Blog

Conheça as principais plantas de cada estação

28 DE MARÇO DE 2023
Compartilhar


Cada estação do ano possui características próprias e especiais durante o período em que acontecem. Agora, você sabia que as plantas também acompanham essas mudanças?

 

Seja no verão, outono, inverno ou primavera, toda estação tem a sua determinada influência no cultivo da planta. Por isso, é muito importante conhecer as especificações para entender qual o momento mais favorável para elas.

 

Geralmente, associamos a primavera como a estação oficial das flores. Entretanto, as demais estações do ano também têm suas plantas típicas. Entender essas variações é o primeiro passo para ter um jardim maravilhoso!

 

Como saber o que plantar?

 

Se você é leigo no assunto, não se preocupe! É pesquisando e lendo sobre a temática que descobrimos um universo enorme de possibilidades. Entendendo qual planta cultivar em determinada época do ano, você saberá como deixar seu jardim mais bonito e diverso.

 

Existem inúmeras variedades de plantas no mundo, mas compreender como elas vão se adaptar, de acordo com as temperaturas, por exemplo, é fundamental. Não adianta se empolgar e escolher sem pesquisar antes, pois isso só te deixará frustrado(a), caso não atenda suas expectativas. Todo cuidado é pouco nessa hora!

 

Plantas são bastante complexas e sensíveis às variações que acontecem no ambiente em sua volta, então não deixe de atentar-se aos detalhes antes de cultivá-las.

 

O que plantar na primavera e no verão?

 

Como dito anteriormente, é senso comum que a primavera é a época das flores. Isso acontece porque é nesse período que a maioria delas floresce e os polinizadores aparecem nos jardins em maior quantidade.

 

Entre as diversas espécies propícias para a primavera, algumas são as mais cultivadas. As gérberas são um grande exemplo. Embora sejam extremamente adaptáveis em qualquer tipo de solo, é na primavera que elas encontram seu ápice, exibindo suas cores vivas e impressionantes.

 

Outras opções típicas da primavera são: a lâmia (só florescem nessa época), o dente-de-leão, pessegueiro, jasmim e as rosas. É importante ficar atento para mantê-las em uma luz ideal e em temperatura amena.

 

Já para a época de altas temperaturas, no verão, são necessários cuidados redobrados para a sobrevivência das espécies. As principais plantas, resistentes ao calor, são as orquídeas, margaridinhas, buddlejas, artemísias e amor-agarradinho. Regar diariamente e pulverizar as plantas é recomendado para não deixá-las ressecadas.

 

E no outono e inverno?

 

O outono é conhecido por ser a época em que poucas espécies de plantas conseguem florescer. Essa ausência acontece por ser um momento de equilíbrio e renascimento, em que as flores dão lugar para as folhas.

 

Algumas espécies típicas do outono são: o girassol, a capuchinha, a campânula e a dália. É muito importante cuidar do adubo nesse período para que as espécies cresçam saudáveis.

 

Para o inverno, as plantas típicas são mais resistentes às baixas temperaturas, sobrevivendo até mesmo em geadas. As mais conhecidas são as camélias, as azaleias e a cerejeira-do-japão.

 

Fonte: Jardimpark