Blog

Casa e cor: conheça o poder das cores na rotina do lar

14 DE MARÇO DE 2023
Compartilhar


As cores têm poder. Conseguem humanizar, estimular, afastar ou curar. Podem incentivar a criatividade e a intuição, muitas vezes apenas utilizando objetos com determinadas cores.

 

Entre as mais variadas formas de harmonizar ambientes, as cores podem ser uma alternativa de sucesso, seja nas paredes, portas, objetos, elementos decorativos ou, até mesmo, no teto.

 

Paredes brancas ou coloridas? Tons escuros ou pasteis? As relações entre casa e cor podem ser as mais variadas, desde que bem pensadas para trazer harmonia, equilíbrio e bom gosto ao espaço. Para isso, leve em conta aspectos emocionais e funcionais das cores, além da personalidade do dono.

 

Tonalidades quentes, por exemplo, proporcionam alegria, otimismo, alto astral e estimulam o apetite. Já as cores frias atuam como tranquilizantes, refrescantes, além de provocar a introspecção.

 

Mas é importante saber dosar, uma cor quente em excesso, como o vermelho, pode causar irritabilidade. Uma cor fria, como o branco ou o azul, pode provocar angústia.

 

 

Casa e cor hoje

Apesar das muitas combinações clássicas entre tons, as pessoas estão cada vez mais abertas sobre quais cores usar em determinados ambientes. Por isso, o uso das cores também está relacionado à sensação que cada um pretende trazer ao ambiente em questão.

 

Apesar da facilidade em jogar com os mais variados tons, é preciso ter cuidado para que a casa tenha uma harmonia e que os tons não provoquem sensações indesejadas.

 

Como intensificar a sensação de descanso no quarto? Ou como tornar a sala de estar mais comunicativa e agradável para receber visitas? Continue a leitura para conferir nossas dicas para harmonizar casa e cor!

 

 

Laranja – Expansão do pensamento

Tem o poder de aumentar a autoconfiança e incentivar a auto expressão com segurança. Ajuda a criar a sensação de jovialidade, sendo a cor das comemorações e risos. Na decoração, invista nos detalhes em laranja, seja uma cadeira na sala, um quadro no quarto ou um jarro no jardim.

 

Verde – Prosperidade

Remete à natureza, à vida, energia e crescimento, trazendo consigo a sensação de conforto. Se você procura crescimento pessoal e está prestes a enfrentar desafios, aposte nesta cor, que também ajuda na inspiração.

O verde também representa saúde, nutrição, equilíbrio do corpo e pode ser usado para rejuvenescer e aumentar o bem-estar, seja ele físico ou emocional.

 

Tons claros ajudam a acalmar pessoas agitadas, além de agregar sensações de esperança e satisfação. Seus tons mais escuros, se usados em excesso, podem causar uma sensação de opressão, deixando o ambiente pesado. Na decoração, fique à vontade para pintar uma parede ou investir em móveis. Se preferir algo mais sutil, opte por detalhes na decoração.

 

Lilás – Espiritualidade

Esta cor nos estimula a procurar novas perspectivas no âmbito emocional e também tem a capacidade de aumentar nosso astral. Se usada na decoração, tem o poder de despertar compaixão nos amigos e familiares que visitam sua casa, reforçando essa conexão. Aposte nesta cor para ambientes externos.

 

Azul – Eficiência e paz

O azul escuro transmite inspiração, ajuda a limpar pensamentos e ter clareza para tomar decisões. Pode ser uma ótima cor na sala, seja nas paredes ou em objetos como detalhes decorativos.

 

Já o azul claro traz paz e tranquilidade para o ambiente, além de harmonizar relações. Este tom também contribui na redução da frequência cardíaca, respiratória e da pressão arterial. Por outro lado, seu excesso pode provocar sono, tristeza e angústia em certas pessoas, por isso, tenha cuidado.

 

Para decorar, não tenha medo de ousar: pinte paredes, invista em móveis como cadeiras e mesas ou até mesmo no tom das cortinas.

 

Rosa – Amor

Apesar de ser muito usada nos quartos de crianças e adolescentes, esta cor traz ternura e conforto ao espaço, além de refletir aconchego. Se usada na sala, proporciona hospitalidade e cai muito bem quando é o destaque dos detalhes.

 

Vinho – Paixão

Melhora a timidez, desbloqueia emoções e desperta a libido. Na decoração pode contribuir para o amor próprio e estimula uma vida sem medo. Seja no móvel, num abajur ou em pufs, também dá elegância ao ambiente.

 

Com efeito similar, o vermelho também tem poder estimulante, mas se usado em excesso pode provocar nervosismo ou preocupações. Usado cuidadosamente, o vermelho estimula áreas como o sucesso, autoestima e o relacionamento afetivo.

 

A cor do sangue pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Se usada no quarto do casal, esta cor ativa o amor, a paixão e a sexualidade. Já na cozinha ou sala de jantar, estimula o apetite e o diálogo.

 

Amarelo – Foco

Esta cor representa inteligência, estimula boas conversas e abre o apetite. Por ser a cor da luz, deve ser usada em ambientes escuros aliada a uma boa iluminação. Ótima opção para as áreas de convivência do lar e para estar em pequenos detalhes.

 

Se combinada com o laranja, a cor amarela afasta energias ruins e ajuda a mostrar o lado bom da vida. Além disso, uma boa combinação de cores ajuda a trazer equilíbrio e felicidade.

 

Branco – Neutralidade

Apesar de ser considerado um tom frio, é bastante utilizado. Dá certo em qualquer ambiente se combinado com outras cores. Se usado em exagero, provoca sensação de infinito, vazio e hostilidade. Você pode apostar em quebrar o branco com quadros e móveis de tons escuros ou coloridos.

 

Preto – Elegância

O preto, assim como o branco, deve ser usado cuidadosamente. Apesar de ser uma cor elegante, se não for usada de forma ponderada e combinada com outras cores, pode dar a sensação de escuridão, tristeza e angústia.

 

Como vimos neste post, as cores podem influenciar os mais variados sentimentos nas pessoas. Apesar de estar atento às influências que cada tonalidade pode proporcionar nas ambientações, lembre-se que refletir a personalidade das pessoas que moram no lugar também é importante para criar ambientes aconchegantes e agradáveis aos olhos, mas também aos moradores.

 

E você, gostou das nossas dicas? Sentiu falta de alguma cor? Fique de olho em nossas postagens!

 

 

Fonte: Floranativa