Blog

Conheça os principais tipos de forro para o teto da sua casa

19 DE JANEIRO DE 2023
Compartilhar


Escolher um forro para sua casa que combine com o seu estilo é uma missão que muitas vezes pode passar despercebida no momento de reformar ou construir, mas que impacta o resultado da obra.

 

Por isso, saber quais são os tipos de forro para teto disponíveis no mercado e selecionar o modelo ideal para seu imóvel é super importante, não apenas para agregar o visual do seu lar, mas também por outras razões.

 

Na hora de escolher o melhor tipo de forro, é preciso considerar diversos pontos, como a durabilidade do material, sustentabilidade, a instalação e o valor que você pode investir.

 

Sabemos também da importância de fazer boas escolhas em cada detalhe para definir o acabamento. Afinal, serão os revestimentos, pinturas e a decoração final que vão deixar a sua casa do jeitinho que você tanto sonha.

 

Conhecer os tipos de forro para teto é um facilitador na hora de escolher a melhor opção para a sua residência. Pensando em te ajudar, neste artigo trouxemos os materiais mais utilizados, suas vantagens e dicas de instalação. Acompanhe a seguir!

 

 

Qual é a finalidade de instalar forro no teto?

O forro pode cumprir diversas funções em uma residência. Nesse sentido, a escolha deve ser feita baseada em aspectos que mais combinam com você e com o seu imóvel, pois isso vai trazer sua personalidade à tona.

 

Entre as principais finalidades, por ser mais visível, temos a estética. Um forro bem planejado serve para esconder não só o telhado aparente, mas também as vigas, blocos, fiação e tubulações que passam pela parte superior.

 

Inclusive, se você estiver reformando ou construindo uma casa, procure manter essas instalações do lado de fora da laje e escondê-las com o forro de sua escolha. Neste formato, as futuras reformas e manutenções tornam-se muito mais simples e econômicas.

 

Outra função do forro é a sua capacidade de isolamento térmico e acústico, mantendo o imóvel mais aconchegante e confortável.

 

No entanto, é importante saber que nem todos os tipos oferecem essas vantagens. Alguns fornecem apenas o isolamento térmico, outros proporcionam apenas o isolamento acústico e alguns não oferecem nenhum dos dois.

 

 

Principais tipos de forro para teto

Para te ajudar a escolher a opção perfeita para o projeto, listamos quais são os forros para teto que estão em alta, seus prós, contras e principais características. Confira!

 

 

Forro de PVC

Este tipo de forro é um dos mais utilizados devido a sua alta durabilidade e facilidade de instalação.

 

O forro de PVC dispensa acabamentos, não necessita de pintura ou verniz por tratar-se de um material de plástico já pronto para aplicação. Uma vez colocado ele pode durar até 40 anos!

 

Vantagens do forro de PVC:

 

  • Fácil instalação;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Alta durabilidade;
  • Fácil de limpar e apresenta alta resistência à umidade;

 

Desvantagens:

 

  • Não funciona como isolante térmico e acústico;
  • Baixa resistência a temperaturas altas, por isso é bom evitar colocá-los em locais expostos a muito calor, como áreas externas, cozinhas e churrasqueiras;
  • Esteticamente não é dos mais bonitos.

 

Na maioria das vezes, ele é vendido na versão tradicional branca. Porém, também é possível encontrar variedade de modelos no mercado, inclusive imitando madeira.

 

 

Gesso

Esse é um dos tipos de forro para teto mais utilizados por projetistas e decoradores. Como o material é muito versátil, possibilita construir sua estrutura da forma que mais combina com os mais diferentes espaços.

 

Na decoração, ele é muito utilizado quando são instalados iluminações embutidas e rebaixamentos de tetos, deixando o ambiente mais aconchegante e confortável.

 

O forro de gesso pode ser encontrado em dois principais tipos de acabamento:

 

  • Tradicional (não modulado): são utilizadas placas moldadas encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. Apresenta um bom custo-benefício;
  • Gesso acartonado (Drywall): as placas de gesso acartonadas são fixadas em uma estrutura de metal. É uma solução para quem busca uma instalação prática, com o mínimo de sujeira e um excelente acabamento.

 

Vantagens do forro de gesso:

 

  • Isolante acústico e térmico;
  • Instalação fácil e prática;
  • Auxilia na instalação de iluminações diferentes, como spots de luz, trazendo um aconchego melhor para o ambiente;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Facilidade de manutenção.

