Blog

Descubra a diferença entre lustres, pendentes e luminárias

13 DE JUNHO DE 2022
Compartilhar


É impossível elaborar um projeto de decoração sem dar atenção à iluminação. Ela tem o poder de dar personalidade a um espaço, e pode transformar uma área comum em um ambiente especial. Entre as ferramentas que o decorador dispõe para diferenciar a iluminação estão os lustres, pendentes e luminárias. Mas você sabe a diferença entre eles e qual a forma correta de utilizá-los? Se não, prossiga agora com a leitura deste post e saiba como iluminar sua casa como os profissionais.

 

Lustres

Os lustres ficam suspensos no teto e contam com diversos braços ou ramificações onde são instaladas as lâmpadas ou mesmo velas. É possível encontrar uma infinidade de modelos de lustres, dos mais sofisticados, feitos com materiais mais nobres, aos mais simples e funcionais.

 

Além da função de fonte principal de iluminação de um ambiente, o lustre pode ser utilizado apenas como peça decorativa, com luz auxiliar. É comum também que os projetos de decoração utilizem lustres antigos, mesclando-os com ambientes mais modernos.

 

Os lustres são utilizados, especialmente em ambientes mais amplos, como salas de estar, hall de entrada ou grandes corredores.

 

Pendentes

Os pendentes são luminárias que ficam penduradas por fios e, embora sejam considerados peças decorativas, têm efeito de suporte na iluminação dos ambientes. Tradicionalmente utilizados sobre bancadas e mesas de jantar, os pendentes vêm ganhando espaço em praticamente todos os cômodos da casa, da cozinha ao quarto.

 

Seu diferencial para a decoração passa pela versatilidade. Existem luminárias pendentes em praticamente todos os modelos e tamanhos, o que permite as mais diferentes composições. Também são bastante utilizadas para decorar escritórios e espaços comerciais.

 

Luminárias

De forma geral, podemos definir as luminárias como pontos de iluminação de podem ser fixados e utilizados de diferentes formas. Existem diversos tipos de luminárias, como:

 

Arandelas

As arandelas são luminárias instaladas na parede. São utilizadas principalmente para decoração e muito comuns em pontos de passagem, como corredores e halls de entrada.

 

Articuladas

As luminárias articuladas são utilizadas para iluminar espaços específicos e ambientes pequenos, como uma mesa de trabalho ou a cabeceira da cama. Podem ser tanto de mesa, como os abajures, quanto de chão, como os pedestais.

 

Luminárias de sobrepor

Nesta categoria se encaixam os plafons e os spots. São peças fixadas junto ao teto, cuja função é iluminar o ambiente. Com os plafons se busca uma iluminação mais ampla. Já com o spot é possível direcionar o foco para pontos específicos.

 

Luminária de embutir

Com função mais decorativa, costumam ficar escondidas, sem chamar muito a atenção no ambiente. Podem ser instaladas em um forro de gesso ou, no ambiente externo, junto aos muros.

 

Agora que você já sabe a diferença entre lustres, pendentes e luminárias, que tal ler também: 6 dicas para você arrasar na decoração da sua festa junina?

 

Fonte: CasaShow