Blog

Conheça 5 plantas medicinais e seus principais usos

26 DE MAIO DE 2023
Compartilhar


Você sabe como as plantas medicinais podem ser usadas para beneficiar a sua saúde? Continue lendo e confira alguns exemplos!

 

Não é de hoje que algumas espécies de plantas são utilizadas no tratamento e no alívio de diversas doenças e sintomas. Na verdade, as chamadas “plantas medicinais” fazem parte da história da humanidade e, há muito tempo, são usadas como remédios naturais que beneficiam o organismo humano.

 

Mas você conhece os principais tipos e sabe como usá-las da forma correta? Separamos algumas dicas para ajudar você nessa hora. Confira a seguir!

 

O que é uma planta medicinal?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), planta medicinal é: “todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser usadas para finalidades terapêuticas ou que sejam precursoras de fármacos semissintéticos”.

 

Ou seja, plantas medicinais são aquelas que auxiliam na cura ou no tratamento de doenças – mas atenção: elas não substituem medicamentos, e o seu uso deve ser acompanhado por um médico especialista.

 

A sua forma de uso varia: geralmente, essas plantas são consumidas como chás, mas em alguns casos, são usadas como óleos essenciais ou pomadas, tudo depende da espécie e da indicação. Veja a seguir as 5 espécies mais conhecidas:

 

As 5 espécies de plantas medicinais mais usadas

  • Babosa: conhecida também como aloe vera, a babosa é uma planta medicinal que merece destaque! No interior de suas folhas, há um gel que pode ser utilizado tanto no tratamento de cicatrizes, queimaduras, tratamento de pele, e até mesmo como um hidratante capilar. Além disso, o seu suco é indicado para facilitar a digestão e possui ação anti-inflamatória.

 

  • Camomila: uma das plantas medicinais mais famosas, a camomila está presente no dia a dia de quem deseja ter um sono tranquilo ou aliviar o estresse rotineiro. Suas propriedades ansiolíticas e calmantes são extremamente conhecidas, mas além delas, a camomila também conta com propriedades digestivas que auxiliam no tratamento de problemas estomacais.

 

  • Cavalinha: uma das plantas medicinais mais importantes, a cavalinha tem um alto teor de minerais que são essenciais para o organismo humano. Além disso, ela é fonte de antioxidantes, possui ação anti-inflamatória e digestiva.

 

  • Capim-santo: conhecido como erva-cidreira, o capim-santo é muito utilizado como analgésico para aliviar cefaleia, dores de estômago ou abdominais. Ele também alivia a febre e é usado como antirreumático, além de ser um aliado no tratamento de doenças digestivas.

 

  • Carqueja: a carqueja é uma espécie de planta medicinal que regula o funcionamento do intestino e do fígado. Além disso, o seu chá é muito consumido por pessoas diabéticas, pois suas propriedades agem na redução dos níveis de glicose. Rica também em antioxidantes, a carqueja pode diminuir o colesterol ruim do sangue e beneficiar pessoas que sofrem com hipertensão.

 

Existem inúmeras espécies de plantas medicinais, cada uma com suas propriedades e indicações. Antes de tomar algum chá de alguma espécie para tratar alguma doença ou sintoma, consulte sempre um médico especialista.

 

E você? Consome alguma planta medicinal? Conte pra nós!

 

Fonte: Jardim das ideias