Blog

Telhado verde: saiba o que é e como funciona

01 DE FEVEREIRO DE 2022
Compartilhar


Uma das coisas mais incríveis e fascinantes que o mundo da arquitetura sustentável tem a oferecer é o telhado verde. Nesse post você vai entender o porquê dessa maravilha toda. Mas já adiantamos que você corre um sério risco de se apaixonar por esse sistema e querer levá-lo para sua casa também. Vem com a gente que você não vai se arrepender.
 

O que é um telhado verde?

Até pouco tempo atrás a construção de uma casa dizia respeito somente aos futuros moradores do local. No entanto, as coisas mudaram e a preocupação com sistemas mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente fez com que surgisse a necessidade de projetos sustentáveis e ecológicos capazes de beneficiar toda a comunidade do entorno da residência.

O telhado verde se encaixa nessa perspectiva de construção sustentável. Para se ter uma ideia, os telhados verdes são atualmente uma das maiores referências da arquitetura sustentável no mundo, perdendo apenas para as placas fotovoltaicas, um sistema inovador capaz de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Basicamente o telhado verde é uma forração natural, geralmente feita com grama, que cobre toda ou parte da extensão da casa. Além de muito estético, o telhado verde possui inúmeros benefícios ambientais que você vai descobrir logo abaixo.
 

 
 

Como funciona?

O telhado verde é composto por sete camadas de materiais diferentes responsáveis por manter a correta absorção da água da chuva, a troca de calor e a sobrevivência das plantas. A primeira camada é a própria laje ou telhado em si. Sobre ele é colocado uma membrana à prova d’água de modo que o telhado fique protegido contra a umidade. A terceira camada é uma barreira contra raízes. Essa etapa do processo é importante para evitar que as raízes das plantas danifiquem a estrutura do telhado.

Em seguida vem a camada de drenagem. Essa camada garante que todo excesso da água da chuva seja escoado de maneira correta evitando alagamentos sobre a estrutura, o apodrecimento das plantas e, claro, a infiltração de água para o interior da residência.
Após o sistema de drenagem vem o tecido permeável que permite a colocação da terra onde, por fim, é colocada uma camada com cerca de sete a oito centímetros de substrato. Nessa etapa, o telhado está pronto para receber a vegetação escolhida.

Por mais que aparentemente esse processo pareça simples é muito importante contar com o auxílio de um profissional qualificado. É ele que será responsável por avaliar, entre outras coisas, a caída correta do telhado que deve ter pelo menos 1,5% para garantir o escoamento adequado e a estrutura da laje que precisa ser forte e resistente o suficiente para resistir o peso da vegetação.
 

 


Vantagens do telhado verde

  • É um ótimo isolante térmico, ou seja, ele mantém uma temperatura sempre agradável no interior da residência, excluindo até mesmo a necessidade do uso de ar condicionado;
  • Além de isolante térmico, o telhado verde também possui a função de isolante acústico impedindo assim a proliferação de ruídos para o interior da casa;
  • A vegetação do telhado verde contribui para uma maior retenção da água da chuva. O resultado disso é uma diminuição da água que vai para a rua, reduzindo inclusive o risco de enchentes;
  • O telhado verde estende seus benefícios para toda a cidade, pois ele ajuda a diminuir a poluição e a melhorar significativamente a qualidade do ar na região;
  • O controle da temperatura também se estende para além das residências, já que o telhado verde consegue equilibrar a temperatura no ambiente externo também;
  • O telhado verde é um oásis para o ecossistema local atraindo pássaros, borboletas e outros tipos de insetos e pequenos animais. Isso é extremamente importante para garantir a preservação da biodiversidade;
  • Exige pouca manutenção, especialmente quando comparado a um telhado convencional;
  • Como se não bastassem todas essas vantagens, o telhado verde ainda é um grande aliado da estética e beleza da casa contribuindo imensamente com o projeto arquitetônico.
     

Desvantagens do telhado verde

  • Exige mão de obra especializada para execução correta do projeto;
  • O investimento inicial é um pouco alto, mas a longo prazo o telhado verde acaba se demonstrando mais viável financeiramente do que o telhado convencional;
  • Nem todas as estruturas estão aptas a se adequar a um telhado verde, especialmente quando ela não é resistente o suficiente, inviabilizando com isso o projeto.



Dicas para ter um telhado verde bonito e funcional

  • Garanta um acesso fácil até o telhado verde de modo que você possa cuidar e desfrutar dessa estrutura facilmente;
  • As plantas ideais para o telhado verde são aquelas que possuem raiz pequena, especialmente as gramas e vegetações rasteiros. Você também pode optar por uma mini horta no telhado verde, desde que as espécies cultivadas respeitem as condições da estrutura;
  • Priorize uma excelente impermeabilização do telhado para evitar transtornos futuros com umidade e infiltrações;
  • Consulte um especialista. Não dispense esse passo, pois o profissional irá garantir toda a beleza e a funcionalidade que o telhado verde precisa ter.

 

 

 


No Brasil, os telhados verdes ainda são uma novidade. Mas em muitos outros países essa já é uma realidade na vida da população. Por isso, nada melhor do que se inspirar em projetos que já fazem sucesso mundo afora. Confira então algumas imagens que selecionamos:

 

 
 

 
 

 
 

 



Acompanhe nossas publicações no instagram e facebook.

Fonte: decorfacil.com