Blog

7 dicas para colocar quadros na parede de sua casa

25 DE OUTUBRO DE 2023
Compartilhar


Uma casa com quadros na parede pode ter um charme a mais. Os quadros podem ser de diversos tipos e tamanhos, e podem ir desde pinturas de artistas à pôsteres e gravuras que foram emoldurados para ganharem mais destaque dentro de casa.

No entanto, além da escolha dos próprios quadros, saber pregá-los na parede é também uma arte, pois é necessário técnica e sensibilidade com algumas questões, tanto para acertar na estética quanto para garantir a preservação das obras e das paredes.

Para te ajudar, separamos a seguir 7 dicas práticas para pregar seus quadros da melhor maneira possível:

Materiais necessários
Antes de qualquer coisa, esteja a postos com pregos, martelo, lápis, trena, furadeira, buchas e parafusos. Esses são itens básicos se você deseja pregar um quadro com perfeição.

Melhores lugares
Se você quer dar destaque para um quadro, a melhor parede é aquela que está de frente para a porta de entrada, em que batemos o olho logo que entramos em um ambiente. Se isso não for possível, uma parede que não tenha móveis grandes ocupando seu espaço ou que esteja de frente para sofás e poltronas pode ser também uma opção.

Outra preocupação pertinente é a relacionada aos raios solares. Evite pregar quadros que receberão luz solar intensa na parede, pois isso pode desbotar suas cores em poucos anos.

Altura dos quadros
Para uma melhor visualização e experiência estética, é recomendável que o meio do quadro esteja a uma altura de 1,60 metros do chão. Se o quadro for pendurado em uma parede que conta com um sofá logo abaixo, deve haver uma distância entre o sofá e o quadro de pelo menos 50 cm para manter a harmonia e evitar acidentes.

Caso mais de um quadro seja pendurado na parede, eles devem ser alinhados pelo centro, e não pela parte de cima ou de baixo.

Marcando o furo
Antes de sair furando as paredes, você deve saber exatamente onde o prego deve ser colocado. Para isso, siga os passos abaixo:

Marque com pontinhos os cantos dos quadro para ter uma ideia da posição em que ele ficará.

Depois de aprovado o lugar do quadro na parede, meça na própria tela a distância entre sua borda superior e o ganchinho para pendurá-la.

Você deve marcar essa mesma distância com um lápis na parede.

Pronto! Esse é o local exato onde o furo deverá ser feito para pendurá-lo.

Prego ou parafuso?
O melhor critério para essa escolha é o peso e o tamanho do quadro. Se o quadro for grande, muito pesado e tiver uma cobertura de vidro, a melhor opção é a bucha e o parafuso. Isso garantirá que o quadro ficará firme e não correrá o risco de cair.

Por outro lado, se o quadro for médio ou pequeno e um pouco mais leve, um prego firme poderá dar conta de seu peso.

Como furar?
Se você optou pelo prego, o melhor modo para batê-lo na parede é colocá-lo na marcação de lápis na parede e com a cabeça inclinada um pouco para cima. Assim, ele estará em uma posição segura para que o ganchinho do quadro fique firme e não escorregue por ele. Se tiver medo de martelar o dedo, pode segurar o prego com um alicate. Também pode ser interessante colar um pedacinho de fita crepe na parede para impedir que a pintura se esfarele em volta do prego.

Se você optou pela bucha e pelo parafuso, escolha a ponta da furadeira que tem o tamanho da sua bucha e fure reto na parede. Depois, é só encaixar a bucha e o parafuso!

Pendurando o quadro
Depois que o prego ou o parafuso estiverem firmes na parede, é só encaixar o ganchinho. Solte o quadro somente quando você sentir que ele está firme e seguro para não correr o risco de cair e quebrar.

Depois disso, sua decoração estará muito mais interessante e sua casa muito mais personalizada. Resta agora contemplar e admirar o quadro!

Fonteportoseguro