Blog

Como organizar a geladeira: passo a passo

22 DE JUNHO DE 2022
Compartilhar


Ao abrir a geladeira você tem vontade de ficar admirando a organização dos alimentos ou vontade de sair correndo por não encontrar nada que precisa? Se você não gosta do que vê, é sinal de que ela precisa de uma boa arrumação.

 

Você entende a sua geladeira?

Primeiro de tudo é importante a gente entender como funciona a geladeira. Dentro dela existe uma circulação de ar, que vem de cima e de baixo. O ar que vem de cima é mais frio e, consequentemente, mais denso. Portanto, ele desce e refrigera todo o interior.

 

Em contrapartida, o ar quente que está lá embaixo, é mais leve e, por isso, ele sobe mais rápido. Essa troca entre ar quente e ar frio acontece o tempo todo dentro da geladeira e é chamada de corrente de convecção. Nome bonito né?

 

Aí, você deve estar pensando: ‘’mas como essa corrente de convecção vai me ajudar a organizar a minha geladeira?”.

 

Essa troca entre ar frio e ar quente nos ajuda a entender que as prateleiras e compartimentos da geladeira podem ter temperaturas diferentes. E, isso tem influência direta na forma de organizar a geladeira. Afinal, guardando corretamente os alimentos no local que tem a melhor temperatura para eles, é possível conservar, organizar e encontrar tudo que precisa com mais facilidade.

 

Como se preparar para organizar a geladeira

Organizar a geladeira não é apenas deixá-la bonita, é importante que isso ajude a tornar a rotina mais prática, com os alimentos sendo encontrados facilmente e prontos para serem consumidos. Mas antes da organização, é importante limpar a geladeira, higienizar os alimentos e colocá-los em potes com tampas para protegê-los e evitar que o cheiro deles seja absorvido por outros alimentos.

 

A seguir um passo a passo para preparar a organização da geladeira. Olha só.

 

1. Limpe a geladeira

Tire tudo que tem dentro da geladeira e limpe por dentro. Além de organizada, é fundamental que a geladeira esteja limpa, para que não haja risco de entrada de microrganismos e bactérias prejudiciais à saúde.

 

Esvazie as prateleiras e com um pano e um pouquinho de vinagre branco limpe toda a parte interna do aparelho. Evite usar produtos químicos, pois eles podem ser abrasivos e contaminar os seus alimentos. O vinagre, além de limpar, também ajuda a criar uma proteção na sua geladeira. Isso porque ele conta com uma substância chamada ácido acético, capaz de desengordurar e desinfetar o local onde é aplicado.

 

2. Jogue fora o que estiver vencido

Jogue fora o que estiver vencido e deixe apenas o que irá voltar para a geladeira ou, caso tenha feito compras, deixe tudo que é de geladeira no seu campo de visão. Assim você não corre risco de esquecer algo fora da geladeira.

 

3. Higienize tudo e guarde em potes com tampa

Antes de guardar algo na geladeira é fundamental higienizar o produto. As mercadorias são manuseadas por diferentes pessoas e podem facilitar o contato com microrganismos prejudiciais à saúde. Então, limpe todas as embalagens com água e sabão na pia ou com um borrifador com álcool 70%. Em seguida, seque tudo com um pano limpo ou uma toalha de papel.

 

Alimentos que estão na embalagem não precisam ser colocados em potes, como iogurtes, frios que estão fechados e também os legumes. No entanto, comidas prontas ou ingredientes que já foram abertos devem ser colocados em potes com tampa ou plástico filme. Nunca deixe uma embalagem aberta dentro da geladeira, pois o alimento que estiver dentro dela pode absorver o cheiro de outro alimento.

 

Os potes são grandes aliados da organização da geladeira. Pois diminuem a chance de contaminação dos alimentos armazenados e contribuem para que tudo fique visível. Uma boa dica é investir naqueles potes com tampa transparentes, pois é fácil de ver o que tem dentro deles. Mas se você preferir pode usar outro tipo de pote colorido e até mesmo embalagem de sorvete. Nesse caso, vale colocar uma etiqueta para ajudar a identificar o que tem em cada recipiente.

 

Como armazenar os vegetais

Depois de lavar as verduras folhosas, seque bem e coloque-as em saquinhos plásticos junto com uma toalha de papel. Dessa maneira elas ficarão protegidas e prontas para o consumo. Os legumes, depois de higienizados, podem ser guardados diretamente na gaveta.

 

Como organizar a geladeira

Como a geladeira tem temperaturas diferentes, é importante saber onde guardar cada tipo de alimento. Agora que a geladeira já está limpa e os alimentos higienizados é hora de organizá-los.

 

Porta da geladeira

A porta da geladeira é o local em que há mais alteração de temperatura, pois ela entra em contato com o calor no momento em que está aberta. Sendo assim, o ideal é guardar alimentos que não são tão sensíveis a essa mudança de temperatura, como:

 

• Molhos

• Condimentos

• Geleias

• Sucos industrializados

• Bebidas alcoólicas

• Água

• Refrigerantes

 

Use os compartimentos e espaços da porta da sua geladeira para guardar o que precisa, mas preste atenção ao peso dos produtos para não sobrecarregar o local.

 

Primeira prateleira

A primeira prateleira é ideal para guardar alimentos que estão prontos para serem consumidos ou que necessitem de refrigeração constante para se manterem frescos:

 

• Comidas prontas

• Ovos

• Manteiga

• Margarina

 

 

Prateleiras intermediárias

As prateleiras intermediárias podem ser usadas para armazenar itens que não precisam de refrigeração máxima. Isso porque elas estão localizadas a partir da segunda prateleira, uma região que recebe o ar frio, mas não de maneira tão intensa quanto as prateleiras superiores. Sendo assim, elas podem armazenar:

 

• Leite

• Doces

• Alimentos enlatados

 

 

Partes de baixo da geladeira

As gavetas de baixo da geladeira são perfeitas para guardar legumes e verduras. Pois esses locais são os que recebem menos ar frio, o que ajuda a evitar que os alimentos in natura congelem.

 

Se possível, guarde as verduras e legumes dentro das gavetas. Os vegetais folhosos, como já explicamos, podem ser colocados dentro de saquinhos. Já os legumes podem ser colocados diretamente dentro da gaveta.

 

Evite colocar frutas e legumes juntos. Por mais que todos sejam alimentos naturais, as frutas podem acelerar o processo de decomposição das verduras. Coloque na geladeira os morangos e as uvas. E guarde as frutas maduras dentro de potes fechados.

 

Gostou das dicas? Aproveite para ler também: 5 dicas para a higienização da sua casa!

 

Fonte: Consul