Blog

Aprenda novas técnicas para pintar as paredes da sua casa

21 DE SETEMBRO DE 2022
Compartilhar


Não é preciso investir em reformas para renovar a sua casa.

 

Às vezes, caprichar na pintura dos cômodos pode ser o suficiente para dar uma cara nova aos ambientes. Isso sem gastar muito ou até mesmo pintando por conta própria.

 

Para inspirá-lo a tentar algo novo em sua casa, separamos algumas dicas de técnicas de pintura de parede que podem fazer toda a diferença na hora de mudar. Confira e escolha aquela que melhor se adapta a sua casa e a sua personalidade.

 

Pintura com esponja

A primeira técnica que vamos mostrar é simples e barata. E também é bastante versátil, podendo dar origem a uma infinidade de padrões de pintura. Para executá-la, além dos materiais tradicionais de pintura, você só vai precisar de uma esponja de cozinha ou de banho.

 

Nesta técnica, a primeira demão de tinta é feita de forma tradicional, com rolo e pincel. Já na segunda, é preciso utilizar a esponja para criar novas formas e padrões de pintura. Fique atento ao tipo de esponja que escolher, pois é ela dará origem ao efeito definitivo.

 

Ranhuras nas paredes

Um pouco mais trabalhosa que a anterior, a técnica conhecida como grafiato imprime o efeito de ranhuras irregulares verticais nas paredes. É uma forma de pintura bastante utilizada e que fica bem em praticamente todos os cômodos.

 

A pintura em grafiato é feita com uma massa específica, que deve ser aplicada com uma desempenadeira. E as ranhuras são criadas com uma risca fácil, utilizado no sentido vertical da parede.

 

 Desenhos com moldes

Uma parede bem diferente, com personalidade própria pode ser obtida com o uso de um estêncil. Trata-se de molde vazado, que forma desenhos decorativos ao longo da parede.

 

Nesta técnica aplica-se uma primeira demão como base, e os desenhos, em uma segunda cor, são aplicados com o estêncil. Os moldes podem ser adquiridos em lojas de tintas. Na internet também é possível encontrar diversas opções para garantir inspiração.

 

Parede escovada

Utilizando uma escova ou mesmo uma vassoura é possível alcançar um belo efeito de parede escovada em sua casa. E para quem tem alguma experiência, esta pintura pode ser feita sem a ajuda de profissionais.

 

A técnica consiste em pintar a parede da forma tradicional em uma primeira demão. Na segunda, antes da tinta secar, é preciso passar a escova ou vassoura para aplicar o efeito desejado.

 

Efeito degradê

Esta técnica permite obter diferentes efeitos na sua parede. Porém, é um pouco mais complexa e o ideal é contar com bons profissionais para executá-la.

 

O degradê precisa ser preparado a partir da diluição da tinta em diferentes tons. Esta composição é a base da técnica. O efeito vai depender ainda da forma em que os tons são aplicados à parede. É um pouco mais trabalhosa, mas o efeito é surpreendente.

 

Inovar nas técnicas de pintura das paredes é uma forma simples e barata de renovar os ambientes da sua casa. Depende da sua criatividade e de um pouco de habilidade.

 

Fonte: Casashow