Blog

Decoração moderna: características e inspirações!

18 DE MAIO DE 2022
Compartilhar


 

Um guia completo sobre decoração moderna

 

Se interessa pela decoração moderna, mas não sabe muito bem como acrescentar esse estilo em sua casa? Primeiramente, você precisa saber tudo sobre esse tipo de decoração, o que é, sua história, suas características e fotos de inspiração, aí ficará muito mais simples de inseri-la em sua residência.

 

Acompanhe o post para saber tudo sobre esse tipo de decoração!

 

O que é o estilo moderno?

 

Com frequência ouvimos que uma pessoa, objeto ou decoração são modernas, não é mesmo? Mas será que essa palavra está sendo empregada de forma correta principalmente em relação à decoração moderna? Saber o que é o estilo moderno é fundamental para decidir por um tipo de decoração e quais objetos devem compô-la.

 

 

 

Em algum momento da vida, com toda certeza, você ouviu falar sobre o modernismo, movimento artístico que se desenvolveu no início do século XX na Europa e um pouco mais tarde no Brasil. Está aí a origem da decoração moderna!

 

Quando surgiu o estilo moderno de decoração?

 

A decoração moderna veio junto com a arquitetura moderna, parte do movimento modernista, e era usada para chamar muita atenção de todos, assim como valorizar o uso de materiais ou itens simples e funcionais. O fato é que, até os dias de hoje, as pessoas se sentem atraídas pela decoração moderna e desejam uma casa com suas premissas.

 

Por mais que tenha sido atualizada durante o período modernista, há vários anos, ela continua sendo inspirada nas ideias decorativas daquele período. Diferente disso, a decoração contemporânea passa por mudanças e influências até o momento. Sendo assim, essa é a principal diferença entre a moderna e a contemporânea: a primeira não sofre influências atuais, já a segunda sim.

 

Principais características da decoração moderna

 

As características da decoração moderna têm relação com a escolha de materiais, tipo de iluminação, uso dos móveis e a paleta de cores. Confira as principais particularidades do estilo moderno:

 

 

 

• Escolha por materiais crus, como cimento, madeira e metal;

• Destaque para a iluminação natural, por isso, o uso de janelas grandes é também evidente;

• Estruturas à mostra, como vigas de cimento;

• Paleta de cores monocromática;

• Uso apenas do necessário;

• Linhas retas sem curvas;

• Móveis sem muitos detalhes, tais quais os tradicionais arabescos.

Todas essas características poderiam ser resumidas em “menos é mais”, frase de um dos arquitetos modernistas mais famosos da história: Mies Van Der Rohe. É por isso, inclusive, que as decorações minimalistas dialogam fortemente com as decorações modernas.

 

Como aplicar o estilo moderno em casa?

 

Não acredite em quem diz que o estilo moderno precisa de um alto investimento em móveis de grandes designers, é claro que investir em uma boa mobília é essencial para toda decoração de casa, mas você pode fazer isso de forma mais simples. Aplique o estilo moderno levando em consideração o que mais é necessário em um cômodo.

 

Aqui, o menos é mais não pode sair de sua cabeça. Você pode variar, mas sem exceder. A ideia é deixar o ambiente límpido, livre de excessos e com muita luz natural. Veja exemplos de diversos ambientes e inspire-se:

 

Decoração moderna na sala de estar

 

Invista em muita luz natural e móveis de cores neutras. É interessante também utilizar elementos naturais em alguma parte do cômodo ou nos móveis. Madeira, cimento, couro, metal… são diversas alternativas para aflorar sua criatividade na composição do ambiente.

 

 

Cozinha e sala de jantar com estilo moderno

 

A cozinha é um dos ambientes no qual a decoração moderna mais fica interessante. Se você gostar de mesclar, pode unir as características modernas ao estilo escandinavo, que apresenta tons claro e frios.

 

 

Dormitórios e banheiros modernos

 

Os quartos e banheiros da casa também podem ganhar um visual moderno. A melhor maneira de transformá-los em espaços modernos é inserindo móveis em madeira maciça e detalhes neutros.

 

 

Áreas externas com decoração moderna

 

As áreas externas também podem ganhar um quê de modernidade. O lado bom de escolher esse estilo para esses ambientes é porque ele combina muito bem com madeira e cimento queimado, embora esses componentes sejam mais comuns na decoração rústica e na industrial. Então, se você quer misturar e não “pesar a mão” em um ou em outro, a decoração moderna será sua grande amiga.

 

 

Sem dúvida, transformar e harmonizar os cômodos utilizando essa decoração resultará em conforto, aconchego e personalidade à sua casa, com elementos escolhidos a dedos e que casam muito bem um com o outro.

 

Bem, esperamos ter te ajudado a se inspirar na decoração moderna para transformar a sua casa! Difícil não se apaixonar pelo estilo moderno em decoração, não é? Ele é versátil e múltiplo, perfeito para quem quer modernizar um espaço ou a casa inteira. Que tal conferir também nosso conteúdo sobre 3 modelos de home office para você se inspirar?

 

Fonte: WoodPrime