Blog

Visita ao imóvel, o que analisar?

29 DE JUNHO DE 2022
Compartilhar


Confira o guia completo sobre visita ao imóvel que montamos para você!

 

Comprar uma casa ou apartamento é uma decisão muito importante, que exige paciência e atenção. Por isso, um dos momentos mais relevantes dessa busca é a hora de conhecer o imóvel que mais se encaixou no que você idealiza.

 

Para te ajudar na escolha ideal, trouxemos pontos que devem ser observados na visita de um imóvel, sendo os principais:

 

Infraestrutura do Imóvel

A parte elétrica e hidráulica de um imóvel é imprescindível para que você viva com qualidade. Portanto, acrescente no seu check:

 

• Prestar atenção às condições de pisos, paredes e tetos;

• Testar a parte elétrica;

• Testar todas as torneiras, descargas e chuveiros;

• Se informar sobre a manutenção do reservatório de água e checar se a água não está com uma cor avermelhada, porque isso mostra que a tubulação pode estar antiga;

• Veja os detalhes da pintura: manchas escuras na parede e no teto podem ser infiltrações. Em pisos e portas de madeira, acúmulo de pó pode indicar cupins;

Atenção: A caixa de disjuntores deve ser analisada com muito cuidado. Se estiver com manchas, fios rompidos, desconfie. Se for preciso, chame um profissional para fazer uma análise mais técnica.

 

Detalhes da região

A área onde irá morar também é um ponto importante de ser analisado na visita; afinal, para viver bem, algumas questões externas devem estar presentes, por exemplo: A vizinhança é barulhenta? Existem bons supermercados, farmácias e escolas por perto? Acesso fácil a transporte público? O bairro é seguro? São muitas perguntas na hora de se mudar para um novo local, por isso, saber se a região ao redor oferece tudo que você e sua família precisam é uma ótima forma de filtrar seus imóveis preferidos após a visitação.

 

Dimensões dos cômodos

Confirme as medidas de cada cômodo e lembre-se de olhar para além da mobília que já está no imóvel e ver possibilidades de decoração e pequenas reformas. Um profissional de arquitetura ou design de interiores pode ser bem útil nesses casos.

Se houver possibilidade, leve mais alguém com você e registre tudo o que você observou e ficou com vontade de perguntar. Se preciso, meça as dimensões de cada cômodo. Isso ajuda a verificar se a mobília que você já tem vai caber lá.

 

Situação do condomínio

No caso da visita a um apartamento, converse com porteiros e vizinhos. Investigue como é a vizinhança, o barulho, a movimentação durante a semana e os finais de semana, se o elevador costuma precisar de manutenção com frequência, entre outros. Aproveite para ver como funciona setores compartilhados, como: academia, piscina, salões de festa etc. Se informe com o síndico um pouco mais sobre a limpeza e a manutenção das áreas gerais do condomínio.

 

Pronto, agora você tem um guia de visita para usar na avaliação do imóvel! Que tal aproveitar para ler também sobre como montar um escritório em casa?

 

Fonte: DudaImóveis