Blog

Cuidados com o botijão de gás: veja dicas para uma casa mais segura

21 DE OUTUBRO DE 2022
Compartilhar


Para evitar qualquer risco de intoxicação ou uma explosão que pode causar danos irreversíveis, todas as pessoas devem ter uma certa noção dos cuidados com botijão de gás.

Isso ajuda a evitar vazamentos e mantém a casa, todos os moradores e a vizinhança, em segurança. Para saber mais a respeito desses cuidados, continue a leitura.

 

 

Adquira apenas produtos confiáveis

Preste atenção aos cuidados com o botijão de gás logo na compra. Que tipo de gás entra na sua casa? Para se certificar que está adquirindo um produto de qualidade, fique atento às informações que constam no botijão de gás, mangueira e regulador de pressão: a marca da distribuidora, a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, o selo do Inmetro (qualidade e tecnologia) e o prazo de validade.

 

Botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, com alças soltas, amassados e/ou enferrujados devem ser recusados. Lembre-se de comprar apenas em locais autorizados e com a devida identificação

 

 

Posição do botijão de gás

Aprendemos que o óbvio deve ser dito. Apesar do botijão ficar na vertical na maioria dos lares, algumas pessoas insistem que deixar o botijão na posição horizontal favorece o uso do finalzinho do gás para continuar cozinhando. Isso não é recomendado! Não cumpre o que se propõe e o gás pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

 

 

Teste de vazamento

Considerado um dos principais cuidados com o botijão de gás, o teste de vazamento não deve ser um passo pulado na hora de instalar ou trocar o botijão. Não há segredo na hora de ser realizado e é a principal forma de detectar de forma simples e rápida qualquer vazamento. Acompanhe como o teste deve ser feito:

 

  1. Quando for conectar o regulador de pressão, passe bastante espuma de sabão entre a boca do botijão de gás e a conexão do regulador de pressão.
  2. Se você visualizar bolhas, esse é o sinal de que existe vazamento.
  3. Essa é a hora que você desconecta e repete o procedimento.
  4. Se as bolhas persistirem, solicite imediatamente a troca do produto e leve o botijão para um lugar ventilado depois de ter desconectado tudo dele.

 

Jamais use fósforo ou isqueiro para fazer o teste, pois há alto risco de explosão.

 

 

Ajuste do regulador de pressão

Outra recomendação importante e um dos cuidados com o botijão de gás é não permitir que a instalação do regulador de pressão seja feita com o auxílio de ferramentas. A indicação é que esse ajuste seja feito de forma manual, basta rosquear o regulador no sentido horário. O uso de ferramentas pode causar alguma avaria ou desgastes tanto no regulador quanto na boca do botijão. Além de correr o risco de produção de faíscas, se as ferramentas causarem atrito.

 

 

Onde o botijão deve ser armazenado?

Um dos cuidados com botijão de gás está justamente na preocupação com o local onde ele deve ser guardado. O local precisa ser arejado. Não é recomendado que seja colocado em algum tipo de estrutura ou armário fechado. Existem abrigos específicos para botijões, que podem ser construídos fora da residência, com porta arejada e o espaço ideal para vasilhame, mangueira e registro.

 

Para os casos em que não é possível seguir essa dica, o botijão pode ficar dentro de casa, desde que o local seja arejado, na cozinha ou área de serviço ventilada. A limpeza do local deve ser regular. É importante que o local seja longe de fonte de energia elétrica.

 

Não é recomendado utilizar nenhum tipo de capa no botijão por questões estéticas, pois pode ser uma das responsáveis por propagar chamas.

 

 

Produtos inflamáveis e os cuidados com botijão de gás

Em hipótese alguma, deixe produtos inflamáveis próximos ao botijão de gás. Há risco de explosão, no caso de vazamento. Disponibilizamos abaixo uma pequena lista com produtos inflamáveis que podem ser encontrados facilmente na maioria das casas:

 

  • Álcool;
  • Inseticida;
  • Querosene;
  • Removedor;
  • Alvejante;
  • Embalagens aerossol;
  • Acetona;
  • Gasolina.

