Blog

25 truques para agilizar a rotina na cozinha e ter mais tempo livre

04 DE JULHO DE 2022
Compartilhar


Com a correria do dia a dia, nada melhor do que dicas práticas para tornar as tarefas de casa mais ágeis e poupar tempo. Para ajudar homens e mulheres a manter a cozinha sempre limpa e organizada, há alguns truques simples que são capazes de tornar a rotina mais agradável e rápida em todos os aspectos. Confira a seguir 25 truques que vão te ajudar a ter mais tempo livre para se dedicar à sua família ou a atividades que você ame!

 

Dicas de organização

O maior dos desafios de uma cozinha é mantê-la sempre organizada. Mas, acalme-se, temos algumas dicas para te ajudar a alcançar esse objetivo:

 

1. Louça: a recomendação básica é deixar a louça usada com mais frequência em locais acessíveis – prateleiras e armários mais baixos. Peças sem tanto uso podem ser alocadas em prateleiras à parte ou na área superior dos armários.

 

2. Alimentos em geral: alguns alimentos, como macarrão, farinhas e sementes, podem ser armazenados em recipientes de vidro para uma conservação melhor. Para facilitar a organização, vale indicar no recipiente o nome do produto e a data de vencimento depois de retirá-lo da embalagem original.

3. Alimentos em lata: depois de abertos, os enlatados devem ser guardados na geladeira para que não corram risco de oxidar. Quando as latas ainda estão fechadas, podem ser armazenadas na despensa.

 

4. Eletrodomésticos: mantenha os eletrodomésticos dentro do armário para que a cozinha fique sempre organizada. Deixe visíveis apenas os aparelhos utilizados com maior frequência, como o liquidificador e a cafeteira, por exemplo.

 

5. Temperos: um porta-tempero é muito útil, porque deixa todos os condimentos ao alcance das mãos. Não esqueça de identificar cada tempero com nome e data de vencimento.

6. Balcão da pia: esta é a sua área de trabalho, então ela deve estar sempre limpa e livre. Deixe aqui espaço somente o necessário, evite lixeira de pia e opte por aquelas que ficam no chão e são abertas com o pé, para evitar contaminação.

 

7. Panelas: há duas dicas para organizar as panelas e ganhar mais agilidade na cozinha: mantenha a simetria e separe cada uma por tipo. “Uma dica é virar a tampa da panela para fazer sobreposições de uma para a outra, ganhando ainda mais espaço”, ensina Paula Roberta Silva, personal organizer e gerente da marca Dona Resolve.

 

8. Talheres mais utilizados: os talheres devem ser separados por tipo (garfos, colheres e facas, cada um deve ter seu próprio compartimento). Os menos utilizados podem ser guardados em locais diferentes, e mesmo em um lugar mais alto.

9. Prateleiras e armários: opte sempre por guardar o que é mais usado nas prateleiras mais baixas e acessíveis, e o que for menos utilizado, nos lugares mais altos.

 

10. Livros de receita: se você ainda é fã dos livros de receitas, opte por mantê-los todos juntos, em uma mesma gaveta ou prateleira que seja bem acessível. Eles precisam estar à mão na hora do aperto ou para uma consulta rápida.

 

Dicas de limpeza

Além da organização, a limpeza também é uma tarefa que requer dedicação. Mas é possível limpar bem e de forma rápida com a ajuda de algumas dicas práticas:

 

11. Fogão: o mais recomendado para a limpeza do fogão são os desengordurantes e os detergentes neutros.

 

12. Geladeira: para limpar a parte interna da geladeira, aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com um pouco de água em um pano úmido. Além de limpar, a solução removerá qualquer cheiro indesejável. Outra dica para evitar cheiros ruins é colocar um pequeno pedaço de carvão dentro da geladeira.

 

13. Piso: cada piso precisa um determinado produto específico. Antes de comprar, confira as especificações no rótulo da embalagem.

14. Lava-louças: a lava-louças deve ser limpa com detergentes neutros, evitando qualquer dano às peças ali lavadas.

 

15. Panelas queimadas: para facilitar a limpeza de resíduos de alimentos queimados e evitar aquele esforço excessivo, a melhor forma é deixar a panela no fogo com um pouco de água e detergente neutro. Na hora de lavar, o queimado sairá fácil.

 

16. Louça engordurada com azeite de oliva: para retirar excesso de óleo, deixe a louça em um recipiente com água morna e detergente neutro por alguns minutos.

 

17. Louça delicada: lembre-se de sempre lavar louça delicada com detergente neutro e o lado mais macio da esponja.

18. Cafeteira: detergente neutro e um pano úmido são suficientes para deixar a cafeteira limpa sem esforço.

 

19. Tábua para cortar alimentos: as melhores tábuas para cortar alimentos são as de bambu, pois correm menor risco de contaminação e não prejudicam o fio da faca. Para higienizá-las e remover gordura, utilize detergente neutro.

 

20. Micro-ondas: a limpeza do micro-ondas pode ser feita com detergente neutro, bicarbonato ou vinagre branco. Esta última opção é ótima para remover cheiros indesejados.

 

Dicas de preparação de alimentos

21. Cortar alimentos: muitos alimentos como cebolinha, pães, milho, ervilha, cebola, pimentão e salsinha, entre outros, podem ser cortados, armazenados e congelados para manter os nutrientes. Para o corte, opte por fazer cubinhos bem pequenos, tiras ou rodelas, dependendo do alimento.

 

22. Cozinhar macarrão: massa é um dos pratos mais fáceis e rápidos de fazer. Use 1 litro de água para cada 100g de macarrão. Quando começar a ferver, adicione a massa, o sal e observe o tempo de cozimento na embalagem. Depois de cozinhar o macarrão, você pode congelar em porções variadas para preparar posteriormente.

 

23. Saladas: alface, rúcula, agrião, todas as folhas devem ser lavadas em uma solução de água e vinagre e, posteriormente, secadas antes de serem armazenadas em refratários na geladeira. Evite sacos plásticos, pois podem acelerar o amadurecimento dos vegetais e estragá-los. Outra dica é preparar saladas naqueles potes grandes de vidro, sem molho ou qualquer tipo de tempero. Na hora de servir o almoço ou a janta, basta temperar a gosto.

24. Cortar e grelhar carne: Escolha peças de procedência confiável, embaladas a vácuo e com selo de inspeção. Corte a carne visualizando o sentido que as fibras correm, mantendo a gordura para garantir suculência. Depois de selar o corte, acrescente o sal a gosto. Por fim, é só grelhar.

 

25. Comida congelada para a semana: esse é um hábito que pode poupar muito do seu tempo. Escolha um dia para cozinhar para a semana, prepare porções e congele. Se possível, opte por recipientes de vidro, que preservam mais os alimentos, e evite usar recipientes grandes.

 

Agora que você já conhece alguns truques para a organização da sua cozinha, que tal algumas dicas sobre como organizar a geladeira?

 

Fonte: TuaCasa