Blog

Dicas simples para te ajudar na economia de energia!

25 DE JULHO DE 2022
Compartilhar


Buscando meios de economia de energia? Trouxemos algumas dicas e conheça quais são os eletrodomésticos e tecnologias que podem te ajudar a poupar, consequentemente, trazendo vantagens não só para você, mas também para o meio ambiente. 

 

Confira:

 

–  Sobre os eletrodomésticos: como economizar?

– Dicas de como economizar energia.

 

Sobre os eletrodomésticos: como economizar?

Muitas pessoas acham que uma lava-louças, por exemplo, gasta muito mais água que lavar a louça na pia mesmo. Mas, a verdade é que uma lava-louças economiza, em média, 85% de água. Isso porque, lavando louça na pia (e fechando a torneira enquanto limpa a louça com a esponja) são usados, mais ou menos, 60 a 70 litros de água.

 

O que consome mais energia numa lava-louças é a secagem. Então, para economizar, você pode deixar a louça secar naturalmente, é só colocar no escorredor.

 

A lavadora de roupas é um daqueles eletrodomésticos que temos em casa que menos gasta energia, mas é essencial que alguns cuidados sejam tomados, como:

 

– Espere acumular bastante roupa para lavar (o suficiente para encher a máquina, sabe?) Assim, com apenas uma lavagem, você já gasta o que precisar;

– Sua lavadora é lava e seca? Use essa função apenas quando precisar de verdade. Aproveite o sol para secar suas roupas naturalmente, assim já ajuda com economia de energia.

 

 

Você conhece a tecnologia Inverter?

Esse é outro aliado que super ajuda a diminuir o gasto de energia. Você encontra geladeiras, ar-condicionado e até lavadoras de roupa com tecnologia Inverter.

 

Quando falamos de geladeira com a tecnologia Inverter, ela conta com sensores de temperatura que se ajustam conforme o clima, ou seja, evita aqueles picos de consumo como os modelos convencionais. E, além disso, ela trabalha com uma potência mais baixa e pode economizar até 40% de energia.

 

No caso do ar-condicionado, a economia de energia é super significativa, isso porque os aparelhos com tecnologia Inverter gastam 50% menos de energia. Dá para acreditar? Há muito tempo, o ar-condicionado era sinônimo de gasto, mas hoje dá para curtir um ventinho geladinho enquanto dorme sem se preocupar tanto com a conta.

 

Desligue os aparelhos stand-by para maior economia de energia

Sabe aqueles aparelhos e eletrodomésticos que ficam em stand-by, mas continuam ligados? Para economizar, você pode desligá-los quando não estiverem sendo usados. Por exemplo: micro-ondas, cafeteira, filtro d’água, fritadeira elétrica, etc. Você pode economizar até 12% no consumo de energia.

 

Tomadas inteligentes

Se sua casa é inteligente e você adora aqueles aparelhos que podem ser controlados diretamente do celular, então as tomadas inteligentes estão presentes, né? E, além de facilitarem a vida, você sabia que elas monitoram o consumo de energia dos aparelhos ligados? Isso mesmo! Você pode programar horários ou até acionar para ligar ou desligar o fluxo de energia.

 

Economia de energia: mais algumas dicas!

Primeiro que uma casa com muitas janelas, portas de vidro, apê com sacada e mais, dão uma enorme abertura para o sol e a luz do dia entrar. Explore as fontes de luz natural e aproveite. Além de melhor tanto para a pele quanto para o ambiente, evitará que luzes elétricas sejam acesas sem necessidade (e assim com economia de energia).

 

Você sabia que pisos, paredes e até móveis de cores mais claras também iluminam o ambiente? Pois é! A verdade é que, quando vem de encontro com a iluminação natural, todo o ambiente fica ainda mais iluminado. Assim, as luzes elétricas ficam apagadas por mais tempo.

Sobre geladeiras: não deixar ela próxima ao fogão ou alguma outra fonte de calor também ajuda, isso porque, dessa forma, acaba exigindo ainda mais do sistema de refrigeração. Além disso, você pode verificar se a borracha de vedação da geladeira está em ordem, não utilizar a grade traseira para secar roupas e sapatos, não deixar a porta aberta por longos períodos. 

 

Então, sua conta vem vindo alta nos últimos tempos? Siga essas dicas que, já no próximo mês, você pode ver uma diferença significativa no valor. 

 

Aproveite e confira essa matéria: “Cuidados essenciais com a parte elétrica da casa

 

Estamos te esperando!

 

Fonte: CompraCerta