Blog

Como manter minhas plantas bonitas?

28 DE SETEMBRO DE 2022
Compartilhar


A possibilidade de cultivar plantas em casa é algo que traz charme e tranquilidade para o seu lar, permitindo uma maior sensação de bem-estar e de conexão com a natureza.

Mas para que essa experiência seja a mais proveitosa e produtiva possível é fundamental garantir as melhores condições para o desenvolvimento da planta.

Nesse sentido, você deve seguir algumas dicas para manter as suas plantas sempre bonitas e saudáveis.

Conheça alguns desses cuidados!

 

Necessidade de água

O primeiro aspecto a se levar em consideração na hora de cultivar uma planta é entender a importância que a água tem nesse processo, já que se trata do recurso mais comum para deixar as plantas saudáveis e mais verdes.

A rega deve ser feita a partir das características da planta. Algumas vão precisar de uma quantidade diária de água, enquanto outras conseguem viver satisfatoriamente apenas com uma rega por semana.

Muitas plantas preferem a umidade, não apenas em suas raízes, como também em suas folhas, fazendo com que seja indicado o uso de pulverizadores à distância, que garantem a hidratação de todas as folhas.

Há casos ainda de plantas que não gostam muito de água, geralmente as originárias de locais desérticos ou com muita areia na composição do solo.

O ideal, de qualquer modo, é conhecer bem a planta que você deseja criar e, sempre que possível, tocar a terra com o dedo. Ao sentir que a terra está meio úmida, o recomendável é não molhar a planta.

 

Solo, troca de vaso e poda

Além da necessidade de rega adequada, você precisa ser capaz de reconhecer se uma planta necessita de um solo mais úmido ou mais seco. Normalmente, é possível identificar na embalagem para qual espécie de planta o solo é apropriado.

Em plantas de vaso, por exemplo, o mais indicado é que a camada do fundo tenha cerca de 3 cm de pedras ou de argila expandida, evitando o acúmulo de água na parte inferior do vaso, o que impede a presença de fungos.

Também é essencial ter em mente que, mesmo as plantas e a terra precisando de umidade, o uso da água deve ser racional. Sendo assim, os vasos necessitam ter furos na parte inferior, para que o excesso seja drenado.

Quando uma planta cresce demais e as raízes passam a ocupar boa parte do vaso, preenchendo o espaço da terra e gerando uma menor absorção de nutrientes, é preciso adotar algumas medidas.

Esse pode ser o momento de trocar de vaso, buscando um maior, que permita a renovação da terra, com a aplicação de uma nova camada de drenagem no fundo do vaso, para evitar que a água se acumule.

Em alguns casos não é necessário trocar o vaso, bastando apenas podar a planta. O corte de alguns galhos e folhas economiza o gasto de energia da planta, deixando-a mais bonita e saudável, além de possibilitar mais espaço para outras folhas se desenvolverem.

 

Limpeza

O acúmulo de pó nas folhas pode prejudicar a respiração da planta. A quantidade de poeira e de contaminação do ar podem afetar a quantidade de sol que ela recebe, comprometendo a sua saúde.

Desse modo, a limpeza das folhas e a exposição da planta ao sol são imprescindíveis.

Para manter as plantas limpas e verdes, as suas folhagens devem ser higienizadas com um pano limpo e úmido, sem o uso de nenhum produto de limpeza.

Uma outra técnica para limpar as plantas pode ser por meio de escovas macias. Nesse caso, você deve ter um cuidado especial em relação ao tipo de planta e à delicadeza do processo, pois algumas espécies são mais frágeis e podem danificar com facilidade.

Fonte: Jardimpark