Blog

Faça você mesmo: como montar uma horta caseira na varanda de casa

14 DE DEZEMBRO DE 2022
Compartilhar


Você gostaria de comer legumes e verduras frescos todos os dias? Com uma horta caseira isso é possível! Ao contrário do que muitos pensam, ela não é um privilégio de quem mora em locais com um grande quintal – a horta pode ser feita na varanda de casa!

 

Por serem livres de agrotóxicos, os produtos cultivados na horta orgânica trazem diversos benefícios para a saúde! Além disso, não é preciso ir a feiras e supermercados sempre que desejar consumir alguma verdura. É só ir até sua varanda e colher o que precisar! Porém, é preciso ter alguns cuidados ao cultivar uma horta caseira!

 

Para ajudá-lo separamos aqui algumas dicas de como montar sua própria horta. Saiba mais!

 

 

Alguns cuidados iniciais são imprescindíveis para o sucesso da horta caseira!

As hortas que são cultivadas em varandas precisam de cuidados diferentes daquelas feitas no gramado. Primeiramente é preciso ter atenção a alguns pontos:

 

  • Clima: esse aspecto é extremamente importante para selecionar as culturas da sua horta. A temperatura e a quantidade de chuva de acordo com a estação do ano devem servir como base para o seu plantio;
  • Local: o melhor lugar da sua varanda para instalar a horta é aquele que tem fácil acesso, água disponível e grande insolação. Recomenda-se colocá-la voltada para o norte, para que se tenha o melhor aproveitamento do sol.
  • Solo: o tipo de solo que será utilizado para o plantio é essencial para o sucesso da sua horta caseira. O solo interage com os produtos em todo o seu ciclo de vida, por isso merece uma atenção especial.

 

Após verificar esses detalhes, está na hora de começar sua horta caseira! Dê preferência às jardineiras de cimento e vasos. Eles têm a capacidade de drenar o excesso de água, que pode apodrecer as raízes das plantas. A profundidade ideal dos canteiros é de 30 cm – para que se possa garantir um bom enraizamento.

 

Misture a terra com o composto orgânico por você escolhido e cubra o vaso ou a jardineira até a borda. Faça buracos para iniciar o plantio do produto – o espaço entre os buracos varia de acordo com a planta escolhida. Podem ser plantadas até duas espécies em um mesmo canteiro. Coloque as sementes e cubra os buracos com o mesmo tipo de solo.

 

Em algumas plantas, como alface, é possível utilizar mudas, que são mais rápidas e práticas. Agora é só aguardar! Vale lembrar que cada espécie necessita de cuidados diferentes e deve ser plantada na época recomendada. Está em dúvidas sobre esse aspecto? Vamos te ajudar!

 

 

A escolha das espécies de plantas

Para definir quais serão as espécies que irá plantar na sua horta você precisa saber que algumas plantas são mais indicadas para espaços pequenos, como alface e beterraba. Além disso, algumas hortaliças podem ser cultivadas em qualquer época do ano, como abobrinha, pepino e espinafre, facilitando o plantio.

 

Para quem está iniciando a horta caseira, essas espécies são as mais recomendadas, pois independem do clima. Porém, se você deseja cultivar uma planta em especial, é só consultar qual o melhor mês para o seu plantio e mãos à obra!

 

 

Ter uma horta caseira requer dedicação!

A manutenção da horta caseira é muito fácil, mas exige alguns cuidados para que se tenha uma boa colheita! Lembre-se de regá-la com frequência, mas tenha atenção: planta encharcada fica propensa a doenças! Por isso, saiba sempre dosar a quantidade de água em seu canteiro!

 

É preciso ter cuidado ainda com as pragas. Como o seu canteiro é feito na varanda alguns tipos de animais podem ajudar no extermínio das mesmas, como pássaros. Você também pode utilizar inseticidas e remédios específicos, mas tenha atenção para não eliminar todo o seu plantio também!

 

Viu como é fácil montar uma horta caseira? Aproveite nossas dicas e coloque-as em prática agora mesmo! Não deixe de contar pra gente a sua experiência!

 

 

Fonte: Casashow