Blog

Aprenda a fazer uma decoração no estilo rústico

30 DE SETEMBRO DE 2022
Compartilhar


O conforto e a sensação de aconchego, são algumas das características que têm popularizado a decoração no estilo rústico. Antes vinculada quase que exclusivamente às casas de campo, hoje a rusticidade ganha espaço em praticamente todos os ambientes.

E é sobre ela que vamos falar neste post. Conheça um pouco sobre a decoração no estilo rústico e saiba como ela pode se adaptar à sua casa mesmo em um ambiente urbano.

 

Paleta de cores

 

Uma das características que marcam a decoração em estilo rústico é a sua paleta de cores. O predomínio é dos tons neutros, bege e terrosos, além do chamado off-white, que reúne as variações do branco.

Em um projeto de decoração no estilo rústico estas cores têm o papel de tornar os ambientes mais aconchegantes. Também são as mais indicadas para compor com os revestimentos naturais e de madeira, que predominam nos projetos.

 

Predomínio da madeira

 

Se fossemos definir qual o material melhor representa uma decoração ao estilo rústico com certeza elegeríamos a madeira. E ela pode ser utilizada em diferentes formas e tratamentos, de acordo com o objetivo da composição.

A madeira mais crua, que pode estar presente do piso ao forro, traduz com maior fidelidade a rusticidade. A madeira de demolição também pode ter muitos aproveitamentos na decoração.

Mas não é proibido lançar mão de outros materiais, como os revestimentos vinílicos que simulam a madeira, para compor o seu ambiente rústico.

 

Elementos naturais

 

Também é uma boa pedida lançar mão de outros elementos naturais como pedras e vimes, por exemplo, para compor a decoração rústica. A mistura de dois ou mais deles pode criar contrastes que fazem grande sucesso na decoração.

Outro elemento muito presente na decoração rústica é o rattan, uma espécie de palmeira cujas fibras são utilizadas na composição desde materiais mais simples, como cestos, até cadeiras para ambientes externos.

 

Vegetação rústica presente

 

Um imóvel pontuado pela vegetação remete ao ambiente diretamente ligado à ideia de rusticidade, que é o campo. Assim como em qualquer estilo de decoração, o verde tem papel importante no estilo rústico.

Este recurso pode ser utilizado de diferentes formas. Desde os vasos pendurados até as paredes verdes ou jardins verticais, quase todas as formas de se distribuir a vegetação pode ajudar a compor uma decoração rústica.

 

Artesanato

 

Peças mais simples, de artesanato, também podem ajudar a compor um ambiente rústico. Elas são excelentes opções para estabelecer o estilo de um projeto. E não é preciso ter medo de errar ao compor peças de diferentes origens ou tipos. A aparente desordem também pode ajudar a dar autenticidade à sua decoração rústica.

O que você achou dos elementos que compõem a decoração no estilo rústico? Acha que combinarão com a sua casa? Se sim, é só seguir nossas dicas para aderir a esta tendência.

 

Fonte: Casashow