Blog

Como desentupir pias e ralos de forma eficiente

30 DE OUTUBRO DE 2023
Compartilhar


 

Quando a pia ou o ralo entope, o transtorno costuma ser grande. Mas é preciso saber a forma correta de resolver o problema para não acabar estragando a tubulação e causando ainda mais aborrecimentos, como vazamentos e infiltrações. Por isso, nós montamos um guia com as melhores dicas para desentupir ralos do jeito certo. Continue lendo e descubra!

Antes de começar…

Vale lembrar que sempre é melhor prevenir do que remediar. Por isso, o ideal é não deixar a pia e o ralo entupirem.

Use uma redinha na pia para evitar que os restos de alimentos desçam pela tubulação. Assim, quando terminar de lavar os pratos, é só retirar a rede e descartar os restos.

Já para o banheiro, é importante tirar com frequência os fios de cabelos que costumam ficar presos no ralo. Você pode tirá-los com um arame em forma de gancho ou outra ferramenta semelhante.

5 dicas para desentupir pias e ralos

Desentupidor de borracha

Essa é a opção mais prática e também a mais segura. Basta pressionar o desentupidor na pia entupida ou no ralo e repetir o movimento até que toda a sujeira saia e a água volte a fluir normalmente. Lembre-se de deixar a pia ou o tanque com um pouco de água para auxiliar no processo.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Esses dois ingredientes são bastante comuns na cozinha, mas também podem ser ótimos aliados para lidar com entupimentos. É só usar a proporção de uma porção de bicarbonato de sódio para duas de vinagre e despejar na área entupida.

Ou seja, se você usar 5 colheres do primeiro, precisa usar 10 colheres do segundo. Em seguida, basta fechar a abertura da pia ou do ralo e esperar 30 minutos.

Depois de meia hora, caso ache necessário, você pode jogar água fervente para ajudar a dissolver ainda mais os restos que ficaram na tubulação. Se achar que a estrutura não suporta a temperatura, use água morna.

Arame trançado

Arames de aço maleável podem ser encontrados em lojas de construção com certa facilidade e são muito úteis para desentupir pias e ralos. É só juntar três arames e fazer uma trança com eles, formando um gancho em cada ponta.

Depois, enfie o arame trançado no cano entupido e rode para que ele desobstrua o que estiver no caminho. Lembre-se de retirar a sujeira puxando para cima, sem forçá-la para baixo, pois isso pode piorar ainda mais o problema.

Detergente e sabão em pó

A combinação de detergente e sabão em pó é muito eficiente para desentupir pias e ralos quando o problema for apenas gordura. Ferva de 4 a 5 litros de água e coloque uma quantidade generosa dos dois itens. Em seguida, despeje lentamente no ralo.

Caso a tubulação seja frágil, você pode preparar duas misturas diferentes: uma com água quente e outra com água fria. Comece despejando a água quente e alterne entre as duas quando a água começar a descer.

Refrigerante

Refrigerantes à base de cola são ótimos para acabar com entupimentos leves. Você só precisa despejar a bebida lentamente na pia e esperar ela fazer efeito. Uma garrafa de 2 litros costuma ser suficiente para resolver o problema e você vai notar que está dando certo quando o nível do líquido começar a descer.

Como prevenir entupimentos

Com essas dicas, você evita que a pia e o ralo fiquem congestionados e evita o estresse no dia a dia. Olha só:

  • Evite pentear os cabelos durante o banho ou na pia do banheiro.
  • Retire toda gordura dos utensílios com um guardanapo de papel antes de lavá-los na pia da cozinha.
  • Nunca despeje óleo diretamente na pia.
  • Caso tenha animais de estimação, procure retirar todos os pelos da roupa antes de lavá-las no tanque.
  • Além disso, procure sempre conferir se o escoamento da água está funcionando normalmente, pois é mais fácil resolver o problema assim que notar alguma dificuldade.

 

Fonte: Porto