Blog

5 dicas para montar uma lavanderia pequena e funcional

09 DE SETEMBRO DE 2022
Compartilhar


Quer deixar sua lavanderia organizada e funcional aproveitando cada espacinho? Aqui vão 5 dicas do que fazer.

 

Se você acha que os menores espaços da sua casa são também os mais difíceis e desafiadores de acomodar tudo o que precisa de forma inteligente, você está certo! Pensando numa lavanderia pequena, quando bem planejada, pode ser funcional! Quer saber como? Aqui nesse texto você encontrará:

 

– Dicas de otimizar o espaço da sua lavanderia;

– Quais produtos/objetos você deve ter na lavanderia;

– E como deixá-la a sua cara.

 

1. Comece planejando os espaços

Mesmo sendo um espaço pequeno, você pode sim adicionar alguns itens necessários para o dia a dia e de decoração, tudo isso faz parte de um bom planejamento. Comece medindo os espaços já pensando em tudo o que será feito, assim já abre margem para avaliar todas as possibilidades.

Nesse planejamento, também conta com instalações elétricas e até troca de pisos, mas para isso você pode chamar um profissional.

 

2. Escolha os produtos que serão mais usados

Já planejou os lugares? Então vamos investir na máquina de lavar! Existem muitos modelos de lavadoras no mercado, máquinas de lavar de diferentes tamanhos e a máquina lava e seca.

 

Se você tem o hábito de lavar bastante roupa e um local ótimo para pendurá-las, pode optar por máquinas de lavar de 8 até 16kg. Mas, se vive em apartamento e o local para pendurar as roupas é pequeno e pouco ventilado, uma lava e seca é a melhor opção.

Agora vamos falar sobre o varal. Um varal de teto é excelente para otimizar o ambiente, já que fica suspenso na área de serviço e não ocupa todo aquele espaço que um varal comum de piso ocuparia.

 

3. Vamos falar de itens de limpeza então?

Itens de limpeza essenciais para morar na sua lavanderia

Quando assunto é lavar roupas e limpar a casa, existem alguns produtos de limpeza que não podem faltar, como:

 

– Sabão

– Amaciante

– Alvejante

– Limpa móveis

– Rodo

– Vassoura

– Panos de chão

– Prendedores

– Baldes

– Pazinhas

– Esponjas

 

4. E onde deixar tudo isso?

Invista em armários, prateleiras e caixas organizadoras

 

Para organizar todos esses itens, nada melhor que prateleiras, né? Você pode separar as paredes da lavanderia com nichos ou até ganchos colantes (evita a quebradeira na parede) para armazenar os rodos, vassouras e pazinhas.

Com as caixas organizadoras, dá para guardar os pregadores, panos, sabão, tira manchas, etc. Assim, tudo fica organizado da melhor forma.

 

5. Pense também nos pequenos detalhes, eles farão a diferença!

Traga para a sua lavanderia cores claras que transmitem uma ideia de limpeza e bem-estar (super funciona!) e, também, decore como quiser com elementos que não ocupem tanto espaço, mas tragam um aconchego, como: vasos com plantas pequenas, quadros, adereços de parede, etc.

 

Bom, então entendemos que é super possível ter uma lavanderia pequena e funcional se seguirmos algumas dicas simples de organização.

É superimportante planejar cada coisinha no seu lugar para não ter nenhum problema com falta de espaço, né? E, por fim, deixá-la a sua cara faz toda a diferença.

 

Com todas essas soluções simples, é possível aproveitar ao máximo todo o espaço que você tem para montar sua pequena lavanderia e tornar cada cantinho funcional.

 

Fonte: CompraCerta