Blog

5 dicas de climatização para diminuir o calor de casa no verão

15 DE JANEIRO DE 2024
Compartilhar


De uns anos para cá, o verão está chegando com tudo. Com o desconforto causado pelas altas temperaturas, a alternativa é tentar diminuir o calor dentro de casa. 


Como é um pouco inviável ter ar condicionado em todos os cômodos, o jeito, então, é contar com algumas alternativas simples, mas que dão um ótimo resultado na climatização dos ambientes. Veja nossas dicas!

 

Use ventiladores posicionados estrategicamente

Não há nada melhor do que um ventilador refrescando nos dias quentes, mas se eles não forem posicionados em lugares estratégicos, não vai adiantar nada. Então, tente observar quais são os lugares em que os ventiladores vão funcionar de maneira mais eficiente. Além disso, tente analisar também se eles não vão atrapalhar a passagem ou a utilização do espaço, por exemplo.

 

Outra boa dica para otimizar o desempenho dos ventiladores é colocar uma bacia ou garrafa de água bem em frente a ele. Fazendo isso, você condiciona melhor o ar e o resultado é bem mais refrescante do que você pode imaginar.


Promova entradas de correntes de ar

Se você quiser promover mais frescor dentro de casa de forma natural, sem ter que investir demais em ventiladores e ar condicionado, o ideal é criar correntes de ar. Mas como? É só você desenvolver o hábito de deixar os ambientes da sua casa abertos, tanto as portas de ambientes internos quanto as janelas, por exemplo.

 

E se você fizer isso no fim da tarde ou início da noite, principalmente, que é quando o ar circula pelo ambiente de forma mais amena, com temperatura mais baixa, o resultado pode ser ainda melhor. Lembre-se que a sua tranquilidade vem em primeiro lugar! Portanto, só opte por manter as janelas abertas durante muito tempo se isso não for prejudicar a segurança do seu lar.

 

Instale um bom ar condicionado ou climatizador

Se o ventilador não está mais adiantando para você, escolha então um ambiente estratégico da sua casa, onde as pessoas mais frequentam ou permanecem, e invista em um bom ar condicionado ou um climatizador. Eles oferecem mais conforto térmico e são ótimos para cômodos maiores, pois são capazes de refrigerar ambientes grandes.

 

A única desvantagem do ar condicionado é que ele consome mais energia elétrica. Por isso é interessante pesquisar bastante as marcas e os tipos de aparelhos antes de instalar, para que a diminuição do calor não provoque o aumento de custos mensais.


Uma alternativa, no caso, é optar pelo climatizador, que consome menos energia, apesar de não ser tão potente quanto o ar condicionado tradicional.

 

Aposte nas plantas como itens da decoração

As plantas também ajudam a manter o ambiente mais úmido e também a baixar a temperatura do ambiente. Não é à toa que as grandes cidades lutam por construir áreas verdes, em seus centros, para amenizar o calor.

 

Então, nada mais inteligente do que trazer um pouco da natureza para dentro de casa, não é verdade? Hoje a decoração tem permitido que as plantas façam parte dos ambientes de forma criativa e funcional, deixando o espaço mais fresco e, de quebra, mais cheio de vida.

 

Troque as lâmpadas por modelos de LED

A iluminação artificial também interfere bastante na climatização da casa. Por isso as pessoas estão trocando suas lâmpadas pelos modelos de LED. Conhecidas como lâmpadas brancas, elas são muito mais vantajosas, pois além de esquentarem bem menos, também consomem menos energia, gerando uma economia considerável no consumo.

 

Outra vantagem é que as lâmpadas de LED possuem uma durabilidade bem maior, não sendo necessário trocar com tanta frequência.