Blog

Dicas para ampliar cômodos pequenos

01 DE DEZEMBRO DE 2022
Compartilhar


A metragem das casas pode estar menor, mas isso não significa que o seu lar não possa ter espaços funcionais e confortáveis. Com uma decoração inteligente e alguns artifícios você consegue ampliar os ambientes de casas e apartamentos.

 

Veja nossas dicas para ampliar cômodos pequenos e tenha ambientes muito mais funcionais e aconchegantes.

 

Cores claras

Optar por cores claras é um dos principais artifícios para dar a sensação de amplitude. Escolha revestimentos e pisos em tons sóbrios, como branco, off White, bege ou tons pastéis – essas cores ajudam na iluminação do espaço.

 

Escolha também tapetes e móveis em tons neutros.  Se quiser deixar o cômodo mais alegre, aposte em cores mais ousadas e fortes em objetos e acessórios, como almofadas e mantas.

 

 

Espelhos

Talvez o truque mais conhecido, os espelhos não apenas dão a sensação de profundidade e grandeza, mas também refletem a iluminação, dando mais claridade ao ambiente.

 

Aposte em uma peça grande, que ocupe boa parte da parede. Só tenha atenção ao local onde o espelho será disposto, para que ele não reflita algo que você não queira mostrar, como uma prateleira que tenha muita informação, por exemplo. Contamos mais sobre como decorar com espelhos

 

 

Iluminação estratégica

A iluminação tem papel importante quando se quer amplitude. Uma ótima alternativa é apostar em balizadores como spots de led para iluminar o ambiente – como são peças embutidas, não ocupam espaço.

 

Pontos de luz estratégicos, com luminárias ou pendentes, também podem deixar o ambiente mais aconchegante. Você pode colocá-los sobre uma peça de arte ou objeto de decoração ou mantê-los nos cantos dos cômodos.

 

Evite abajures ou luminárias de chão, que vão ocupar ainda mais espaço.

 

 

Móveis funcionais

Móveis planejados são uma ótima alternativa para o melhor aproveitamento dos espaços, já que são feitos sob medida, aproveitando cada centímetro do cômodo.

 

Mas eles não são a única alternativa. Você pode escolher móveis menores e com menos profundidade, o que vai deixar mais espaço livre. Outra dica fundamental é encostar a mobília nas paredes, para que a área de circulação fique livre e os móveis não tumultuem o ambiente.

 

Invista também em mesas que tenham acabamento de vidro ou espelho – além de deixarem a decoração contemporânea, são materiais que possibilitam uma melhor circulação de luz e aumentam o campo de visão.

 

 

Piso uniforme

Ter um único piso melhora a comunicação entre os espaços, deixando-os mais integrados e fluidos. Uma ótima opção é o uso de porcelanato, material que pode ser utilizado em todos os cômodos da casa.

 

Dê preferência para as peças lisas, sem desenhos ou texturas. As peças grandes, ao contrário do que muita gente pensa, são as mais indicadas – elas se encaixam muito bem, e dão mais unidade aos ambientes. Outro detalhe importante é o rejunte: quanto menor o espaçamento, mais homogeneidade.

 

Ah, e atenção à aplicação do piso: peças colocadas na vertical aumentam a sensação de amplitude.

 

 

Outros truques

 

  •  Formas retas e decoração clean são mais indicadas para espaços pequenos;

 

  • Ambientes integrados e sem divisões tornam os cômodos mais amplos;

 

  •  Portas de correr ocupam menos espaço e integram melhor os ambientes;

 

  •  Caso o cômodo tenha pé-direito baixo, pinte os rodapés na mesma cor das paredes;

 

  •  Se o pé-direito for baixo, não rebaixe o teto com gesso.

 

E você, já apostou em uma dessas estratégias para ampliar algum cômodo? Conte pra gente!

 

 

Fonte: Casashow