Blog

Cores no Feng Shui: como aplicar, significado e dicas para seguir

15 DE FEVEREIRO DE 2022
Compartilhar


Um pouco de verde para acalmar, um toque de vermelho para energizar e um tico de amarelo para expandir a criatividade.

É dessa forma que as cores são vistas no feng shui, a técnica de harmonização de ambientes mais antiga do mundo.

Mas, e você, sabe como usar as cores no feng shui? Conhece o significado e as sensações que cada uma delas provoca na mente humana? Descubra nesse post, acompanhe.
 

O que é e como aplicar o feng shui?

O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes nascida na China antiga há mais de 4 mil anos. De lá pra cá, ela rapidamente se espalhou pelo mundo, ganhando inúmeros adeptos e admiradores.

O objetivo é equilibrar as energias da casa por meio de objetos, cores e materiais que representam os cinco elementos que, na visão chinesa, são o metal, a madeira, a água, a terra e o fogo.

A principal ferramenta de trabalho do feng shui é o baguá, uma espécie de gráfico que, quando aplicado sobre a planta de uma casa ou sobre um cômodo especifico, indica a localização de cada área da vida.

Para posicionar corretamente o baguá e, assim, fazer uma leitura correta das oito áreas é importante que a parte debaixo ou ponta norte (trabalho e espiritualidade) do gráfico esteja sobre a parede da porta de entrada (seja a porta principal ou a porta do cômodo que está sendo estudado).

Depois de feita essa análise e determinar onde cada área está localizada, já é possível começar a aplicar a teoria das cores do feng shui, como você verá a seguir.
 

Significado das cores no feng shui

Amarelo

O amarelo é a cor da luz, do ouro e da riqueza. No feng shui, a cor está relacionada ao elemento terra e abrange a área dos relacionamentos. Por causa disso, ele acaba sendo muito utilizado para expandir e facilitar a comunicação. A cor também é muito recomendada para ambientes de estudo e trabalho, uma vez que estimula as atividades mentais. No entanto, quando usado em excesso, o amarelo pode provocar pensamentos acelerados e preocupações desnecessárias.


 

Azul

A cor azul representa a área do trabalho. O elemento ligado a ele é a água, como já era de se esperar.
A cor é calmante e inspira tranquilidade, estando quase sempre associada a elementos como o céu e o mar. É muito indicada para ambientes frequentados por pessoas agitadas, ansiosas e com problemas de insônia. Em excesso, o azul pode provocar estados de tristeza, melancolia, introspecção e sono.

 

Vermelho

O vermelho é a cor mais intensa do espectro cromático. Ela representa o fogo e o sangue, portanto, simboliza a energia vital. No feng shui, o vermelho está associado ao elemento fogo e corresponde a área do sucesso.

Pessoas depressivas se beneficiam dessa cor, elevando a autoestima e trazendo energia para o corpo. Mas deve ser usada em poucas quantidades e com moderação, já que o vermelho é altamente estimulante e pode levar a estados de agitação e nervosismo, podendo até mesmo ocasionar brigas dentro de casa.

 

Verde

O verde é uma cor considerada neutra, ela não possui contraindicações. A cor está relacionada ao elemento madeira e corresponde a área da prosperidade e da família. Tudo o que é verde automaticamente se conecta a natureza, por isso, a cor acaba sendo muito associada a estados de calma e relaxamento.
O verde ainda é a cor da fertilidade, do crescimento, da cura e da saúde. Cuidado apenas com a combinação entre verde e vermelho, já que as duas cores resultam em ambientes muito quentes.

 

Laranja

O laranja situa-se numa faixa de cor entre o vermelho e o amarelo, adquirindo, com isso, características dessas duas cores.
Simbolizada pelos elementos terra e fogo, apesar de não estar ligada a nenhuma área da vida, a cor estimula o diálogo, os relacionamentos e a comunicação. Em excesso, pode provocar estados de rebeldia.

 

Violeta

A cor violeta, assim como os tons de roxo e lilás, é considerada como a cor da espiritualidade, mesmo não sendo a cor que representa essa área da vida.
O lilás é utilizado para facilitar estados de meditação, calma e relaxamento, além, é claro, de expandir a fé e a espiritualidade. Em excesso, a cor pode trazer ansiedade e depressão.

