Blog

Descubra a diferença entre chácara, sítio e fazenda

29 DE JULHO DE 2021
Compartilhar


 

Antigamente, as propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas, eram dimensionadas de acordo com a extensão em metros quadrados (m²). No Brasil e muitos países em todo o mundo, o sistema métrico adotado para esse fim é o hectare, que corresponde a 10.000 m². O objetivo foi padronizar a medida para evitar conflitos por especificações diferentes entre uma região e outra.

 

Hoje, para avaliar o tamanho de uma propriedade, os topógrafos consideram como sistema métrico padrão um hectare a cada 10.000 m² medidos. De acordo com a extensão da propriedade, ela pode ser denominada chácara, sítio ou fazenda.

 

Uma chácara é uma área relativamente pequena, com aproximadamente 12,1 hectares (121.000 m²). Geralmente, o proprietário utiliza o espaço essencialmente para lazer ou para o aumento da renda familiar. Quando chega o período de férias ou feriados, os proprietários alugam suas chácaras principalmente para pessoas que buscam o contato com a natureza.

 

Já um sítio pode se estender de 12,1 hectares (121.000 m²) a 96,8 hectares (968.000 m²). O espaço é geralmente utilizado para cultivo comercial de hortaliças, frutíferas, grãos, legumes, dentre outros produtos da agricultura. Em alguns casos, o sítio também pode ser alugado para temporadas ou eventos, como casamentos e formaturas.

 

Por fim, as fazendas possuem grandes extensões, ultrapassando 96,8 hectares (968.000 m²). Nesses gigantescos imóveis rurais, a estrutura é de primeiro mundo, com investimento em agricultura de precisão, maquinário agrícola importado e até mesmo heliporto. No Brasil, existem fazendas com milhões de hectares de terra, cujos proprietários vão desde grandes pecuaristas a artistas famosos.

 

Agora que você sabe a diferença, pode conhecer algumas opções de propriedades rurais disponíveis para venda e locação no Imóveis Riomafra. A plataforma conta com chácaras e sítios para quem busca conforto, simplicidade, segurança e um maior contato com a natureza.