas, a furadeira e a parafusadeira são um investimento que valem muito a pena.

 

Essas duas ferramentas vão te poupar muito esforço e dinheiro, além de garantir um trabalho mais seguro e resistente.

 

Você precisa apenas saber qual o modelo será capaz de oferecer a potência adequada ao tipo de trabalho que costuma realizar.

 

Isso porque existem furadeiras e parafusadeira de inúmeros tipos, dedicadas desde a realização de tarefas simples, quanto as mais exigentes. De modo geral, observe o preço. As mais caras costumam ser as mais potentes.

Você ainda pode optar pela compra de uma única ferramenta com as duas funções, ou seja, parafusadeira e furadeira juntas. Além de economizar, você otimiza o espaço necessário para armazená-las, sem contar que é muito mais fácil transportar apenas uma ferramenta ao invés de duas.

 

Cabo de extensão

O cabo de extensão é um daqueles quebra-galho indispensável na vida de qualquer ser humano.

 

Ele facilita (e muito) as coisas, uma vez que o uso do cabo de extensão permite que ferramentas e equipamentos eletrônicos sejam conectados a tomada, mesmo que no local não exista nenhuma fonte de energia.

 

Por exemplo, você está no jardim e precisa ligar a furadeira, mas não tem ponto de tomada no local. O que fazer nesse caso? Usar o cabo de extensão que pode vir da cozinha ou outro ambiente próximo garantindo o acesso a rede elétrica. Veja também as principais ferramentas para jardinagem.

 

Dicas para montar o kit básico de ferramentas

  • O kit de ferramentas é algo muito pessoal. Pode ser que você precise mais de uma ferramenta do que de outra. Por isso, o ideal é montá-lo item por item, ao invés de comprar um pronto. Dessa forma, você consegue selecionar quais as ferramentas mais adequadas para o tipo de trabalho que costuma realizar.
  • Se você é do tipo que realiza muitos trabalhos em marcenaria, tenha no seu kit básico de ferramentas um esquadro, uma serra de mão e uma serra tico-tico. Lixas e pinceis também são indispensáveis.
  • O kit básico de ferramentas também deve incluir alguns itens básicos de segurança, como luvas, lanterna, óculos com lente em policarbonato e botas de borracha. Dessa forma, você garante sua segurança quando precisar utilizar determinados tipos de ferramenta ou até mesmo fazer uma manutenção no telhado.
  • Se puder, inclua na sua lista de ferramentas um teste de voltagem. Esse item permite medir a corrente elétrica nos locais onde os reparos serão realizados e, assim, evitar o risco de choques elétricos.
  • Lembre-se sempre de manter suas ferramentas bem armazenadas, longes da umidade e da luz direta do sol. Mantê-las limpa também é essencial para garantir a durabilidade.

 

E, então, pronto para montar o seu próprio kit básico de ferramentas? Mãos à obra!

Fonte: Decorfacil