 

Rosa

A cor rosa é a cor do feminino, da mãe e é regido pelo elemento terra. No baguá, o rosa representa a área dos relacionamentos.
Se usado em excesso, entretanto, o rosa pode sugerir infantilidade e ingenuidade.

 

Branco

O branco é a cor da limpeza, da pureza. Simboliza novos começos e novas oportunidades, por isso mesmo é tão usada no ano novo.
Regida pelo elemento metal, a cor branca está presente na área da criatividade. E, apesar de ser considerada uma cor neutra, o branco em excesso pode indicar frieza e vazio.

 

Preto

O preto é uma cor forte e poderosa. Ela representa status, poder e sugere mistério. A cor é simbolizada pelo elemento água e corresponde a área do trabalho dentro do baguá. Dentro de casa deve ser usada em pequenas doses, uma vez que o excesso provoca opressão e depressão.



 

Como usar as cores no feng shui

Sala de estar

A sala de estar é um dos ambientes mais sociais da casa e, por isso, ele precisa ter energia e alegria. Tons de amarelo, vermelho e verde são ótimas pedidas, bem como seus sub tons. A paleta de cores terrosos também são bem vindas. Cuidado apenas com o exagero para não deixar o ambiente caricato demais.
Evite tons de azul, pois a cor acalma e pode deixar suas visitas cansadas e desanimadas.


Cozinha

A cozinha é o ambiente vital da casa, onde os alimentos são preparados. Por conta disso, acaba também sendo um espaço com muita energia e muito fogo, como dizem no feng shui. Sendo assim, evite o vermelho para não sobrecarregar o ambiente. Já cores como o amarelo e laranja, mais calmos, apesar de quentes, são bem vindos.
O verde pode ser usado tranquilamente, mas evite o azul por ser uma cor de água, elemento contrário.


Sala de jantar

A sala de jantar possui as mesmas características da sala de estar. Ou seja, é um ambiente social, mas voltado para o momento das refeições. Por isso, uma boa ideia é usar cores quentes nesse espaço.

Quarto de casal

O quarto de casal precisa ser relaxante, mas ao mesmo tempo romântico e com um toque de excitação. Nesse caso, procure combinar tons calmos, como o verde, a tons mais acolhedores como o rosa e seus diversos subtons.
Tons terrosos são aconchegantes e também podem ser utilizados. Já cores como vermelho e laranja devem ser usados em pouca quantidade e em detalhes pontuais.


Quarto infantil

O quarto infantil durante o dia precisa ser interessante, estimular a criatividade e os estudos. Durante a noite, ao contrário, o quarto infantil deve favorecer o descanso e o relaxamento. Por conta disso, combine tons suaves de amarelo com azul ou laranja com verde.

Banheiro

O banheiro é o ambiente da casa simbolizado pelo elemento água e não teria cor melhor para se encaixar nesse cômodo do que o azul. Os tons de verde também são muito indicados. Mas evite cores quentes e que pertençam ao elemento fogo, como o laranja e vermelho.

Hall de entrada

O hall de entrada precisa ser iluminado, claro e receptivo. Para atingir esse objetivo, prefira cores claras e até mesmo com um leve brilho. Outra boa ideia é verificar em qual área da vida o seu hall está localizado e, assim, utilizar as cores que a representam.

Home office

O home office é um espaço que exigem concentração, mas que também deve favorecer a comunicação e os relacionamentos. Dentro desse objetivo, a cor mais indicada para o home office é o amarelo.
 

  • Procure, além das cores, trazer também objetos que simbolizem os elementos e as cores ali utilizadas.
  • A área da família, por exemplo, pode ser representada por plantas e móveis de madeira que, simbolizam, tanto o elemento madeira, quanto a cor verde.
  • Já no quarto de casal, por exemplo, é interessante representar a área dos relacionamentos por pares de objetos, como duas luminárias, duas estatuetas ou dois quadros.
     

Pronto para começar a aplicar o significado das cores no feng shui aí na sua casa?

Acompanhe nossas publicações no instagram e facebook.

Fonte: decorfacil.com