Blog

Natureza em casa: como fazer um jardim vertical

11 DE MAIO DE 2022
Compartilhar


 

Trazer a natureza para dentro de casa já era uma tendência, que ficou ainda mais forte com a pandemia. Mas como fazer isto de maneira prática e com um ótimo custo-benefício? Uma boa alternativa são os jardins verticais. A proposta paisagística que utiliza da verticalização, ou de uma “parede verde” cheia de plantas da sua preferência, é uma ótima forma de deixar o espaço mais acolhedor e confortável.  Mas como fazer um jardim vertical em casa? Onde colocá-lo? Que plantas escolher? É o que mostramos para você a seguir.

 

Jiboias e samambaias se misturam nesta parede verde em projeto de Didi Gebara, que ganhou companhia das poltronas Viki do Estúdio Lider de Design.

A Cozinha Gourmet ganhou varanda com parede verde e a presença do sofá Way e outros complementos.

 

Escolha primeiramente o local onde o jardim vertical ficará

Será na varanda? Em uma parede da sala? Esta escolha definirá quais estilos de plantas deverão ser escolhidos para o local. O ideal é que haja boa iluminação e uma parede que possa ser impermeabilizada. Além disso, preste atenção na área de circulação: lembre-se que as folhagens também ocuparão um espaço maior que o do suporte.

 

Neste apartamento, a parede interna da sala contou com um jardim vertical.

 

Com o local escolhido, é hora de pensar nas plantas

Leve em considerações questões como incidência solar, temperatura ambiente, iluminação no decorrer do dia e, claro, as suas plantas preferidas. Algumas espécies são as preferidas em quem deseja um jardim vertical:

Jiboia

Uma espécie bem popular no uso dos jardins verticais é a jiboia. A trepadeira com folhas grandes em forma de coração é resistente e também muito versátil. Quando em locais externos, seu crescimento é otimizado e ela se transforma em uma verdadeira parede verde. Já em locais internos, seus galhos não ultrapassam 15 cm. Sua única fragilidade são as baixas temperaturas, para as quais ela apresenta baixa resistência.

Samambaias

Se você deseja que a folhagem ocupe todo o espaço, as samambaias são uma ótima opção. Outra vantagem é que ela possui preferência por uma iluminação indireta, o que a torna uma boa escolha para ambientes internos.

Orquídeas

A paixão nacional no quesito plantas também é uma das preferidas quando se fala em jardim vertical. Você pode usá-las caso deseje que o modelo de seu jardim tenha os vasos aparentes ou mesmo para misturá-la a outros tipos de folhagem. Os cuidados com as orquídeas variam de acordo com a espécie. Algumas pedem por muita luminosidade, outras preferem ambientes menos claros. Em comum, todas as espécies se desenvolvem bem em ambientes arejados, por isso lembre-se de posicioná-las em ambientes com boa ventilação.

 

Samambaias e jiboias se misturam neste jardim vertical do projeto da Nove Ponto Um Arquitetura.

 

Plantas escolhidas, pense no modelo do seu jardim vertical

Basicamente, há três modelos de jardins verticais: a parede verde, em que as folhagens são protuberantes; a horta gourmet, muito usada em cozinhas para quem adora cultivar ervas e temperos; e os vasos suspensos, muito usados para orquídeas, por exemplo. O ideal é que você escolha a espécie de sua preferência e com base nela opte pelo melhor modelo de jardim vertical.

 

Jiboias e samambaias se misturam nesta parede verde em projeto de Didi Gebara,

que ganhou companhia das poltronas Viki do Estúdio Lider de Design.

 

Com o seu jardim vertical projetado, é hora de instalá-lo e tomar os devidos cuidados. Confira algumas dicas para te ajudar na empreitada:

- É essencial impermeabilizar a parede onde o jardim será instalado, para não correr o risco de sofrer infiltrações.

- Estude como será feita a rega do jardim. O ideal é que se tenha um ponto hidráulico próximo, caso você deseje criar um sistema de rega feito sob medida.

- Não só de água vivem as plantas, é importante pensar também na drenagem. Pense em um sistema com tubo e canaletas para o escoamento da água.

- Pense também no peso das plantas, para que sua estrutura seja capaz de fixá-las sem o risco de futuro acidentes.

 

Gostou das dicas? Agora é hora de nos fazer uma visita no Imóveis Riomafra e conferir os imóveis a venda e locação disponíveis.

 

Fonte: liderinteriores.com