Blog

Projeto Verão: como deixar a casa mais fresca

16 DE NOVEMBRO DE 2021
Compartilhar


O verão está chegando e os dias estão cada vez mais quentes. Em algumas regiões do Brasil chega a fazer mais 40º graus, com sensação térmica ainda mais alta. Como resultado, se torna impossível viver sem ar condicionado, ficar em ambientes abafados e fazer algumas atividades rotineiras na rua.

Para quem tem o ar-condicionado em casa, sabe também que não é fácil mantê-lo ligado o dia todo, até porque, a energia não está nada barata! Então se atente a essas dicas e truques de como tornar sua casa mais fresca e mais agradável durante o verão!

 

1. Lâmpadas ideais

Como o próprio nome já diz, as lâmpadas incandescentes produzem calor, então se você ainda utiliza essas lâmpadas, o ideal é substituir por modelos fluorescentes ou de LED. Elas são mais caras, mas em compensação consomem menos energia, o que vai te trazer um retorno financeiro a longo prazo. Além disso, essa troca vai reduzir o calor do ambiente.

 

 

 

2. Tecidos para os estofados

Para quem mora em uma região que já é mais quente independente da época do ano, quando for comprar sofás ou poltronas, tenha cuidado ao escolher o revestimento. Tecidos como veludo, chenille e buclê são mais quentes, assim como o couro que não absorve o suor e por isso acaba grudando na pele quando está muito calor. Mas se você já tem em casa sofás ou poltronas com esses tecidos, uma dica solução interessante para o verão usar uma capa ou manta feitos de um material mais leve, como o algodão, por exemplo.

 

3. Cores para o verão

Você já deve saber que as cores mais claras absorvem menos luz, principalmente o branco. Ele mais reflete a luz do que a absorve, e isso vai impedir que o ambiente fique ainda mais quente. 

   Ou seja, para você que gosta de pintar as paredes com frequência, opte pelo branco ou off white no verão. Os móveis     em cores claras também trazem sensação de mais frescor.

É interessante colocar capas nas almofadas muito escuras. Componha o visual com tecidos leves de cores claras.

 

Decoração com cores claras para o verão

 

4. Barrar a luz

Utilize cortinas para barrar a entrada de luz para que não entre mais calor. Mas escolha cortinas leves, de cores claras (por causa da dica anterior), e de preferência vazadas que permitem a passagem do ar.

Nos cômodos que não têm insolação direta e não usadas cortinas, tem um truque bem legal e que funciona: prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Assim, ao passar pelo lenço, o ar quente é resfriado e o ambiente interno recebe esse ar mais fresco.


Cortinas claras com tecidos leves

 

5. Ventiladores

O uso de ventilador e ar condicionado é óbvio, mas tem uma dica muito interessante que talvez você nunca tenha pensado.

Os fazem o ar circular, portanto, ao anoitecer, quando a temperatura externa costuma ser menor que a interna, coloque seu ventilador de frente para a janela, com a parte da frente apontada para o lado de fora. Desta forma, ele vai empurrar o ar quente para fora e trazer o ar mais frio para dentro. Já tinha pensado nisso?

 

 

6. Tapetes x Verão

Os tapes mais fofinhos e peludos são muito confortáveis e úteis no inverno, mas no verão eles se tornam desagradáveis, justamente por serem quentes. 

No verão, você pode aproveitar para tirar os tapetes para lavar e até ficar sem eles por um tempo, deixando o chão mais fresco. Mas se não abre mão do tapete, pode utilizar um modelo de fios mais curtos, menos felpudo. Além disso, não se esqueça da cor mais clara também.

 

Tapete com textura mais leve para o verão

 

7. Quantidade de objetos na decoração

O excesso de objetos na decoração deixa o ambiente mais pesado e abafado. Isso fica muito nítido quando entramos em um ambiente assim. Além de abafar, isso reduz visualmente o espaço do local, dificulta a limpeza, organização e, em alguns casos, até a circulação no local.

Por isso, pelo menos no verão, mantenha uma decoração mais “minimalista” e retire um pouco de objetos do local.

 

8. Cantinho Verde dentro de casa

As plantinhas também ajudam a baixar a temperatura, porque conforme você rega a planta, ela transpira o excesso da água, o que sobra depois da fotossíntese. Quando você deixa várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco.

Esse cantinho verde pode ser feito tanto com vasos distribuídos pela casa quanto concentrados num único canto. Só não vá exagerar na quantidade, principalmente se o espaço for reduzido (lembre-se da dica anterior).

Se você preferir montar sua “área verde” perto da janela, precisa escolher as plantas que gostam de receber muita luz. Por exemplo: orquídea, fícus, ráfis, espada-de-são-jorge, samambaia, dracena e há outras.

Outra opção é usar utilizar as plantas que vivem apenas com água, sem terra, como o singônio. Neste caso, é só preencher o vaso com pedrinhas.

 

Cantinho verde dentro de casa: boa alternativa para o verão

 

9. Portas fechadas no verão

Durante o dia, feche as portas de todos os cômodos que não estão sendo utilizados. Assim você evita que o ar fresco seja desperdiçado escapando para esses locais. À noite, quando a temperatura fica mais amena, abra todas as portas, permitindo que o ar circule por todo o ambiente.

 

Seguindo essas dicas, sua casa ficará mais fresquinha e confortável durante o verão. Um abraço e até o próximo post!

Quer saber mais sobre dicas de construção, design e decoração? Acompanhe nossas publicações no instagram e facebook. 

Fonte: blog.essenciamoveis