Blog

E agora, como montar uma casa do zero? Aprenda!

28 DE SETEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

Quando nos mudamos para uma casa nova, é tudo uma delícia, não é mesmo? Vida nova, móveis novos, tudo novo! Mas essa etapa pode causar um friozinho na barriga, já que muita gente não sabe por onde começar. Você tem medo de se embaralhar nisso também?

Já que a internet hoje facilita a vida de todo mundo, inclusive a sua, vamos te explicar, então, como montar uma casa sem complicações. Se você ficou curiosa para saber se está fazendo tudo certo, continue a leitura e aprenda todos os principais passos!

1. Comece pelos itens essenciais

A primeira coisa que deve ser feita ao montar uma casa é adquirir os itens essenciais, como alguns móveis e eletrodomésticos. Não olhe nada antes disso! Afinal, começar do zero pode te fazer comprar objetos totalmente sem necessidade, principalmente quando se trata de decoração.

Apesar de serem as coisas mais caras, mobiliar a casa é o primeiro passo para viver tranquilamente, sem dores de cabeça e gastos imprevistos lá na frente. Confira a nossa lista abaixo e pense: consigo viver sem isso? Temos certeza de que a resposta vai ser não!

Geladeira

É possível viver hoje sem ter uma geladeira? É um pouco impossível pensar em como era a vida antes dela existir. Provavelmente, tudo tinha que ser consumido na hora, e isso devia dar o maior trabalho.

Como esse eletrodoméstico, além de essencial, é também uma das coisas mais caras a se comprar, dê prioridade a ele. E não tente economizar! Quanto mais nova é a geladeira, menos energia elétrica ela consome. Faça uma boa escolha e pense em longo prazo.

Fogão

Por mais que cozinhar não seja o seu forte ou não faça parte do seu dia a dia, não dá pra viver comendo coisas feitas no micro-ondas. Sua família merece uma alimentação mais saudável! Por esse motivo, não abra mão de comprar um fogão decente para a sua casa.

Máquina de lavar

Outra coisa que faz muita falta hoje é a máquina de lavar, já que ninguém aguenta lavar roupa na mão ou depender de lavanderia, certo? Se puder, invista também em uma secadora para otimizar ainda mais o serviço e ter roupas sempre limpas, prontas para a sua rotina agitada, bem como a dos seus filhos e do seu marido.

Chuveiro

Ficar sem tomar banho? Outra coisa impensável! Portanto, se você vai começar a montar uma casa do zero, precisa comprar um chuveiro o quanto antes. Pense em tudo, aliás: na rede elétrica, no consumo de energia, na quantidade de banhos da família por dia, e por aí vai. Se for possível, reflita também sobre a possibilidade de instalar um aquecedor a gás. Ele é um pouco mais caro, mas compensa o investimento.

Cama e colchão

Dormir no chão pode até ser uma aventura para os jovens que estão indo morar sozinhos pela primeira vez, pelo menos nos primeiros dias. Mas no seu caso, a compra das camas é fundamental: não tem como deixar para depois e ficar sem ter uma boa noite de sono.

Nesse caso, você tem várias opções, mas a cama box acaba ganhando, sempre. Ela é mais prática, esteticamente bonita e, em alguns casos, possui até um baú embutido para guardar roupas de cama ou o que você quiser, por exemplo. Escolha um bom modelo, invista em uma cabeceira bacana e pronto!

2. Contrate um serviço especial para montar os móveis

Depois de ter comprado o que é mais essencial para a sua casa nova, é hora de se preparar para a montagem e desmontagem dos móveis. Para essa etapa, não faça do seu marido um “pseudo expert” no assunto — a menos que ele realmente seja. No lugar disso, procure um bom prestador de serviços, que fará a execução do trabalho com os cuidados necessários.

Esteja preparada para reparos básicos como cortes, perfuração, adequação de acessórios, limpeza e organização do local, depois que o serviço for realizado. E, quando for montar suas coisas novas, confira antes se o produto está no prazo de garantia ou assistência técnica. Caso tenha um manual de montagem, melhor ainda!

3. Monte um enxoval básico

O enxoval é outra parte da história que você não pode postergar. Antigamente, ele era religiosamente montado, anos antes de as mulheres se casarem — uma tradição importantíssima para a época. Mas, hoje, apesar de não ser mais assim, também não dá para ficar sem toalhas, lençóis e, sejamos sinceros, itens mais simples como pano de prato e jogos americanos.

O ideal é organizar esse enxoval básico, pelo menos, 3 meses antes de se mudar. Não compre os lençóis, por exemplo, antes de comprar a cama! Viu porque ela está no primeiro tópico deste post? Escolha tudo com carinho e priorize sempre a qualidade dos produtos! Veja o que não pode faltar:

  • 3 jogos de cama, com fronhas, sobre lençol e lençol com elástico;
  • 2 protetores de travesseiros;
  • 1 protetor de colchão;
  • 1 edredom;
  • 3 jogos de toalhas de banho, rosto e piso;
  • 2 toalhas de lavabo;
  • 2 toalhas de mesa;
  • 4 jogos americanos;
  • 5 (ou mais) panos de copa.

4. Equipe sua cozinha com os utensílios certos

Outra parte importante, que pode ser feita junto com o enxoval, é a compra dos seus utensílios de cozinha. Equipe sua casa com o básico, mas providencie tudo o que é necessário para o dia a dia da família.

É sempre bom comprar um bom jogo de panelas, de talheres e de copos, principalmente. Isso é o principal! Depois disso, pense no restante, de acordo com o estilo de vida de vocês. Você pode adquirir tabuleiros, cortadores, um jogo para churrasco, baldes de pipoca para as crianças, e o que mais você quiser.

5. Adquira um seguro residencial

Por último, mas não menos importante, faça um seguro residencial, para garantir seu patrimônio da melhor forma possível. Atualmente, existem coberturas completas, com garantias que vão desde incêndio e roubo até mesmo danos elétricos e responsabilidade civil.

Procure por um seguro que mais lhe atenda e que também ofereça benefícios para a sua casa e toda a sua família: além de proteção, serviços de manutenção diversos e descontos especiais.

E então, agora está mais preparada e aprendeu como montar uma casa do zero? Com essas dicas básicas, você consegue ter o essencial para dar início a uma ótima fase na sua vida, ao lado de quem você mais ama.

Fonte: portoseguro