Blog

Decoração de sala: como renovar a sua usando a criatividade

26 DE JULHO DE 2023
Compartilhar


 

Você já olhou para sua sala e pensou: “Está na hora de mudar a decoração”? Pois bem, não está só nessa jornada! Muitas pessoas desejam renovar o visual da sala, mas nem sempre sabem como começar.

 

Neste artigo, separamos dicas valiosas e criativas para transformar o espaço sem gastar muito e sem a necessidade de realizar grandes reformas. Continue lendo e descubra como dar uma repaginada no ambiente de forma simples, eficiente e com muito estilo!

 

7 dicas para decoração de sala
Quer arrasar na decoração da sua sala? Confira as dicas que listamos para você, a seguir.

 

1. Identifique seu estilo e escolha uma paleta de cores
Antes de começar a transformação, é importante identificar seu estilo pessoal. Você é mais clássico, moderno, rústico ou boêmio? A escolha norteará as decisões relacionadas à decoração. Em seguida, defina uma paleta de cores que combine com seu estilo e com o ambiente. Sejam cores neutras, terrosas, vibrantes ou pastéis, o importante é que dialoguem e criem um ambiente harmonioso.

 

2. Aposte em objetos de decoração versáteis e funcionais
Na hora de escolher os objetos de decoração, opte por peças versáteis e funcionais. Por exemplo, almofadas com capas removíveis e laváveis, vasos usados como porta-treco e pufes que servem como assento extra ou apoio para os pés. Assim, além de embelezar o ambiente, os objetos também terão utilidade no dia a dia.

 

3. Renove o sofá com uma capa de sofá
A capa de sofá é uma opção prática e acessível e proporciona um novo visual ao seu sofá. Assim, não é preciso trocá-lo. Além de proteger o estofado, a capa de sofá, em diversas cores, estampas e tecidos, permite escolher a que mais combina com sua paleta de cores e o estilo de decoração. Outra vantagem é a facilidade de limpeza: basta retirar a capa e lavá-la na máquina. Isso manterá o sofá sempre limpo e bem conservado.

 

4. Invista em iluminação e plantas para um ambiente mais aconchegante
A iluminação tem o poder de transformar o ambiente, inspirando diferentes atmosferas e sensações. Aposte em luminárias de chão, abajures e pendentes para criar pontos de luz mais focados e aconchegantes. As plantas, por sua vez, proporcionam vida e frescor para a sala. Escolha espécies adequadas ao ambiente interno e que não exijam muitos cuidados.

 

5. Reaproveite móveis e objetos
Antes de sair comprando tudo novo, olhe ao redor para saber o que pode ser reaproveitado. Um móvel antigo pode ganhar uma nova função com uma repaginada: estante vira um bar; uma mesa lateral, um aparador, por exemplo. Os objetos de decoração também podem ser repensados: quadros e fotografias são rearranjados, e itens que antes estavam guardados ganham um espaço especial na nova decoração.

 

6. Utilize espelhos para ampliar o espaço
Se a sua sala é pequena, uma ótima dica é utilizar espelhos para transparecer um ambiente maior e mais espaçoso. Os espelhos também ajudam a refletir a luz natural, tornando o ambiente mais claro e agradável e podem ser instalados em paredes inteiras, emoldurados como quadros ou mesmo dispostos em composições criativas.

 

7. Troque as cortinas e tapetes
A simples troca de cortinas e tapetes já faz uma grande diferença na decoração da sala. Escolha modelos que combinem com a paleta de cores e o estilo escolhido para o ambiente. Se você quer um visual mais moderno, opte por cortinas em tecidos mais leves e de cores neutras. Já os tapetes lisos, estampados ou com texturas diferenciadas promovem um toque extra de personalidade ao espaço.

 

A sua sala ficará linda com a Charme do Detalhe
Renovar a decoração da sala não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com criatividade e planejamento, é possível transformar o ambiente sem gastar muito. Quando for fazer a repaginação da sua sala, lembre-se de acrescentar detalhes simples, mas que fazem toda a diferença, como uma bela capa de sofá.

 

Além disso, diversos outros itens podem proporcionar estilo, de maneira prática e acessível, como espelhos, almofadas e cortinas. Então, aproveite as nossas dicas e mãos à obra! Em pouco tempo, sua sala estará de cara nova e ainda mais aconchegante.

 

Fonte: casinhaarrumada.com