 

Desvantagens:

 

  • Fácil absorção de umidade do ambiente, por isso é bom evitar a aplicação do material em áreas úmidas, como banheiro ou áreas externas;
  • Instalação, principalmente com o gesso tradicional, pode gerar muita sujeira.

 

 

Cimento aparente

Esse tipo de forro vem se tornando popular entre as pessoas que procuram uma decoração mais moderna e sofisticada, trazendo um ar industrial para residências ou comércios.

 

A proposta do concreto aparente é aproveitar a estrutura da laje. Por esse motivo, ele é fácil, de rápida instalação e acabamento.

 

Vantagens do forro de cimento aparente:

 

  • Alta resistência a umidade, podendo ser utilizado em diversas áreas, inclusive banheiros;
  • Não necessita de pintura, tornando-se de rápida aplicação;
  • Baixo custo;
  • Alta tendência nas decorações industrial e contemporânea.

 

Desvantagens:

 

  • Diminui a luminosidade do ambiente, por isso é necessário definir novos pontos de iluminação, artificial e natural, para que o espaço não fique escuro;
  • Baixo isolamento acústico e térmico.

 

 

Fibra mineral

Também conhecido como forro modular, este material é muito utilizado em ambientes corporativos devido ao seu baixo custo. Ele é constituído por diversas placas suspensas e presas no teto, facilitando a manutenção da parte interna do forro, como a iluminação.

 

Vantagens do forro de fibra mineral:

 

  • Fácil instalação;
  • Alta durabilidade;
  • Facilidade em reformas e manutenção;
  • Variedade de acabamento.

 

Desvantagens:

 

  • Baixa resistência contra umidade, podendo surgir manchas com o tempo;
  • Limpeza um pouco mais complicada.

 

 

Madeira

Também conhecido como Lambri, nome dado às lâminas de madeira encaixadas para sua composição, esse tipo de forro traz um ar mais sofisticado à decoração do ambiente. Embora seja mais caro, quando o material é bem escolhido, sua durabilidade é muito alta.

 

Vantagens do forro de madeira:

 

  • Esteticamente muito bonito e atemporal, combina com diferentes tipos de decoração;
  • Oferece isolamento térmico e acústico;
  • Instalação rápida;
  • Sustentável;
  • Alta durabilidade.

 

Desvantagens:

  • Baixa resistência a umidade e calor;
  • Manutenção periódica para evitar infestação de possíveis pragas.

 

 

Como escolher o melhor tipo de forro para teto?

Como existe uma grande variedade de forros, fica ainda mais difícil na hora de decidir qual a melhor para a sua casa, trazendo a indecisão à tona, não é mesmo?

 

No entanto, ao considerar alguns aspectos-chave sobre a sua construção, a escolha torna-se mais fácil e certeira. Acompanhe algumas dicas: 

 

1. Veja onde o forro será instalado

Antes de tudo, defina se o forro será instalado em um ambiente de alta ou baixa umidade, e se ele será instalado em uma área externa com muita ou pouca exposição ao sol.

 

Como vimos anteriormente, alguns dos forros não são recomendados para ambientes com muito calor e podem ter seu tempo de vida útil afetado, exigindo uma reforma em um curto período.

 

Além disso, também analise se o ambiente precisa estar isolado térmico ou acusticamente. Assim, fica mais fácil escolher um dos tipos de forro para o teto da sua casa.

 

2. Faça um orçamento para o projeto

Alguns materiais acabam sendo mais baratos que outros. Por esse motivo, dependendo do orçamento disponibilizado para a instalação do forro, considere o custo benefício.

 

Essa informação torna sua escolha mais fácil em um momento de indecisão, já que afunila algumas das diversas opções de forros que você encontra no mercado.

 

3. Pense bem no estilo que você quer ter na decoração

Dependendo do imóvel, sendo uma residência urbana, comércio, chácara ou casa na praia, o estilo de decoração vai influenciar na escolha do forro.  Por isso, ao projetar o design do interior, considere o que deseja transmitir: conforto, aconchego, calor, contemporaneidade, etc.

 

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre todos os tipos de forro para teto, ficou mais fácil decidir seus próximos passos na reforma e na construção, né? Nestes momentos, é importante uma pesquisa detalhada para compreender as funcionalidades e características desse item tão importante.

 

Para construir um imóvel de alta resistência e durabilidade, é indispensável contratar profissionais qualificados para as instalações. Também é importante investir em materiais de alta qualidade.

 

Quer aprender tudo sobre construção e decoração? Continue de olho em nosso blog e fique por dentro das novidades!

 

 

Fonte: Tocaobra