 

 

Cuidados com a mangueira do botijão de gás

 

  1. Controle o prazo de validade da mangueira e também do regulador de gás. Esse tipo de produto tem validade padrão de cinco anos. Para garantir segurança e integridade, faça a troca no prazo estipulado.
  2. A mangueira não deve ficar posicionada atrás do fogão. Muito calor pode danificar a peça e causar vazamentos.
  3. Não é permitido fazer extensões na mangueira. Uma mangueira original é comercializada em três tamanhos: 80 centímetros, 1,00 metro e 1,25 metros de comprimento.  Faça o cálculo antes da instalação, de maneira que o botijão fique posicionado a uma distância razoável e que a mangueira não fique muito esticada.

 

Dicas para trocar o botijão

Esse momento não será mais um desafio! Na hora da troca, preste atenção aos cuidados com botijão de gás abaixo:

 

  • Confira se todos os queimadores estão desligados;
  • Na hora da troca, não permita a presença de brasas, chamas ou faíscas;
  • Com cuidado, desenrosque o registro do botijão vazio;
  • O lacre do botijão novo deve ser retirado da seguinte forma: puxe a aba do lacre e retire o anel externo, use esta aba para retirar o disco central que cobre a válvula (posicione a aba como se fosse uma chave de fenda e gire no sentido anti-horário até que o disco se desprenda completamente); encaixe o registro girando em sentido horário até que considere firme.
  • Faça o teste de vazamento.
  • Tudo certo com o teste? Botijão novo pronto para uso!

 

 

Prevenção de acidentes

Já mencionamos que vazamentos de gás podem causar explosões. Além disso, há também os riscos de incêndio, queimaduras e asfixia. Lembra que falamos que não é seguro deixar o botijão na horizontal? Nessa posição, pode haver vazamento de gás na fase líquida. Dentro do botijão, o gás fica sob pressão. Se houver vazamento, na vaporização ocorre absorção do calor. O resultado do contato com o gás dessa forma são as temidas queimaduras.

 

Há ainda o risco de asfixia, pois o gás tem efeito anestésico. Se vazar, ele expulsa o oxigênio e se instala por todo o ambiente porque é mais pesado que o ar. Tomando todos os cuidados com botijão de gás, ao manipular e no uso em si, podemos evitar todos esses acidentes.

 

 

Cuidados ao utilizar fogão que não possui acendedor automático

Mexer com fogo é algo que pede atenção. Sempre que for utilizar o fogão ou forno em que precise de fósforo ou um acendedor manual, só libere o gás quando já tiver pronto para colocar fogo. Se liberar o gás e ainda for procurar o fósforo, o risco de um acidente é enorme, pois o gás já pode ter tomado conta da região do fogão e causar um acidente na hora que acender a chama.

 

Lembre-se que esse cuidado é válido para as bocas do fogão e também para o forno, que é um local fechado e pode causar uma explosão em situações como essa. Em caso de emergência, ligue para 193, que é o telefone do Corpo de Bombeiros. Então, a ordem correta é acender a chama e depois liberar o gás.

 

 

Transportando botijão de gás no caminhão

Essa dica é para caminhoneiros evitarem multas ao transportar seus botijões de gás para uso pessoal. Os cuidados com botijão de gás vão do transporte ao uso. O transporte, armazenagem e uso devem ser feitos com o botijão sempre na vertical, isso evita com que haja vazamento do gás GLP. Mesmo vazio, o botijão não deve ser exposto à altas temperaturas, fique atento! O botijão que está sendo usado, devo estar a uma distância mínima de 80 cm do fogo.

 

 

Atenção com ralos e caixas de esgoto

Nossa última dica de cuidados com botijão de gás é para lembrá-lo de sempre manter o botijão longe de ralos, caixas de esgoto e grelhas de escoamento de água. Lembram que falamos que o gás é mais pesado que o ar? Por esse motivo, se ocorrer qualquer vazamento, o gás pode se infiltrar nesses locais e provocar explosões se entrar em contato com alguma chama ou faísca.

 

Muito obrigada por chegar até aqui. Se você gostou das nossas dicas e aprendeu a trocar botijão de gás conosco, nos conte nos comentários. Agora que você já conhece todos os cuidados com botijão de gás, compartilhe também nas suas redes sociais. Colocando todas essas informações em prática, cozinhar será mais seguro.

 

Fonte: Decorfacil