Blog

Como limpar o ventilador de teto: 6 passos para retirar a sujeira

20 DE NOVEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

A poeira acumulada prejudica o desempenho do aparelho e a saúde da família. Confira nossas dicas e descubra como fazer a limpeza do ventilador de forma simples e fácil!

Você sabia que ligar um ventilador sujo faz mal para a saúde? Apesar de ser um grande aliado para diminuir o calor, ele pode se tornar o inimigo da família se não passar por uma limpeza adequada de tempos em tempos.

Isso porque, quando ligamos o aparelho, a poeira acumulada nas hélices se espalha pelo ar e é inalada por quem está no ambiente, podendo provocar ou piorar doenças respiratórias e alergias. Além disso, a sujeira impede que o ventilador funcione da melhor maneira possível, correndo o risco de danificá-lo totalmente em casos mais graves.

Para evitar sufocos no verão e garantir o bem-estar de toda a família, a gente te conta 6 dicas para limpar o ventilador de teto sem complicações. Confira a seguir!

1. Separe os itens necessários para a limpeza

Para começar, reúna tudo o que vai precisar para fazer a higienização. Opte por panos ou esponjas para tirar a sujeira das hélices. Já para o motor, dê preferência para espanadores, pincéis ou hastes flexíveis. 

Você também pode utilizar produtos multiuso prontos ou preparar uma mistura para limpar o ventilador com ingredientes que você costuma ter em casa. Uma das receitas mais comuns é a de vinagre com água e detergente neutro. Para facilitar a limpeza, você pode juntar todos os ingredientes em um borrifador e aplicar no local desejado. Se não tiver um spray, é só colocar tudo em um balde, pote ou outro recipiente que tiver em casa.

2. Conte com a ajuda de uma escada

Para limpar o ventilador de teto você também vai precisar de uma escada. Como ele está preso no alto e não tem como desmontá-lo para fazer a limpeza, é importante que você tome muito cuidado durante a execução da tarefa.

Já adiantamos que utilizar um banquinho para alcançá-lo não é uma boa ideia: ao contrário da escada, ele não foi feito para você subir em cima. Portanto, pode acabar quebrando ou deslizando, causando quedas e acidentes domésticos. Para manter sua integridade física, opte sempre pela escada quando precisar pegar algo no alto, ok?

3. Limpe as hélices com produtos de limpeza

Chegou a hora de botar a mão na massa: se utilizar um borrifador, é só aplicar o produto de limpeza escolhido nas hélices e passar um pano úmido para retirar a poeira. Se preferir juntar os ingredientes da receita para limpar o ventilador em um balde, molhe o pano na mistura e torça-o para tirar o excesso de líquido.

Para não danificar nenhum componente, é importante que você passe o pano com delicadeza e sem se apoiar no aparelho. Se o ventilador esteja muito sujo, repita o processo quantas vezes for necessário, sem aplicar muita força.

4. Tire a poeira acumulada do motor

Quando estiver limpando o ventilador, tome cuidado para não molhar a parte do motor. Em vez de usar produtos líquidos, tire o pó do componente com um espanador ou pincel. As hastes flexíveis também são ótimas aliadas para remover a sujeira daqueles cantinhos difíceis de encostar.

5. Faça a limpeza regularmente

O segredo para limpar o ventilador de forma fácil é mantê-lo sempre limpo: com higienizações frequentes, você evita que ele acumule muita sujeira e torna a tarefa mais simples e rápida.

Não existe um intervalo fixo para a limpeza. Entretanto, nos meses mais secos, é comum que os níveis de poeira aumentem. Por isso, recomendamos checar o estado do ventilador a cada quinze dias. Se houver a necessidade de limpá-lo, é só seguir o passo a passo acima.

6. Conte com o Seguro Residencial da Porto para cuidar da casa!

Por fim, nossa última dica é: conte com a Porto Seguro para cuidar da sua casa. A gente sabe que limpar um ventilador é uma tarefa relativamente simples, mas existem diversas outras que exigem mais cautela ou conhecimento técnico, como mexer na fiação, consertar eletrodomésticos e trocar telhas do telhado.

Sempre que precisar, é só chamar a gente: com o Seguro Residencial, você protege seu imóvel contra incêndios, roubos, problemas elétricos, vidros quebrados e danos a terceiros. Além disso, ao contratar o seguro você tem direito à Assistência Residencial da Porto Seguro: um serviço gratuito e 24 horas para emergências e reparos na casa.

Você pode acionar o Seguro Residencial para as seguintes situações:

  • Reparos hidráulicos e elétricos;
  • Desentupimento;
  • Manutenção de telhas e calhas;
  • Conserto de eletrodomésticos;
  • Chaveiro residencial.

 

Fonte: Porto Seguro