Blog

5 dicas para se livrar do mofo na sua casa

19 DE SETEMBRO DE 2022
Compartilhar


Quem convive com problemas com mofo em casa está colocando sua saúde em risco. O bolor, que escurece as paredes e os móveis, é sinal de que há proliferação de fungos que também ocasionam doenças respiratórios e crises alérgicas.

Para evitar que o mofo tome conta da sua casa, é importante tomar algumas medidas preventivas, especialmente quando o tempo está úmido, quando os fungos se multiplicam com mais facilidade.

Neste post listamos 5 medidas para você adotar em sua casa e tentar se livrar do problema com o mofo.

 

1. Casa arejada

Os ambientes mais úmidos e escuros são os preferidos pelos fungos causadores do mofo para se reproduzir. Quando fechamos a casa para nos proteger do frio, também estamos ajudando na proliferação destes micro-organismos.

Se o seu objetivo é prevenir o surgimento do mofo, é preciso arejar a casa, mantendo portas e janelas abertas pelo menos por algumas horas do dia. Com a casa aberta, além de renovar o ar, o sol pode aquecer os ambientes, dificultando a formação do mofo.

 

2. Faxina em dia

A poeira também ajuda a formar o ambiente ideal para os fungos causadores do mofo. Por isso não se pode descuidar da faxina, tanto aquela limpeza mais profunda, quanto a manutenção diária, que elimina o pó dos ambientes.

O ideal é utilizar o aspirador de pó, que limpa sem espalhar a poeira. Usar um pano úmido para a limpeza dos móveis também é uma alternativa para combater o mofo.

 

3. Foco na cozinha e banheiro

Os ambientes mais úmidos da casa são também os mais expostos à formação do mofo. A cozinha e o banheiro precisam de cuidados especiais para que se mantenham secos o máximo de tempo possível.

Fique atento também aos cômodos vizinhos a estas peças, pois a umidade que provoca o mofo pode migrar pelas paredes e atingir quartos e salas próximos.

 

4. Produtos antimofo

Se a dica de aprimorar a faxina lhe deixou preocupado, segue uma dica para facilitar este trabalho: utilize produtos específicos para combater o mofo e facilite o trabalho de combater este problema.

Existem diferentes produtos para este fim. A maioria deles é composto por cloro ou hidróxido de sódio, que são bastante eficazes no combate aos fungos causadores do mofo e aos ácaros, outro tipo de micro-organismo prejudicial à saúde.

 

5. Soluções caseiras

Também existe a opção de utilizar preparados caseiros para eliminar o mofo em sua casa. Produtos à base de vinagre, álcool e bicarbonato de sódio costumam sem eficazes e praticamente todo mundo conhece alguma receita com este fim.

Existem receitas utilizadas tanto para prevenir o aparecimento do mofo quanto para eliminar o bolor, nome dado às manchas pretas características das paredes e móveis atingidos.

Adotando as medidas acima com certeza você vai conseguir se livrar dos problemas com mofo e manter sua casa mais limpa e segura.

 

Fonte: Casashow